Nice Content News

O universo do direito conta com diversas áreas e segmentos para atender às mais diferentes demandas da sociedade. No entanto, ainda assim nem todo mundo conhece as principais, o que pode causar dúvidas nos indivíduos, principalmente quando precisam contratar um escritório de advocacia. Portanto, se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja quais são as principais áreas da advocacia e saiba qual advogado online contratar para te ajudar. 

O que este artigo aborda:

Mulher advogada falando no celular de frente a um notebook em seu escritório
Mulher advogada falando no celular de frente a um notebook em seu escritório
Pin It

1. Direito Civil

Essa é a área responsável por defender os interesses individuais relacionados aos bens e propriedades, questões familiares, etc. É uma área com diferentes especializações e o advogado irá lidar com a representação de interesses individuais e particulares. Alguns exemplos são direito contratual, das pessoas, da família, das coisas, dos bens, etc. 

2. Direito Tributário

Aqui, o advogado tributário cuida de normas e princípios relacionados à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores. Inclusive, uma das principais atuações do profissional é defender os contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, de possíveis erros no recolhimento de tributos pela entidade arrecadadora. 

3. Direito Ambiental

O advogado ambiental pode atuar em ONGs e empresas privadas em questões referentes à responsabilidade com o meio ambiente. Nesse sentido, trata de infrações, licenciamento ambiental e outros aspectos da legislação ambiental. Além disso, também pode participar de processos judiciais civis e criminais. 

4. Direito Penal

Também conhecido como advogado criminalista, esse profissional sempre está presente em filmes e séries de TV. Isso porque, ele é aquele que atua na preparação de acusação e defesa em ações relacionadas a crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. 

5. Direito Trabalhista

Essa com certeza é uma das áreas mais movimentadas do Brasil. Aqui, o advogado trabalhista pode atuar na representação de empresas ou pessoas em disputas entre empregado e empregador, assim como questões sindicais e de previdência social. 

6. Direito do Consumidor

Nessa área da advocacia, o profissional pode defender tanto o cidadão em suas relações com fornecedores de bens e serviços quanto os próprios fornecedores. A legislação base para sua atuação é o Código de Defesa do Consumidor. 

Então, agora que você conhece algumas das principais áreas da advocacia e entende um pouco mais sobre cada uma delas, já sabe qual advogado contratar para seu caso. Lembre-se de que existem outras áreas, sendo importante pesquisar para entender qual será o profissional especialista mais adequado para você.

Por fim, se você quer saber mais sobre as principais áreas da advocacia, veja o vídeo do canal Minutos de Direito.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse