Nice Content News

Morar de aluguel é a realidade de muitos brasileiros e também o motivo pelo qual milhares de pessoas desejam realizar a  compra de imóvel e conquistar o sonho da casa própria. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e a startup QuintoAndar, atualmente, os brasileiros valorizam mais a casa própria do que a estabilidade financeira, filhos e assuntos relacionados à religião. 

O que este artigo aborda:

Casa própria mobilhada
Casa própria mobilhada
Pin It

Brasileiros sonham com a casa própria

Em outubro de 2021, o Censo QuintoAndar ouviu 3.186 pessoas com idades a partir de 21 anos em diferentes regiões do país. Entre os entrevistados com idades entre 21 e 24 anos, 91% afirmou o desejo de adquirir um imóvel próprio. Sob a ótica global dos entrevistados, 87% sinalizou o sonho de ter uma casa própria.

Entre os dados interessantes está o fato de que atualmente, os brasileiros colocam em primeiro lugar a compra e quitação de um imóvel, à frente de questões como casamento, filhos e religião. 

A pandemia contribuiu para esse movimento de transformação no que diz respeito à relação entre as pessoas e suas casas. A mudança de hábitos e a evolução do trabalho remoto são razões fortes para que os brasileiros estejam valorizando e investindo cada vez mais em suas moradias. 

A Covid-19 e a necessidade de isolamento fizeram surgir novas necessidades relacionadas ao espaço em que as pessoas habitam. Segurança e um espaço maior estão entre os aspectos mais valorizados quando o assunto é moradia.  

As mudanças no mundo e as oportunidades no mercado imobiliário apontam para um momento favorável para quem deseja sair do aluguel e conquistar a casa própria. A seguir, destacamos as principais vantagens de investir na compra do seu imóvel.

Vantagens de investir na casa própria

A escolha entre casa e apartamento depende do perfil e interesse do comprador. Independentemente da sua escolha, as vantagens experimentadas por quem opta pela compra de um imóvel próprio são inúmeras. Confira as principais a seguir:

Segurança

Quem mora de aluguel está vinculado a um contrato e ao proprietário do imóvel. Se ele solicitar a devolução do imóvel, você precisa começar a procurar um local novo e realizar uma mudança. Isso pode gerar uma sensação de insegurança e imprevisibilidade. Com um imóvel próprio você tem mais segurança e a certeza de que não estará atrelado às necessidades e interesses de um locador. 

Liberdade

Além da segurança, ter uma casa própria é sinônimo de liberdade. Com o seu imóvel você pode fazer o que quiser sem a necessidade de seguir as regras de um contrato de locação e consultar o proprietário sempre que quiser realizar alguma mudança no imóvel. 

Personalidade

Outro benefício é a possibilidade de personalização. Além da liberdade de realizar reformas, você tem a possibilidade de deixar o ambiente mais parecido com você, seus gostos, interesses e personalidade. Geralmente, em um imóvel alugado, não vale a pena investir nisso, pois o imóvel será devolvido em algum momento. 

Oportunidades de mercado

Atualmente,  o mercado imobiliário está com excelentes oportunidades de negócio para quem está buscando uma casa própria. As vantagens podem ser aproveitadas tanto por quem vai comprar à vista quanto por quem pretende realizar um financiamento imobiliário. 

Qualidade de vida

Conquistar o sonho de ter um imóvel próprio é sinônimo de qualidade de vida. A sua casa própria vai oportunizar a melhora na convivência com a família e uma nova visão sobre moradia. 

Futuro

Por fim, uma das principais vantagens da casa própria é que ela prepara você e sua família para o futuro. Comprar um imóvel é uma maneira de começar a construir um futuro mais seguro. A sua casa será o lugar onde a família vai construir suas memórias e também uma referência de segurança para todos.

Conclusão

Se você está pensando em adquirir um imóvel para a sua família, esse é o momento certo para começar a aprofundar suas pesquisas sobre o assunto. 

Para começar, entenda as suas expectativas e objetivos a médio e longo prazo, avalie o mercado e o orçamento familiar. A partir daí, busque as opções de financiamento imobiliário que melhor atendam às suas necessidades. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse