Nice Content News

A dieta do glúten é uma das mais comentadas e mais utilizadas entre as celebridades. Fãs de artistas do mundo inteiro têm aderido a essa nova forma de emagrecimento. Mas será que essa dieta funciona mesmo?

Essa é uma dúvida bem frequente na mente das pessoas que descobrem a existência da dieta do glúten, afinal de contas, todo mundo sabe que a dieta do glúten costumava ser seguida apenas por pessoas que eram intolerantes e continham alergia a glúten.

No entanto, a cada dia que passa surgem mais e mais dietas, uma mais diferente do que a outra, como essa do glúten, por exemplo, o que pode acabar confundindo um pouco a cabeça das pessoas, visto que cada uma é de um jeito, mas todas trazem a mesma promessa: a perda de peso. 

Mas será que é realmente possível perder peso com todas essas dietas milagrosas? Bem, sim, a perda de peso realmente ocorre. O problema é que nem sempre isso acontece de maneira saudável, e com certeza não vale a pena prejudicar a saúde por conta de uma dieta. 

Então, considerando todos esses fatores, se você quer saber mais sobre a dieta do glúten para decidir se ela vale a pena ou não, continue lendo este artigo e veja tudo que precisa saber sobre ela.

O que este artigo aborda:

Desenho de um trigo com um sinal de proibido
Desenho de um trigo com um sinal de proibido
Pin It

Como funciona a dieta do glúten?

A dieta do glúten tem como regra principal a substituição dos alimentos que contenham glúten, por alimentos que sejam isentos dessa proteína.

Sendo assim, fica proibido comer: arroz, milho, fubá, amido de milho, batata, mandioca, trigo, e por consequência você também terá que deixar de comer: bolos, pães, bolachas, pizzas, macarrão, e tudo que possuir glúten ou derivados dele.

Mas afinal, o que é glúten?

O glúten nada mais é que uma proteína vegetal presente nos alimentos citados acima. Algumas pessoas possuem intolerância ao glúten e não podem mesmo consumir alimentos que contenham essa proteína.

A dieta do glúten realmente emagrece?

Algumas pessoas estão utilizando a dieta do glúten, que antigamente era destinada para as pessoas com intolerância a esse nutriente, para emagrecer, porém o glúten sozinho não pode fazer com que alguém engorde, mas o consumo dos alimentos feitos com essa  proteína podem aumentar o peso sim, principalmente as massas que são extremamente calóricas, como aquele macarrão com carne moída delicioso de todo domingo.

Vantagens e desvantagens dessa dieta

A vantagem oferecida por essa dieta alcança somente às pessoas que têm intolerância ao glúten. Restringir essa proteína pode sim causar o emagrecimento, mas pode ser de uma forma muito penosa, principalmente porque os alimentos mais saborosos e mais consumidos atualmente são feitos com derivados do glúten.

A desvantagem é que não existe nenhuma comprovação científica que tirar o glúten da dieta faz  com que você emagreça, o emagrecimento só acontece porque essa proteína sempre está associada nos alimentos com outras proteínas e alimentos juntos, como é o exemplo do bolo ou de um macarrão, que são alimentos calóricos não só por causa do glúten.

A questão glúten vs saúde

Apesar da dieta do glúten não ser a mais indicada, diminuir o consumo do glúten faz bem à saúde. Principalmente porque o consumo excessivo do glúten pode causar as seguintes complicações:

  • Doença celíaca: atinge basicamente apenas as pessoas com intolerância ao glúten, quando elas ingerem alimentos com essa proteína o glúten dos alimentos danifica a parede do intestino, dificultando a absorção dos outros nutrientes.
  • Obesidade: comer muitos alimentos derivados do glúten pode sim fazer você engordar.
  • Deficiência de cálcio: consumir muito alimento com glúten pode causar osteoporoses e outras doenças que são consequência da diminuição do cálcio no organismo. O glúten seqüestra o cálcio do nosso corpo podendo causar uma série de complicações.

Alimentos sem glúten para consumir 

Agora que você já conhece melhor a dieta do glúten, vamos falar um pouco sobre os alimentos que não contém glúten e que estão 100% liberados caso você decida seguir essa dieta. 

  • Frutas, legumes e verduras: cozidos ou crus, todos estão liberados, menos aqueles que citamos no início deste artigo como batata e mandioca;
  • Carnes: todas liberadas (bovinas, suínas, frango, peixe e frutos do mar);
  • Ovo;
  • Laticínios: leite e seus derivados;
  • Todos os tipo de leite vegetal como leite de amêndoas, de coco e castanha;
  • Oleaginosas em geral: nozes, macadâmia, castanha de caju, castanha do Pará, avelã e etc;
  • Grãos: ervilha, feijão, soja, lentilha e grão de bico;
  • Azeite e alguns tipos de óleos como o de girassol.

Para emagrecer de verdade e com saúde, a melhor escolha é sempre optar por reeducação alimentar, equilibrando a quantidade de consumo de todos os alimentos. Restringir um grupo alimentar, além de ser desconfortável, não é muito saudável porque não é algo que você conseguirá manter para o resto da vida.

Antes de fazer qualquer dieta faça exercícios físicos, diminua a ingestão de doces, refrigerantes, frituras e consuma mais alimentos naturais. Tenho certeza que com o tempo você terá resultados melhores do que com qualquer dieta restritiva.

Como fazer a dieta do glúten?

Basicamente, para fazer a dieta do glúten, o indivíduo precisa pesquisar quais alimentos possuem glúten e substituí-lo da maneira correta. Evitando que alguns sintomas da intolerância possam aparecer, como: mal estar, sensação de estômago estufado entre outros.

Tem glúten no arroz?

O arroz e suas variações são naturalmente isentos de glúten. Incluindo as suas variações, como arroz integral, arroz negro, arroz vermelho e outros. 

Por fim, se você quer saber mais sobre a dieta do glúten, veja o vídeo do canal Max Titanium.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse