Nice Content News

Como diria a famosa música de Tom Jobim, estamos na época de “são as águas de março fechando o verão”. Afinal, quando a estação mais quente chega ao fim, o início do outono traz as características chuvas de março: junto da mudança das folhagens, tardes mais claras e abertas, chegam também os dias mais frios. E com a mudança de temperatura, também há um aumento no número de casos de gripe, resfriados e outras doenças respiratórias.

É geralmente nessa época que os sintomas dessas doenças começam a aparecer com mais frequência: nariz entupido, fadiga, dores de cabeça e no corpo são bem característicos do outono. As crianças, sobretudo as mais novinhas, são as primeiras a apresentar os sintomas da gripe, e acabam mais impactadas por essas condições. 

Assim, para evitar que os pequenos sejam acometidos neste ano, nós do Nice Content News separamos algumas dicas de como prevenir as crianças da gripe. Confira:

O que este artigo aborda:

Criança gripada
Criança gripada
Pin It

O que é e quais os sintomas?

Em linhas gerais, a gripe é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, que faz com que o sistema respiratório do seu portador fique infeccionado e desenvolva uma série de sintomas.

Nas crianças, a gripe se manifesta através de febre, dor de cabeça, dores no corpo, dor de garganta, tosse seca, olhos inflamados, formação de muco e coriza. Em crianças menores de 2 anos, há um risco ainda maior de se desenvolver pneumonia e desidratação – nesses casos, a criança deve ser levada imediatamente para tratamento hospitalar.

Como as crianças contraem a gripe e como evitá-la?

A gripe é transmitida através de secreções – espirros e gotículas de saliva espalhadas pela tosse – da pessoa infectada para o meio em que se encontra. Como as crianças estão em contato próximo umas das outras, principalmente nas escolas, o contágio é facilitado, em especial nos meses de outono e inverno, quando é necessário manter os ambientes fechados para conservar o calor. 

É um fato que, alguma vez na vida, as crianças terão contato com o vírus. Mas há maneiras de evitar a contaminação: o primeiro passo é manter os ambientes arejados, para evitar que as gotículas que contêm os vírus fiquem em suspensão no ar. Em seguida, as crianças devem ser instruídas a lavar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente antes de comerem ou levarem as mãos à boca.

Brinquedos que são partilhados entre crianças devem ser higienizados com álcool ou lavados com água e sabão. Tanto em casa quanto nas escolas, a etiqueta de cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar no antebraço também ajuda no processo.

As roupas também podem transmitir, em menor intensidade, o vírus da gripe. Portanto, se há alguém gripado na casa, o ideal é não sacudir as roupas. Vale destacar que também não é necessária nenhuma lavagem especial: como o vírus é revestido com uma capa lipídica – uma espécie de gordura para enganar o sistema imune –, o simples uso de água e sabão é suficiente para desmanchar essa capa e matar os vírus. Além disso, nenhuma peça de roupa (camisetas, meias, cueca infantil ou calças) precisa ser lavada separadamente das demais.

Uma informação adicional e relevante é que todos devem tomar a vacina de gripe, para evitar o contágio e a transmissão para outras pessoas. O imunizante é indicado para crianças a partir dos seis meses de idade, sendo necessária a reaplicação anual para manutenção da imunidade das crianças.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse