Nice Content News

É só a temperatura começar a esquentar e os dias de sol ficarem mais firmes que já começamos a pensar em destinos para refrescar o corpo e a alma.

Se você mora em Minas Gerais, ou estados próximos, vai gostar de conhecer a nossa seleção de 5 cidades com cachoeiras em Minas Gerais para aproveitar um verão revigorante.

O que este artigo aborda:

5 cidades com cachoeiras em Minas Gerais
5 cidades com cachoeiras em Minas Gerais
Pin It

1. Ibitipoca

A cidade de Conceição do Ibitipoca, carinhosamente chamada apenas por esse último nome, é nacionalmente famosa por abrigar o Parque Estadual do Ibitipoca e uma cachoeira conhecida como “Janela do Céu”, onde os visitantes, depois de percorrer uma trilha de 16km de extensão com média dificuldade, chegarão num riacho de cor caramelo, emoldurado por árvores nas suas duas laterais e que funciona como um mirante, com vista para as montanhas da região. É surrealmente lindo!

Mas você não tem disposição para percorrer uma trilha tão longa, o Parque Nacional do Ibitipoca reserva ainda outros dois percursos: Circuito das Águas, que é o mais curtinho, com apenas 5 km de extensão, e o Circuito do Pico do Pião, com 11 km. Todos eles passam por riachos e quedas d’água que são próprias para banho, além de mirantes que permitirão a apreciação da paisagem. 

A cidade tem outros atrativos além do parque, como a super charmosa Vila de Ibitipoca, com construções rústicas e coloridas, cervejaria artesanal, infraestrutura gastronômica de bares e restaurantes e outros passeios como o de 4×4 que leva a parte baixa da Janela do Céu, onde você tem a possibilidade de ver a queda propriamente dita. 

2. São Thomé das Letras

Se você é uma pessoa mística e gosta de esoterismo vale a pena considerar uma viagem a São Thomé das Letras

A cidade é um paraíso para quem quer mesclar uma viagem mais “mística” com muita natureza e embaladas ao som de reggae do cantor Ventania, que vira e mexe faz show pela cidade. 

A Cachoeira da Eubiose e a Cachoeira da Lua precisam fazer parte do seu roteiro. Já na Ladeira do amendoim você ficará em dúvida se o seu carro está subindo ou andando de ré. O Vale das Borboletas é uma das cachoeiras mais lindas de São Thomé. 

Passeie no centrinho para conhecer a Praça Barão de Alfenas e a Igreja Matriz. 

Feche seu roteiro com um pôr do sol na Pirâmide, uma casa de pedra com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira. 

3. Aiuruoca

Outra cidade de nome indígena e recheada de cachoeiras é Aiuruoca. Localizada no Sul de Minas Gerais, próximo da divisa com o Rio de Janeiro, a cidade ainda está despontando para o turismo, o que significa ter uma viagem tranquila e sem aglomerações. 

A cachoeira mais famosa, cartão postal da cidade, chama-se Cachoeira dos Garcias, onde uma queda de 30 metros de altura desce até um poço largo e fundo, ideal para um banho. 

Outras cachoeiras famosas da região são: a Cachoeira do Batuque, a Cachoeira do Deus me Livre, o Poço Joaquim Bernardo, a Cachoeira das Fadas no Vale do Matutu, e muitas outras. 

4. Carrancas

Uma cidade voltada para o ecoturismo e para o turismo de aventura. Por lá você vai encontrar, além de cachoeiras, muitos poços, grutas, serras e trilhas para trekking. 

As cachoeiras em Carrancas são divididas em complexos. Dentre os mais famosos estão o Complexo da Fumaça, Complexo da Zilda, Complexo da Toca, Complexo da Ponte e o mais novo Parque Serra do Moleque.

A cachoeira que é o cartão postal da cidade Chama-se Cachoeira da Fumaça, que fica no complexo de mesmo nome, mas outras quedas aclamadas são a Cachoeira da Esmeralda, o Poço do Coração e Poço do Coraçãozinho, a Cachoeira da Zilda (ou Cascata da Zilda) e a Racha da Zilda.

5. Alto Caparaó

Na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, uma visita até Alto Caparaó é uma oportunidade de transitar entre os dois estados. 

É lá que fica o terceiro pico mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Essa não é uma trilha fácil, recomendada apenas para os trilheiros mais experientes, já que envolve um pernoite na montanha.

Mas, mesmo que você não suba até o Pico da Bandeira, ainda há muito o que aproveitar em Alto Caparaó. Uma das cachoeiras que ficou famosa recentemente nas redes sociais foi o Vale Encantado, onde se observa uma sequência de quedas d’águas com poços para banho de águas cristalinas que variam entre o verde água e o azul piscina. É deslumbrante!

Outras cachoeiras que podem fazer parte da visita são:  a Cachoeira das Andorinhas, o Parque Hidrolândia, a Cachoeira do Segredo e o Poço do Egito.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de cidades com cachoeiras em Minas Gerais, veja o vídeo do canal O Mundo do Curioso.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse