Nice Content News

A alimentação saudável é indispensável para ter boas noites de sono, ter mais disposição e, principalmente, evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas no coração. No entanto, o que muitos desconhecem são os benefícios do limão — se você é fã de suco de limão natural, vai adorar saber mais sobre o assunto.

Mesmo que você não seja um adorador nato dessa fruta, é importante ter ciência das vantagens que o seu organismo terá ao incluí-la na sua dieta. 

A seguir, separamos as principais vantagens do limão que você precisa conhecer. Confira!

O que este artigo aborda:

Três limões
Três limões
Pin It

1. Melhora a digestão

O limão contém pectina, uma fibra solúvel que ajuda a retardar a digestão de amidos e açúcares, auxiliando, assim, no bom funcionamento do intestino. Além disso, o suco natural de limão estimula a bile (substância produzida pelo fígado responsável pela digestão de gorduras) e a produção de enzimas digestivas. Isso significa que, após as refeições, um suco natural de limão é muito bem-vindo.

2. Previne derrames

De acordo com dados da ABNeuro, a proporção de jovens que morrem de AVC no Brasil aumentou em 2021. Claro que muitos fatores contribuem para o desenvolvimento de um AVC, mas você sabia que o limão ajuda a prevenir esse problema seríssimo de saúde?

Um estudo foi realizado com cerca de 69 mil mulheres. Nele, foi relatado que aquelas que tinham em sua dieta um consumo maior de frutas cítricas, como o limão, eram menos propensas a desenvolver um derrame isquêmico — que é quando há um bloqueio no fluxo de sangue para o cérebro devido a um coágulo sanguíneo.

3. Aumenta a imunidade

O sistema imunológico é beneficiado com o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como é o caso do limão. Por meio dessa vitamina, é possível se prevenir de algumas doenças, como gripes e resfriados — ainda, caso venha a se contagiar com algum vírus desse tipo de doença, a tendência é que o organismo se recupere mais rápido.

Esse nutriente presente no limão protege as células de eventuais danos causados pelos radicais livres. Além disso, a produção de glóbulos brancos aumenta, o que é algo bastante positivo, pois eles são responsáveis por combater estruturas estranhas e micro-organismos em nosso corpo.

O consumo de vitamina C é extremamente importante porque o nosso organismo não consegue armazená-la, por isso, é necessário repor esse nutriente.

4. Reduz riscos de doenças cardiovasculares

Quando placas de gordura se formam nas artérias, os riscos de desenvolvimento de uma doença cardiovascular aumentam. O papel do limão é prevenir a formação dessas placas, melhorando a elasticidade das artérias, fazendo com que elas trabalhem melhor.

Além de usar o suco natural do limão, você pode usar essa fruta para temperar saladas, por exemplo, e aumentar o consumo dela.

5. Faz bem para a pele

Jovem para sempre ninguém ficará, infelizmente. No entanto, manter a sua pele saudável é fundamental para melhorar a sua autoestima e não se frustrar quando as rugas e marcas de expressões começarem a aparecer com o tempo.

A vitamina C, presente no limão, é um antioxidante que faz com que os radicais livres sejam neutralizados, retardando o envelhecimento precoce da pele e reduzindo os danos celulares.

Além disso, o limão estimula a produção de colágeno, que nada mais é que uma proteína estrutural da pele, com o objetivo de proporcionar mais elasticidade e firmeza a ela.

Pode confessar: você não fazia ideia de tantos benefícios que o limão oferece para a saúde, certo? Agora que você já conhece os principais deles, aproveite para ir ao supermercado ou à feira e incluir na sua lista de compras essa fruta tão importante para a sua alimentação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse