sábado, 10 de dezembro de 2022 - 10/12/2022 00:29:08
Nice Content News

Descubra o que é, para que serve e como limpar o cache do WhatsApp no celular Android e no iPhone. Para isso, preparamos um tutorial prático e também vamos ensinar como liberar mais espaço no smartphone.

O Whatsapp faz parte do dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do mundo. O app está cada vez mais funcional e com recursos importantes para uma boa comunicação.

No entanto, quem possui celulares mais antigos ou com pouca memória costumam enfrentar travamentos, erros e outros. Dessa forma, uma limpeza no equipamento pode amenizar o problema.

Ao limpar o cache, você libera mais espaço de armazenamento no aparelho telefone, também pode ser uma alternativa para corrigir travamentos do celular e até para solucionar problemas como bugs e outros.

O que este artigo aborda:

O que é limpar cache?

Significa limpar os dados que ficam armazenados de maneira temporária no celular. Dessa forma, o Cache coleta as informações que são usadas com frequência para facilitar o acesso pelo sistema de uma próxima vez que for utilizada. 

Ao realizar a limpeza desses dados, o aparelho libera mais espaço, mas não deleta arquivos como fotos, vídeos e textos. Ou seja, isso funciona da mesma forma seja para limpar cache do Instagram, Facebook, WhatsApp e outros aplicativos sociais. 

Porém, existe a opção de “limpar armazenamento”, essa opção é diferente do cache e você precisa utilizá-lo com cuidado, pois refere-se aos arquivos permanentes.

Com isso, ao realizar uma limpeza pode corrigir erros e até melhorar o funcionamento do aplicativo, tudo isso com apenas alguns passos.

Como limpar o cache do WhatsApp no Android?

Veja cada passo que é necessário para deletar o cache do celular Android, seja ele um aparelho da Samsung, Xiaomi, Motorola, LG ou qualquer outro.

  1. Acesse as “configurações” do seu celular. Para isso, basta subir a tela e encontrar o ícone que parece uma engrenagem;
  2. Toque em “armazenamento”;
  3. Depois disso, vá em “outros apps”;
  4. Pesquise pelo aplicativo whatsapp e quando aparecer o aplicativo toque sobre o mesmo;
  5. Pressione em limpar cache e pronto.

Limpar cache do WhatsApp no iphone

Para apagar cache do WhatsApp no iPhone é fácil, mas tem alguns passos a mais do que em dispositivos com Android. Confira cada passo:

  • Acesse os “Ajustes” do seu iPhone;
  • Toque na opção “Geral”;
  • Vá em Armazenamento e depois em Uso do iCloud;
  • Toque em “Gerenciar Armazenamento”;
  • Selecione “WhatsApp” e vá em “Limpar Dados”;
  • Por último, pressione em “Deletar cache do whatsapp”.

Como Liberar Espaço de Armazenamento no WhatsApp?

Se o seu intuito for limpar os arquivos do WhatsApp para liberar um pouco mais de espaço interno no celular, saiba que isso é possível.

Dentre as diversas ações, você poderá visualizar o tanto de espaço que o WhatsApp está ocupando em seu telefone e excluir alguns itens para liberar mais armazenamento. Também é importante desativar downloads automáticos e, se necessário, até apagar conversas e arquivos de áudios.

Confira algumas dicas que são fundamentais:

Excluir arquivos do WhatsApp no telefone

A limpeza de arquivos no seu WhatsApp pode ser feita de forma manual no diretório do telefone. Para isso, acesse a pasta do WhatsApp, que fica na opção “Meus Arquivos”. Lá você verá pastas de áudio, documentos, fotos, adesivos e outras. Você terá a possibilidade de deletar o que quiser facilmente.

Desativar downloads automáticos

É possível mudar as configurações para que o aplicativo não faça downloads automaticamente das mídias de áudios, vídeos, fotos, por exemplo. Desativar essa função é importante para evitar que o celular fique cheio de arquivos de grupos que muitas das vezes não interessa ao usuário.

Para isso, abra o seu mensageiro WhatsApp e siga esses passos:

vá na região superior da tela, toque nos três tracinhos e vá em configurações;

Em seguida toque em “Armazenamento e dados”;

Observe que no meio da tela você terá as opções de “download automático de mídia”. Desmarque todas as opções que estiverem marcadas. Ou marque nunca, isso a depender de seu dispositivo.

Apagar as mensagens de todas as conversas

Outra dica que pode ser bastante útil é limpar todas as mensagens de grupos. Essa função permite excluir todo o conteúdo de bate papo, seja ele no formato de vídeos, imagens, textos, PDFs e outros. Com isso, irá apagar esses conteúdos da memória do seu aparelho e vai liberar espaço interno

Conclusão

Como vimos, o cache é um armazenamento auxiliar que consiste no arquivamento temporário de informações para que o aparelho carregue mais rápido e o usuário tenha um acesso mais rápido. Essa função coleta as informações do aplicativo e os guarda em um local em vez de criá-los toda vez que iniciamos um aplicativo.

Por outro lado, limpar o cache do WhatsApp pode ser uma boa maneira de liberar espaço de armazenamento e até melhorar o desempenho do aplicativo. Também pode ser útil quando o usuário percebe algo de errado na execução do aplicativo. Então, basta limpar o cache do WhatsApp para corrigir possíveis problemas e manter o APP funcionando novamente.

Por fim, se você quer saber mais em como limpar o cache do WhatsApp, veja o vídeo do canal Batsuporte.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse