Nice Content News

Com a chegada do período de férias, entre os meses de junho e julho, muitas famílias decidem aproveitar o tempo de descanso fazendo aquela viagem tão desejada. E viajar com as crianças pode ser uma verdadeira aventura.

Seja para passar um final de semana em um resort no Rio de Janeiro ou visitar os parentes no interior, o fato é que para viajar com segurança e tranquilidade é preciso ter organização, planejamento e, é claro, um pouco de paciência.

Isso inclui desde a separação de documentos até a escolha do destino da viagem, afinal de contas, lá deve ser um ambiente em que os pequenos possam se divertir à vontade e com o mínimo de riscos possível.

O que este artigo aborda:

Tudo o que você deve saber antes de viajar com as crianças
Tudo o que você deve saber antes de viajar com as crianças
Pin It

Como organizar uma viagem com as crianças?

À primeira vista, pensar em uma viagem com as crianças pode parecer algo extremamente complicado, mas, na verdade, não é.

O que faz esse momento ser difícil está muito mais ligado aos imprevistos aos quais todos nós estamos sujeitos, mas que, na maioria das vezes, podem ser inibidos ou reduzidos.

A resposta está na organização da viagem. O destino, o transporte, o tipo de hospedagem, o clima local, a alimentação, as roupas e calçados, os brinquedos e brincadeiras, a documentação, o kit de primeiros socorros e remédios… Tudo isso pode e deve ser pensado antes mesmo de colocar o pé na estrada.

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que estamos falando de crianças, pequenos seres que precisam de doses extras de carinho e compreensão, especialmente quando precisam ficar por horas sentadas e quietas – seja no carro, no ônibus ou no avião.

Confira a documentação

Para viajar, você precisa estar com algum tipo de documento em mãos, o que não vai ser diferente caso viaje com alguma criança.

Lembre-se de levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento do menor, bem como documento que comprove parentesco direto com os pais.

Separe um kit de primeiros socorros e remédios

Essa dica é válida para todo mundo, mas em se tratando do público infantil, todo cuidado é pouco.

Separe um kit de primeiros socorros com curativo, esparadrapo, gaze, termômetro, soro fisiológico, bem como com alguns medicamentos emergenciais (anti-histamínico, antitérmico, analgésico e anti-inflamatório).

Veja se o destino é ideal para crianças

Outro detalhe que precisa ser considerado é se o destino escolhido é, de fato, ideal para as crianças. Não adianta querer fazer turismo histórico ou trilhas em áreas de mata, por exemplo, com crianças pequenas.

Por isso, é importantíssimo ver se o lugar para onde vocês vão é ou não válido para tal viagem.

Verifique a previsão do tempo

Imagina viajar para um lugar com praia exatamente num final de semana chuvoso? Verificar a previsão do tempo é algo indispensável quando se pretende viajar para evitar essas e outras situações desagradáveis, além de te dar sugestões do que levar na mala.

Procure por atividades para os pequenos

Pode ser que a hospedagem em si não seja tão atraente para as crianças, mas o destino pode ter atividades voltadas para os pequenos.

Por isso, faça uma pesquisa antes de embarcar e veja as opções, considerando sempre a idade da criança. Parques aquáticos e de diversões são alguns exemplos.

Drible os imprevistos

Insolação por ficar o dia inteiro na praia ou piscina? Coceiras causadas por picadas de mosquitos? Emergência médica? Todos esses imprevistos podem acontecer, mas você deve driblá-los ao máximo. Protetor solar e repelente são itens elementares na sua mala.

Observe também os locais mais próximos de atendimento médico.

Tenha paciência

Por último, mas não menos importante, tenha paciência. Cada criança tem seu próprio ritmo e isso deve ser respeitado.

A depender da idade em questão, vale a pena apelar para o diálogo para gerar um melhor entendimento entre as partes, caso algo esteja lhe aborrecendo.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas para viajar com as crianças, veja o vídeo do canal Embarcar.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse