Nice Content News

Você fez a reforma da sua casa, pintou o seu quarto e sobrou tinta? É crucial saber como guardar as sobras para usar em outras oportunidades. A validade das tintas permite que você possa utilizar o que sobrou depois de um tempo. Basta que se faça o armazenamento correto para manter a vida útil da tinta e ela poderá ser usada no futuro.

Saber como guardar tinta não é tão complicado. Independente de ser tinta fosca, semibrilho ou acetinada, o mais importante é armazenar o produto da forma correta para impedir que a tinta seja danificada. Além de facilitar o processo em novas pinturas, já que você terá tinta à sua disposição, também há a garantia de economia, já que não será necessário comprar toda a tinta para fazer a próxima pintura.

O que este artigo aborda:

Como guardar as sobras de tinta?
Como guardar as sobras de tinta?
Pin It

Onde guardar latas de tinta que já foram abertas?

Fizemos uma lista com várias dicas para te ajudar a armazenar sobras de tinta da forma correta. Confira abaixo:

Não dilua toda a tinta da lata de uma vez

Após ser diluída em água ou solvente, a tinta não pode ser armazenada, já que isso a leva a perder suas propriedades. As tintas diluídas podem apresentar mau cheiro, fungos e até apodrecer. Portanto, faça o descarte correto do material e não o armazene em casa.

Então, a dica é nunca diluir toda a tinta da lata de uma vez. Dilua-a pouco a pouco em sua pintura, conforme a sua necessidade, para evitar desperdícios. Assim, você terá mais sobra de tintas de qualidade para usar nas próximas pinturas.

Limpe a borda da lata

A maior parte das tintas disponíveis no mercado possuem sistema de fechamento na lata para permitir a reutilização. Depois de separar a tinta que sobrou, você deve limpar bem a borda da lata para garantir a vedação completa do pote após o fechamento.

Em tintas acrílicas, à base de água ou látex, a borda deve ser limpa com água, já em latas de tinta a óleo, verniz e esmalte sintético, a limpeza deve ser efetuada com solvente. Nesse processo, limpe todo o resíduo de tinta da borda da lata. Depois, feche a tampa e verifique a vedação para evitar vazamentos e a entrada de ar.

Armazene a tinta em local arejado e seco

As sobras de tinta não devem ser armazenadas em lugares úmidos ou em que sofram exposição ao sol. Então, a dica é armazenar a tinta em locais como garagens ou depósitos, que tenham janelas ou basculantes. Essas áreas são arejadas e secas e são ótimas opções para guardar as latas que sobraram. 

Guarde as latas de cabeça para baixo

Outra boa dica é guardar as latas de cabeça para baixo. Isso faz com que haja uma entrada de oxigênio menor na lata e cria uma película no fundo do recipiente. Dessa forma, quando você vira a lata, a tinta estará pronta para uso.

Pincéis, trinchas e rolos também devem ser limpos

Pincéis, trinchas e rolos também devem ser limpos antes de serem armazenados. Para isso, retire o excesso de tinta com um pedaço de jornal e, depois, limpe a tinta com água ou solvente, dependendo do tipo de tinta.

Como fazer o descarte de tintas vencidas ou mal conservadas?

Se você não conseguiu conservar bem as tintas ou a tinta já passou da validade, é importante procurar o jeito certo de fazer o descarte delas. Afinal, o descarte incorreto das tintas pode contaminar a terra, a água e trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.

Então, verifique quais empresas na sua cidade fazem a coleta de tintas vencidas para fazer o descarte correto do material. E as latas vazias podem ser descartadas em centros de reciclagem.

Uma última dica: doe! Se você não tem previsão de usar as tintas ou elas já estão perto de vencer, faça a doação delas para ONGs, escolas, associações comunitárias ou mesmo para vizinhos e amigos que estejam precisando.

Agora você já sabe como armazenar as sobras de tinta e terá muito mais facilidade para garantir economia e reaproveitar o material. Já viu que não é difícil, não é? Então, fique atento, siga as nossas sugestões e evite o desperdício de tintas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse