sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 23/09/2022 13:15:17
Nice Content News

É fato que o e-commerce vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, principalmente depois da pandemia do COVID-19. Afinal, os consumidores perceberam que podem comprar de tudo com apenas um clique. Nesse sentido, empreendedores dos mais diferentes setores querem aproveitar esse momento e garantir o máximo de crescimento em suas empresas. Inclusive, muitos já possuem seus galpões logísticos, otimizando e melhorando ainda mais o processo de entrega e a experiência do cliente.

Contudo, se você ainda não tem seu e-commerce e deseja começar, é importante ficar atento a alguns pontos. Portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 8 cuidados que você precisa ter ao montar seu e-commerce.

O que este artigo aborda:

1. Tenha capacitação

Um dos principais cuidados ao montar seu e-commerce é ter conhecimento do que está fazendo. Afinal, por mais que pareça simples e fácil, o processo é longo e precisa de muita atenção. Além disso, tenha em mente que entrar em uma nova área sem conhecer os recursos que possui, é uma atitude que pode prejudicar todo o negócio. Isso não significa que você precise fazer uma faculdade de 4 anos, visto que existem excelentes cursos na internet. Contudo, é importante analisar com cuidado para garantir um bom investimento. 

2. Crie um plano de negócios

Ao criar um negócio físico, todos pensam em um plano de negócios, mas no mundo virtual, isso acaba sendo deixado de lado, infelizmente. Entretanto, esse planejamento é primordial para colocar as coisas em ordem, garantindo organização e estratégias para caso algo dê errado. A falta de conhecimento faz com que muitos acabem desistindo logo no início, visto que esperam resultados positivos logo no primeiro mês. Contudo, é importante calcular o investimento necessário, tempo para recuperar esse valor, prejuízo inicial e muitos outros pontos importantes. Sendo assim, é com o plano de negócios que você terá essas informações. 

3. Invista em marketing digital

Hoje em dia, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas na internet e se você quer que seu e-commerce tenha sucesso, você precisa de um marketing efetivo. O marketing imobiliário digital por exemplo, é um conjunto de estratégias que envolvem os mais diferentes canais para que você consiga alcançar os consumidores certos e que se interessem por seus produtos. Afinal, de nada adianta impulsionar campanhas patrocinadas para pessoas que não são seu público-alvo, certo? 

8 cuidados ao montar um e-commerce

4. Foque em um nicho

É importante ter em mente que você não pode abraçar o universo. Portanto, escolher um nicho é primordial para iniciar seu e-commerce, principalmente para pequenos e médios empresários. Dessa forma, você evita brigar com grandes empresas, visto que não terá a menor chance quando falamos em termos de preço e logística. Além da baixa concorrência, ter um nicho reduz os custos com marketing digital. 

5. Tenha seu diferencial 

Ainda que você atue em um nicho específico do mercado, é importante ter um diferencial competitivo para seu e-commerce. De nada adianta copiar algo que já exista, a não ser que ele seja mal administrado ou explorado. Tenha em mente que um diferencial em seu negócio fará com que o e-commerce seja referência no mercado e não apenas mais uma loja. Com isso, as chances de sucesso aumentam significativamente. 

6. Escolha uma plataforma escalável

Um negócio, independente da área, foi feito para evoluir e quando falamos em e-commerce, ele pode ser totalmente escalável e atingir patamares nunca imaginados. É muito comum que lojas virtuais fiquem estagnadas justamente pela escolha da plataforma e fazer a migração posteriormente é uma grande dor de cabeça. Sendo assim, é primordial contar com uma plataforma que suporte essa situação desde o início. 

7. Foque na entrega

Por mais que você ofereça uma ótima experiência on-line para seu cliente, é a entrega que irá conquistar ele, de fato. Afinal, será o primeiro contato do consumidor com o seu produto. Por isso, crie um sistema de entrega eficiente, não apenas disponibilizando o código de rastreio, mas oferecendo um prazo para entrega que consiga cumprir. Caso contrário, a insatisfação será grande e a imagem de seu negócio ficará manchada. 

8. Procure melhorar sempre

Por fim, mas não menos importante, por mais que seu e-commerce esteja montado e rodando com sucesso, nunca pare de se atualizar. Para isso, participe de eventos, cursos, seminários, palestras, compre livros e revistas, etc. Esse universo é extremamente dinâmico e é essencial estar a par do que acontece para manter-se a frente. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de montar seu e-commerce com maior tranquilidade. É importante ter em mente que, por mais que você não tenha uma loja física, isso não significa que as coisas possam ser feitas de qualquer jeito. Sendo assim, procure a ajuda de especialistas e esteja sempre em busca de aprimorar suas estratégias. Dessa forma, você estará à frente do mercado, evoluindo de forma constante e com o máximo de resultados.

Por fim, se você quer saber mais sobre os cuidados para montar um e-commerce, veja o vídeo do canal Em Quadro Podcast.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

O que é sustentabilidade empresarial e como aplica-la?

4 características que distinguem o bom atendimento ao cliente

4 características que distinguem o bom atendimento ao cliente

Importância da liderança carismática nas organizações

Importância da liderança carismática nas organizações

Como funciona a Gestão Imobiliária? Saiba tudo neste artigo

Como funciona a Gestão Imobiliária? Saiba tudo neste artigo

O que significa workflow de atendimento? 5 dicas de como fazer

O que significa workflow de atendimento? 5 dicas de como fazer

Saiba qual é a hora certa de trocar a marcha da moto

Saiba qual é a hora certa de trocar a marcha da moto