Nice Content News

Saiba que a endometriose é uma das doenças que mais afetam as mulheres em sua idade reprodutiva, ou seja, após o início da menstruação. Não se sabe qual a origem da doença e também não tem cura, mas existem tratamentos para endometriose e seus efeitos.

Você sabe como descobrir endometriose? É a partir da observação dos sintomas como cólica intensa, dores abdominais, durante as relações sexuais e sangramentos que se pode suspeitar da doença. A partir daí, serão feitos variados exames, incluindo de imagem.

Como é uma doença difícil de diagnosticar, ao detectar os primeiros sinais será preciso investigar com precisão. Somente depois do diagnóstico da endometriose que serão ofertados todos os tratamentos para o alívio dos sintomas.

Em alguns casos, quando a mulher entra na menopausa pode perceber que os sinais vão diminuindo, inclusive, alguns vestígios de focos da doença podem desaparecer. 

Portanto, antes de procurar um tratamento para endometriose é preciso o diagnóstico de qual o tipo de endometriose é o caso da paciente. Depois disso, são orientados os medicamentos e cuidados com o estilo de vida da mulher com endometriose.

O que este artigo aborda:

Quais os melhores tratamentos para endometriose?
Quais os melhores tratamentos para endometriose?
Pin It

Tratamento para endometriose com anticoncepcionais

Todo o tratamento para endometriose deve considerar fatores como idade da mulher, sintomas e gravidade da doença, ou seja, qual o tipo de endometriose detectada no organismo feminino.

Após o diagnóstico de onde se instalam os focos da doença, tratamento com anticoncepcionais podem ajudar a interromper a menstruação e consequentemente diminuir os seus efeitos desconfortáveis.

A terapia com medicamentos hormonais como progestogênios injetáveis e isolados, colocação de DIU e implantes que liberam a progesterona também são opções de tratamentos para aliviar os sintomas da endometriose.

Cirurgia para endometriose

Para o tratamento das lesões da endometriose é indicado a cirurgia de laparoscopia, um procedimento menos invasivo e que apresenta bons resultados nos casos da doença. 

A cirurgia para endometriose busca remover os focos da doença, não somente cauterizando os vestígios, como também, impedindo que eles voltem a inflamar as regiões da pelve novamente.

Para cada caso de paciente é o médico que indica qual o melhor tratamento. Antes de optar pela cirurgia, é preciso levar em consideração onde o foco da doença está instalado e também as necessidades da mulher, como em casos de desejo de engravidar.

Alimentos que aliviam as dores da endometriose

Existem alimentos que ajudam a aliviar as dores da endometriose, porém, não são capazes de eliminar os efeitos da doença. O que ocorre, na verdade, é um alívio dos sintomas como amenização das dores como cólicas.

Um desses alimentos são as frutas cítricas como laranja e limão que são ricas em vitamina A e, com efeito anti-inflamatório. As frutas vermelhas como morango e amoras tem ações antioxidantes que também atuam como anti-inflamatórios naturais. 

Consuma também alimentos ricos em fibras que ajudam nos casos de endometriose no intestino. Tente evitar frituras e alimentos ricos em glúten que possuem um potencial inflamatório para o organismo da mulher com endometriose.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse