sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 23/09/2022 02:17:03
Nice Content News

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa? Como podemos encarar o ponto crucial que uma boa gestão de projetos marca dentro de uma corporação? Quem é o principal responsável por administrar esse tipo de gestão em uma empresa, seja pela pequena, média ou grande?

Essas são dúvidas comuns, principalmente aos líderes de primeira viagem ou assistentes de Recursos Humanos iniciantes. A realidade é que a gestão de projetos é a essencialidade da organização dentro de um grupo empresarial, e isso independe de seu tamanho, como mencionamos um pouco acima: uma empresa micro, pequena, média ou grande precisa desse tipo de organização.

Não é tão simples quanto parece: é necessário alinhar quais são os principais objetivos que a empresa deseja, para que aí sim possa criar um projeto que realmente seja viável em termos de produção e alcance, com auxílio de ferramentas como ERP e HCM. Somente assim haverá um bom equilíbrio entre as partes envolvidas.

Quando um projeto como esses é mal feito, alguém sai mal na história: ou os colaboradores ficam sobrecarregados, ou o líder pode ter imposto metas muito baixas a ponto de ultrapassá-las demais, deixando a imagem de que a organização foi mal feita e poderia ter sido realizada com maior atenção.

Neste conteúdo, separamos informações importantes para que além de saber do que se trata essa organização, também compreenda qual a importância da gestão de projetos para uma empresa. Então, caso queira entender melhor sobre o assunto, convidamos que nos acompanhe até o final da leitura. Vamos lá!

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

O que este artigo aborda:

O que é gestão de projetos?

Afinal, o que é esse tipo de organização? Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa? A gestão de projetos é um tipo de organização que permite que uma empresa trace quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, também são definidas as metas que devem ser batidas nesse meio tempo para que o alcance de determinadas metas venha a acontecer.

A gestão de projetos pode ser unilateral ou centrada, sendo que ambas as possibilidades podem acontecer de forma simultânea: assim, a empresa possui um projeto central que deve ser alcançado, além de diversos pequenos projetos espalhados por cada um dos setores da empresa, em busca dos resultados acordados com antecedência.

A representação do plano empresarial

A gestão de projetos está lembrando alguma coisa da qual você conhece? Caso seja um líder atento, então a resposta (provavelmente) é sim. Dizemos isso porque a gestão de projetos é representada por um documento máximo, o plano empresarial do qual já falamos tanto.

O plano empresarial é um documento que reúne todas essas informações acima citadas. Nele, são definidos os períodos dos quais representarão curto, médio e longo prazo.

Vamos dar um exemplo: é final de dezembro e sua empresa resolve fazer um planejamento empresarial para o ano seguinte. Vocês definiram que o longo prazo é o próximo mês de dezembro, cerca de 12 meses depois. O médio prazo, portanto, marca o meio do ano, 6 meses depois. Enquanto isso, o curto prazo pode ser definido em alguns períodos de 3 meses que reiniciam a cada 90 dias: março, junho, setembro e, finalmente, dezembro.

Muito mais do que produtividade

A gestão de projetos, portanto, estipula quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo que devem ser batidos em cada um desses exemplos acima citados.

Além de objetivos voltados a produtividade, outros podem ser inseridos, como a realização mensal de análises de desempenho, uma melhora significativa do clima organizacional, um número maior de encontros extracampo de trabalho para fortalecer o sentimento de união, a promoção de especializações trimestrais com base nas informações obtidas sobre as análises de desempenho, etc.

Como vemos, a gestão de projetos é muito importante para uma empresa. A mesma deve ser realizada pelo líder do grupo, que pode usar do auxílio do setor de Recursos Humanos não somente para criar esses documentos, como também para administrá-los ao longo do tempo.

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

E qual a importância da gestão de projetos para uma empresa? Acima, nos parágrafos anteriores, já vimos que a gestão de projetos é crucial para o crescimento de uma empresa.

Muito além da produtividade e aumento dos lucros, a gestão de projetos promove uma maior sensação de pertença do colaborador, uma melhora do clima organizacional, um sentimento de união e talentos mais satisfeitos. Leia dois pontos que tornam a gestão de projetos importante:

  • Diminuição da taxa de rotatividade: também conhecida como turnover, é a taxa de entrada e saída de funcionários. Com uma boa gestão, os colaboradores se sentem mais motivados a chegarem aos objetivos sem sair da empresa;
  • Melhora na produtividade: uma boa gestão de projetos estipula objetivos que são alcançáveis, retirando o máximo do talento de seus colaboradores. O aumento da produtividade é algo natural, que aumenta, consequentemente, o lucro da empresa.

Entre vários outros pontos importantes. Agora que já compreende qual a importância da gestão de projetos para uma empresa, sente com seu RH e comece a produzir o projeto de sua empresa. Até a próxima!

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Como funciona a Gestão Imobiliária? Saiba tudo neste artigo

Como funciona a Gestão Imobiliária? Saiba tudo neste artigo

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

Como abrir uma empresa própria no Canadá?

Como abrir uma empresa própria no Canadá?

4 características que distinguem o bom atendimento ao cliente

4 características que distinguem o bom atendimento ao cliente

Importância da liderança carismática nas organizações

Importância da liderança carismática nas organizações

Investimentos financeiros para iniciantes: dicas para começar

Investimentos financeiros para iniciantes: dicas para começar