Nice Content News

Os acidentes elétricos são muito comuns no local de trabalho e são causados ​​pela exposição desprotegida a tomadas elétricas de alta tensão.

Choques elétricos ocorrem quando o contato corporal com eletricidade faz com que a corrente percorra seu corpo e, em casos graves, pode levar a insuficiência cardíaca ou respiratória.

Muitas vezes, as queimaduras elétricas são consequências de choques elétricos e podem ser internas ou externas. 

Incêndios elétricos ocorrem quando fiação não isolada ou circuitos quebrados entram em contato com material inflamável no local de trabalho, como algodão e aparas de madeira.

O que este artigo aborda:

Riscos no local de trabalho e como preveni-los
Riscos no local de trabalho e como preveni-los
Pin It

Dicas de segurança no local de trabalho

Para evitar acidentes com máquinas e ferramentas, as organizações devem realizar avaliações de risco frequentes.

Ferramentas e máquinas devem ser mantidas regularmente e substituídas quando necessário. Equipamentos de proteção apropriados devem ser usados ​​no local de trabalho. 

Os funcionários devem passar por treinamento sobre como fazer uso de máquinas e ferramentas. As proteções de segurança devem ser instaladas no equipamento do local de trabalho.

Condições de Saúde Existentes dos Trabalhadores 

 Trabalhadores com condições de saúde subjacentes são mais suscetíveis a certos tipos de acidentes no local de trabalho, como acidentes decorrentes de exposição a produtos químicos. 

Os empregadores devem ter o cuidado de documentar com precisão o histórico médico dos funcionários e também realizar exames médicos antes da contratação. 

Também é importante que os empregadores forneçam ambientes de trabalho propícios e seguros para os trabalhadores, pois as más condições de trabalho podem agravar as condições de saúde pré-existentes dos funcionários. 

Por exemplo, um trabalhador asmático pode ter um ataque se for forçado a trabalhar em um ambiente com sistemas de ventilação deficientes. 

Trabalhadores com condições de saúde pré-existentes não devem ser discriminados; embora isso dificilmente tenha acontecido. 

Muitas vezes, as condições de saúde pré-existentes afetam a remuneração que os funcionários dessa demografia podem ganhar.

No entanto, os funcionários com doenças subjacentes devem sempre informar seus empregadores para obter os melhores cuidados, mesmo quando realizam diferentes tarefas no local de trabalho. 

Além disso, essas pessoas devem insistir em medidas extras de segurança no trabalho.

Relatório de incidente 

Criar um sistema eficaz de arquivamento e processamento de relatórios sobre diferentes tipos de acidentes de trabalho. 

Os funcionários devem fazer questão de relatar rapidamente quaisquer acidentes no local de trabalho à gerência para investigação adequada e outras ações necessárias.

Os funcionários devem ser devidamente informados sobre as medidas de segurança no local de trabalho e treinados sobre como manter a segurança no local de trabalho em todos os momentos.

Conclusão

Os funcionários têm o direito de estar seguros, mesmo quando realizam tarefas diferentes em cada organização.

 Assim, todo empregador deve priorizar a segurança no local de trabalho e cuidar da proteção dos funcionários, a fim de promover o bem-estar de todos os funcionários da organização e diversos. 

É impossível remover totalmente todos os riscos do local de trabalho. No entanto, é responsabilidade dos gerentes e empregadores minimizar esses riscos sempre que possível.

Além das soluções acima, existem muitas outras maneiras de garantir a segurança no local de trabalho da melhor maneira possível:

  • Sempre realize uma auditoria de segurança para toda a sua operação, não apenas para máquinas e equipamentos. Avaliações periódicas não só irão expor potenciais fatores de risco, mas também incentivar uma cultura que coloca a segurança em primeiro lugar, onde ela pertence.
  • Invista no equipamento adequado . Equipamentos de baixa qualidade podem ser baratos no curto prazo, mas podem ser muito caros no longo prazo, tanto financeiramente quanto em termos de custo humano.
  • Empregue campanhas de segurança para abordar pontos fracos específicos que você identificou. Estes podem abordar adequadamente as questões de segurança de uma forma que envolva toda a equipe, promovendo uma cultura de segurança positiva.
  • Olhe para dentro como o gerente de segurança. Lembre-se dos prós e contras que podem fazer ou quebrar uma campanha de segurança. Tenha em mente que você é responsável pela segurança de toda a sua equipe e você deve fazer de tudo para garantir isso.
  • Finalmente, você deve escolher um fornecedor de equipamentos de segurança confiável que seja tão apaixonado por manter os trabalhadores e levar uma vida mais segura e saudável.

Garantir a segurança no local de trabalho é responsabilidade de todos, pois uma violação da segurança tem consequências terríveis. 

Assim, os funcionários devem ser orientados adequadamente sobre as medidas e dicas de segurança no trabalho, enquanto os sistemas de monitoramento de segurança devem ser mantidos e monitorados de acordo.

Para manter-se alinhado com esta estrutura, os empregadores e aqueles com responsabilidades de segurança devem manter-se atualizados com os perigos mais comuns no local de trabalho para que possam tomar decisões informadas e mitigar os riscos de segurança em todos os momentos.

Medidas e dicas de segurança no trabalho, enquanto os sistemas de monitoramento de segurança devem ser mantidos e monitorados de acordo.

por fim, se você quer saber mais algumas dicas para evitar acidentes de trabalho, veja o vídeo do canal It’s Seg – Seguros Inteligentes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse