Nice Content News

Com a chegada do verão, muitas pessoas recorrem a estratégias para se manter saudável e manter as energias renovadas a cada dia. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados na alimentação, bem como na proteção contra os raios solares e nos acessórios que garantem a segurança e a saúde durante os dias mais quentes do ano.

No presente artigo, mostraremos algumas dicas importantes para cuidar da sua saúde durante o verão, garantindo que você possa aproveitar seu tempo e relaxar de forma segura e saudável. Acompanhe a seguir:

O que este artigo aborda:

4 Dicas indispensáveis para cuidar da saúde durante o verão
4 Dicas indispensáveis para cuidar da saúde durante o verão
Pin It

Alimentação

A alimentação é fundamental para manter o corpo saudável, independentemente da estação. No entanto, durante o verão, é importante ter o cuidado redobrado para não ingerir alimentos que sejam muito pesados e complicados de digerir. Alguns alimentos comuns que são prejudiciais durante o verão incluem frituras, alimentos picantes, alimentos processados e laticínios. Estes tipos de alimentos aumentam a temperatura corporal, tornando mais difícil a digestão e dando a sensação de mal-estar.

É importante dar preferência para frutas frescas, vegetais, nozes e grãos. Estes alimentos fornecem nutrientes importantes e, no verão, são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ajudam você a se sentir saciado e a evitar o excesso de calorias.

Proteção solar

Outro cuidado importante é com a proteção solar. Para aproveitar o sol ao máximo, você deve usar protetor solar e chapéus para se proteger dos raios UV, pois o sol forte pode ser prejudicial à saúde.

Ao optar por produtos de proteção solar, é importante verificar se o filtro é de amplo espectro – para proteger contra UVA e UVB – e que tenha um fator de proteção solar entre 30 e 50. Para retoques durante o dia, procure protetores faciais resistentes à água. Aplique frequentemente para garantir proteção total. As crianças precisam de um cuidado redobrado, pois sua pele é mais sensível e delicada.

Acessórios

Os acessórios adequados também são fundamentais para garantir o bem-estar durante os dias mais quentes. Roupa leve, camisa proteção UV, boné ou chapéu e óculos de sol são essenciais para evitar dores de cabeça e cansaço durante o dia, principalmente se você ficar exposto ao sol por muitas horas.

E para um ambiente mais agradável, também é recomendado manter a casa bem ventilada. Abra as janelas para circular o ar e invista em ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para garantir que os ambientes fiquem frescos durante os dias mais quentes do ano. De maneira geral, a temperatura ideal deve ficar entre 22 e 24 graus.

Esportes ao ar livre

As pessoas acabam se motivando a praticar algum tipo de esporte durante as estações mais quentes do ano. Porém, é preciso ter cuidado quando o esporte é ao ar livre. Prefira os horários mais cedos pela manhã ou então, durante o final da tarde e à noite. Em ambientes internos, é preciso ficar atento ao aumento da temperatura corporal ao fazer esportes de alto impacto.

De maneira geral, o verão está chegando com tudo e aproveitá-lo da melhor forma depende de alguns cuidados para se manter saudável. Ter uma alimentação saudável, usar protetores solares e adquirir acessórios adequados são fundamentais para se aproveitar a estação e relaxar com segurança. E ao praticar esportes, não esqueça de se manter hidratado para não correr o risco de sofrer com uma desidratação.

Então, não se esqueça de cuidar da sua saúde e usufruir o melhor que o verão pode lhe oferecer, afinal, a vitamina D é importante durante todo o ano. Utilize as dicas acima para ter mais qualidade de vida durante os dias mais quentes do ano.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse