Nice Content News

O mundo digital tem mudado consideravelmente as relações pessoais e empresariais. No mundo corporativo, por exemplo, as empresas estão adotando cada vez mais uma cultura digital para se modernizarem, principalmente depois da pandemia de Covid-19, em que o mundo parou para conter o novo coronavírus, se tornando cada vez mais digital. Mais lojas passaram a estar presentes na internet, mais empresas adotaram o regime home office de trabalho e mais pessoas começaram a integrar esse universo.

Perde a empresa que deixa de lado a transformação digital. Na realidade, a tecnologia vem apenas para agregar e trazer mais ferramentas para ajudar na organização de processos, análises e, também, para estratégias de negócio. 

O que este artigo aborda:

Industria 4.0 e a transformação digital
Industria 4.0 e a transformação digital
Pin It

Por que apostar na transformação digital?

O mundo está mudando, e, hoje, é quase impossível encontrar com uma pessoa que não tenha um aparelho celular ou um dispositivo com acesso à internet. Se considerarmos que a geração Z, que nasceu nos anos 2000, já está alcançando a maioridade, a necessidade se torna ainda maior.

Os jovens com mais de 18 anos consomem muito conteúdo online e, sem dúvidas, preferem pesquisar por produtos e lojas digitais antes de pisar em uma loja física. Os millennials (nascidos entre 1980 e 1996), também chamados de “jovens adultos”, já traziam esse padrão de comportamento: primeiro, o digital; depois, o físico. Um público tão grande que já está apto a consumir por conta própria deve ser levado em consideração.

A transformação digital também se justifica em questões mais práticas do negócio: a tecnologia pode fazer com que você poupe muitos recursos, pois é capaz de automatizar diversos processos e trazer análises precisas para criar novas estratégias.

Desta maneira, você consegue encantar os clientes – e a satisfação do cliente é central para manter qualquer negócio de pé. Quando você investe na modernização do setor de vendas, de marketing e de finanças, o seu relacionamento com o seu público-alvo se potencializa.

Ou seja, se você pretende ampliar o seu negócio, urge a necessidade de se fazer presente digitalmente. 

Como aderir à transformação digital?

Chamada também de “Quarta Revolução Industrial”, a transformação digital tem o propósito de otimizar processos, melhorar a organização interna das empresas, estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes e seu público-alvo, além de se mostrar mais competitiva no ramo de atuação. 

Outro ponto importante que é necessário frisar é que a transformação digital tem que vir com inovação. Isso significa que a sua empresa precisará rever a filosofia e as políticas internas para compreender como é possível alcançar os objetivos traçados acima e inovar.

Por inovação, entende-se a atualização de equipamentos e sistemas utilizados no negócio, aprimoramento das técnicas e estratégias de marketing e alcance dos clientes, além, é claro, de rever a cultura interna para com seus funcionários.

Para focar na inovação e na transformação digital, você precisa ter como pilares os seguintes tópicos:

Consumidores

De nada adianta a sua empresa investir muito em tecnologia se não procurar investir nos setores que impactam diretamente a relação com os consumidores. Os anseios, os desejos e as frustrações e o feedback dos clientes devem ser colocados no centro das ações da empresa.

Desta maneira, você consegue compreender quem é e o que quer o seu cliente. As ações começam a se aperfeiçoar, e você constrói um relacionamento com os consumidores.

Data-driven

Ser data-driven é ser guiado por dados. Quando a empresa é capaz de coletar dados, ela é capaz de gerar mais riquezas. Afinal, são os dados que mostram quais são os produtos mais vendidos, quais são as ações mais efetivas, quais são os canais que os clientes mais acessam, etc.

A transformação digital, nesse sentido, leva a um maior investimento em tecnologia para ter recursos capazes de armazenar, organizar, processar e interpretar os dados coletados, com profissionais de ponta.

Valor ao negócio e aos clientes

Os seus produtos ou serviços, feitos com foco nos clientes, devem ser a solução para uma dor dos consumidores. Com isso, você agrega valor ao seu negócio e, consequentemente, aos seus clientes também.

Inovação

Como já adiantado anteriormente, a inovação é crucial para que a transformação digital do seu negócio aconteça. Ela é, também, um dos pilares para você ter em mente na hora de planejar todos os pontos da transformação.

Faça experimentos com base em dados (data-driven), faça pesquisas com os seus consumidores e acompanhe-os continuamente, por meio de ações mais próximas; invista em equipamentos de tecnologia para economizar tempo e dinheiro com manutenções e, ainda, poder se reunir com clientes de todo o mundo, via meetings digitais – por meio de monitores, celulares e tablets, você poderá encontrar com fornecedores e funcionários de qualquer lugar.

Se não sabe exatamente por onde começar, vale a pena estudar sobre frameworks e metodologias ágeis, além do design thinking, para desenvolver soluções e ações inovadoras para o seu negócio.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse