Nice Content News

Nesse artigo você vai entender quais são as etapas de um projeto arquitetônico bem feito, com todas as características que ele deve ter.

É muito comum algumas dúvidas relacionadas ao que analisar e como iniciar um projeto arquitetônico podem surgir.

Sendo assim, iremos apresentar algumas informações relacionadas com as etapas para fazer um projeto arquitetônico bem feito, além de explicar o que é de fato um projeto arquitetônico.

Confira!

O que este artigo aborda:

Criação de um projeto arquitetônico para uma casa
Criação de um projeto arquitetônico para uma casa
Pin It

O que é um projeto arquitetônico?

Um projeto arquitetônico nada mais é que um conjunto tanto de representações gráficas, como também de desenhos técnicos e documentos que tem como principal objetivo a construção de uma obra ou sua reforma.

Sendo assim, os projetos arquitetônicos podem ser divididos em grupos como por exemplo:

  • Comerciais: projetos para clínicas, restaurantes, lojas;
  • Residenciais: para casas e apartamentos;
  • Corporativos ou empresariais: empresas ou escritórios;
  • Institucionais: para obras governamentais, fóruns, museus, escolas e hospitais.

Esse tipo de projeto também faz um trabalho relacionado a tecnologia, com a implementação por exemplo da automação de uma residência.

As informações técnicas principalmente sobre as documentações utilizadas são de extrema importância, mas ainda há as etapas de um projeto arquitetônico, que são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho bem feito.

Etapas de um projeto arquitetônico

Diante da nossa afirmação acima, apresentaremos as sete etapas que devem ser realizadas em um projeto arquitetônico bem feito.

Programa de necessidades

Essa etapa é desenvolvida nas conversas iniciais com o cliente, e também pode ser conhecida como briefing.

Nesse momento o arquiteto precisa reunir o máximo de informações possíveis relacionadas com o objetivo do cliente.

Sendo assim, para que você possa realizar essa etapa de forma adequada é importante você criar um check list que contenham todas as perguntas importantes para você reunir o maior número de dados possível.

Esse é um momento muito importante, uma vez que o relacionamento com clientes é algo que não se aprende na faculdade.

Sendo assim, o arquiteto nessa etapa tem que prestar bastante atenção, além de ser flexível para conseguir atender as necessidades do cliente sem ultrapassar o orçamento.

Visita ao local

Nesta segunda etapa o profissional deverá fazer um levantamento sobre os dados do terreno com o objetivo de identificar se o mesmo estará preparado ou não para receber a obra em questão.

É importante levantar informações como: níveis, topografia, metragem, além de condições ambientais.

Sendo assim, logo nas primeiras visitas é importante que o profissional responsável pelo projeto arquitetônico analise por exemplo a orientação solar com o objetivo proporcionar conforto para o cliente.

Em relação a obras prontas é importante ele avaliar alguns pontos como: as características das ruas, do uso do espaço e também dos arredores da obra.

É relevante avaliar também as características de imóveis vizinhos, assim como o bairro, construções e reformas que estão em andamento nos arredores.

Estudo de viabilidade

Após levantar todas as informações, chegou a hora de fazer o estudo de viabilidade, sendo assim esse estudo analisará se o projeto estará alinhado com o Plano Diretor e o Código de Obras da Cidade.

Sobre o Plano Diretor, ele é um documento que faz a definição do plano de desenvolvimento do município e tem como principal objetivo, orientar tanto a iniciativa privada como o poder público a respeito da construção de espaços rurais e urbanos.

Já o código de obras é um documento que apresenta e faz a determinação das normas técnicas que devem ser apresentadas em todas construções do município em questão.

Ele tem como principal objetivo manter o conforto ambiental, a acessibilidade de pessoas com pouca mobilidade, além de outros fatores que ajudam a proporcionar o bem-estar no ambiente urbano.

Estudo preliminar

Nessa quarta etapa, o profissional irá começar realmente a trabalhar o projeto a partir das demandas do seu cliente.

Durante o estudo é importante que a criatividade do profissional floresça para que ele possa desenvolver os primeiros desenhos.

Desenvolver croquis é uma atividade importante para fazer com que surjam ideias que possam dar início as plantas baixas, ou até mesmo as maquetes 3D.

Anteprojeto

Essa é uma etapa muito importante, pois é nesse momento em que aspectos mais técnicos são definidos para que se garanta um excelente projeto executivo.

É nessa etapa que os profissionais que estão desenvolvendo o projeto arquitetônico começam a pensar em outros projetos complementares, como por exemplo: hidrossanitário, estrutural e também o elétrico.

Esse é o projeto de aprovação que deve ser enviado para a prefeitura do município com o objetivo de que a construção seja autorizada.

Projeto executivo

São um conjunto de documentos e especificações que são necessárias para se dar início às obras, ou seja, são as plantas que auxiliarão no canteiro de obras.

Essas são as etapas que ajudarão na construção de um projeto arquitetônico bem feito, sendo que nenhuma das etapas podem ser puladas e essas são importantes para a realização da obra.

https://youtu.be/riCdgyajX6k

Por fim, se você quer saber mais sobre as etapas de um projeto arquitetônico para a construção de uma casa, veja o vídeo do canal Penna Arquitetura e Urbanismo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse