Nice Content News

Morar ou ter uma casa próxima à praia para visitar é o sonho de muita gente. No entanto, algo que não contam é que a maresia constante, dia após dia, pode estragar móveis, objetos, estruturas da sua casa e até o seu carro. 

Ao mobiliar uma casa no litoral, é essencial escolher bem os móveis de cozinha, da sala e, especialmente das áreas externas, como a varanda. Mas, antes de te darmos dicas para fazer isso, vamos explicar porque a maresia pode ser tão prejudicial para as coisas.

O que este artigo aborda:

Quarto de uma casa de praia
Quarto de uma casa de praia
Pin It

Por que os móveis estragam?

A maresia é uma névoa de umidade que sobe quando as ondas arrebentam na praia. Apesar de ser até gostosa de sentir quando a gente vai passear na orla, essas gotículas suspensas carregam um pouco de tudo o que tem no mar, especialmente sais.

Esses sais, em contato com o oxigênio do ar, age sobre os objetos e pode fazer com que eles enferrujem, desbotem ou acabem corroídos com o tempo. A própria umidade da água também pode deteriorar os móveis, causando problemas como o mofo. Para completar, o sol age potencializando tudo.

E o problema não pára por aí. A maresia também carrega sujeira e um pouco da matéria orgânica do próprio oceano. Visto que nossos mares estão cada vez mais poluídos, essa névoa pode carregar cada vez mais impurezas. Esses elementos também podem danificar os objetos, além de criarem uma crosta difícil de ser removida se estiver acumulada.

O que fazer?

Como não é possível acabar com a maresia, não existe uma solução que funcione 100% para acabar com o problema. Mas, tomando alguns cuidados, é possível aumentar a vida útil dos seus móveis e outros objetos da sua casa de praia. Fizemos uma lista com dicas valiosas.

Escolha os materiais certos

O primeiro cuidado está na escolha de tudo o que você coloca na sua casa. Os metais, como o ferro, devem ser evitados. Eles podem ser trocados por outros materiais similares, como o inox ou o aço galvanizado, que enferrujam menos. Isso vale até para os detalhes, como parafusos e dobradiças.

Para os móveis e até alguns elementos da casa, a madeira é um dos materiais mais indicados e por isso é tão presente nas casas de praia. O ideal é que esses objetos contenham furos ou ripas, que ajudam a evitar o acúmulo de umidade.

Higienize com frequência

Outro cuidado essencial para conservar tudo na sua casa de praia, é limpar as superfícies com água e sabão neutro e, em seguida, secar bem. Isso retira os sais e impurezas dos seus objetos e também evita a ação da umidade que, somada ao calor, cria condições ideais para a proliferação de vários micro-organismos.

O ideal é que essa limpeza seja feita, pelo menos, uma vez por semana, ou seja, deixar a casa de praia fechada por meses, não é uma boa ideia. Além de diminuir a ação da maresia nos pertences, o hábito facilita a higiene, já que o acúmulo desses materiais pode fazer com que seja mais difícil removê-los.

Garanta proteção extra

Algumas substâncias, aplicadas após a limpeza, podem reforçar a proteção contra a maresia. É interessante envernizar tudo o que você tem em madeira, pois o tratamento aumenta a durabilidade.

O óleo de peroba na madeira também pode ajudar na sua conservação. Outra dica é aplicar vaselina em superfícies, como as de inox, pois o produto forma uma camada protetiva que também minimiza os efeitos da maresia.

Os eletrodomésticos também podem ser protegidos, guardados dentro dos armários ou com capas de tecido impermeáveis. Mesmo assim, é bom que sejam higienizados com alguma regularidade e não fiquem muito tempo sem uso, pois a não utilização também pode danificá-los.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse