Nice Content News

Ainda que você não seja um profissional que necessite de uma escada frequentemente, obter uma escada em casa pode ajudar em diversas tarefas, desde trocar a lâmpada até limpar uma janela, ter acesso a parte mais alta do guarda roupa e até mesmo auxiliar na pintura de paredes. As escadas que vamos mostrar aqui servem tanto para uso profissional quanto para uso doméstico.

O que este artigo aborda:

Escada portátil de madeira
Escada portátil de madeira
Pin It

5 tipos de escadas portáteis

Abaixo, veja 5 tipos de escadas portáteis para ter em casa.

1. Banco Escada

Esse é um tipo de escada bastante comum, com muita serventia na rotina residencial. Isso pois ela alcança um nível mais alto de armários, auxiliando na troca de lâmpadas com mais tranquilidade e ainda ajuda em outros quesitos rotineiros de uma residência.

Obter uma escada desse modelo em casa quebra o galho para necessidades do dia a dia que exigem somente alguns centímetros a mais de altura para que consigam ser feitas. Normalmente, essa escada te oferece a possibilidade de acessar de 30 a 60 cm a mais de altura. 

Ademais, esse modelo de escada portátil é leve e fácil de ser carregada. Por fim, esse tipo de escada ainda é bastante útil como assento extra para diferenciadas circunstâncias e necessidades.

2. Escada articulada 

A escada articulada, ou também conhecida como escada em “A” possui uma abertura central, com degraus em ambos os lados. Ela permite alcançar níveis de alturas maiores e tem diferentes possibilidades quanto à quantidade de degraus. Esse é um dos tipos de escadas mais utilizados por pintores e eletricistas, por exemplo, por proporcionarem um determinado conforto para o trabalho a alturas medianas. 

De preferência, deve ter travas de segurança, para proporcionar mais segurança a quem usa, garantindo estabilidade. Se você trabalhar com isso, não se esqueça também de procurar por escadas que ofereçam acessórios como ganchos, que proporcionam o apoio de materiais como pincéis e tintas.

3. Escada doméstica

A escada doméstica é parecida com a escada articulada. A diferença é que esse tipo de escada possui degraus somente em um dos lados, sendo a outra utilizada somente como apoio para a abertura da escada. Esse modelo é mais utilizado em ambientes domésticos e, normalmente, chega a alturas menores.

4. Escada profissional extensiva

Como indica o próprio nome, se trata de uma escada que aumenta seu tamanho original para um bem maior. É bastante utilizada por profissionais e, mesmo sendo mais difícil de ser carregada por seu peso e tamanho, está entre os modelos de escada portátil mais utilizados por eletricista, pintores, profissionais de hidráulica e diversos outros.

Geralmente é fabricada de madeira ou alumínio e possibilita o ajuste conforme a necessidade de cada profissional e cada serviço.

Mas, a mais usada é a escada de fibra de 7 metros. Além disso, é possível ter ganchos de segurança em sua ponta.

5. Escada telescópica

Como falado anteriormente, a cada extensível é mais difícil de ser carregada. Por esse motivo, vários profissionais já estão escolhendo pelo modelo de escada portátil conhecida como escada telescópica. Ela é feita de tal maneira que cada degrau é ajustável, então, todos podem ser juntados para reduzir o tamanho e espaço preciso para transporte da escada.

Fique atento à carga e à altura necessária

Anteriormente, apresentamos os principais modelos de escada portátil tanto para profissional quanto para uso doméstico. No entanto, além do tipo de escada, outros quesitos devem ser analisados na escolha ideal para cada necessidade. Principalmente, fatores com relação à segurança de uso. É essencial garantir a avaliação das características que essa escada possui para verificar e garantir a segurança necessária.

Por exemplo, determinar a altura necessária para a escada é essencial, afinal de contas, fazer emendas de escadas é algo bastante perigoso, seja para profissionais ou para uso doméstico. Portanto, é necessário assegurar que a escada optada possua a altura necessária para realizar seus afazeres.

Se você atua em projetos em diferentes modelos de casa, com pé direito variável, por exemplo, o modelo de escada extensível ou telescópica provavelmente será a melhor solução. Além da altura, outro ponto de segurança a ser analisado é o peso que a escada suporta. Escadas com a mesma quantidade de degraus podem ter limitações de pesos diferentes, portanto, antes de adquirir uma, verifique essas informações.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de sempre utilizar os equipamentos de segurança, conhecidos como EPIs como capacete de segurança e cinto.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse