Nice Content News

Cada vez mais presente nas decorações, o estilo industrial tem charme e traz os elementos do meio urbano para dentro de casa.

Sendo assim, é possível criar um espaço com decoração estilo industrial somente com alguns móveis e objetos de decoração, desde que sejam pensados e tenham harmonia com o resto do ambiente, o segredo é o equilíbrio. 

O que este artigo aborda:

Como fazer uma decoração estilo industrial: 5 dicas
Como fazer uma decoração estilo industrial: 5 dicas
Pin It

Quando surgiu a decoração estilo industrial?

O estilo se originou em Nova Iorque, quando inquilinos transformavam galpões antigos em lofts, residências urbanas modernas e multifuncionais, assim nasceu uma das principais características do estilo decorativo: espaços abertos e amplos com as estruturas de construção expostas. 

Para entender como os nova-iorquinos acabaram morando em galpões, vamos voltar um pouco na história para a Crise de 1929, que aconteceu entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e foi um dos acontecimentos mais marcantes da História Contemporânea. 

Entre setembro e outubro de 1929, o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que pautava o mercado internacional, despencou, quebrando o mercado financeiro. A quebra da bolsa levou ao período conhecido como “Grande Depressão Americana”, que durou até meados dos anos 1930.  

Com a crise, fábricas, indústrias e galpões ficaram abandonados na cidade, muitas vezes em regiões centrais e de boa localização geográfica. Foi assim que na década de 70, com a desindustrialização da economia norte-americana e com o aumento do preço dos imóveis residenciais, estes mesmos galpões operacionais foram procurados para fins artísticos e residenciais.

Jovens e artistas passaram a ocupar estes espaços, mantendo sua estrutura e dando toques pessoais com objetos decorativos, e transformando imóveis sem função em lares e espaços de conhecimento.  Esses galpões reformados passaram a ser conhecidos como “lofts”, apartamentos em regiões centrais de Nova Iorque, amplos e recém adaptados. 

Foi neste cenário econômico e nesta nova forma de ocupar a cidade que surgiu a vertente estética que conhecemos como “decoração industrial”. Apesar de ter surgido a quase 50 anos, o estilo continua sendo uma grande tendência atual e esteve em alta nos últimos anos, especialmente entre as pessoas que querem dar um ar de modernidade aos cômodos. O padrão arquitetônico dos lofts, que geralmente tinham o pé direito alto, é utilizado até hoje como referência em construções contemporâneas. 

O estilo foi reconhecido e aceito por profissionais ao redor do mundo, fazendo com que os adornos sutis e rebuscados — e caros — que marcavam o período arquitetônico caíssem em desuso e se tornassem obsoletos. 

Pelo seu histórico, sua essência está na manutenção de características industriais como paredes de tijolos à vista, canos e tubulações aparentes, acabamentos em metal e aço, cimento queimado e lajes com nervuras à mostra, em um estilo bem rústico. Mais do que uma decoração, o estilo industrial é uma manifestação da cultura do desenvolvimento sustentável e do direito à cidade, pois seus pilares estão no reaproveitamento de um espaço esquecido com poucos gastos.

Se você quer reformar e dar uma pitada de personalidade para a sua casa, o estilo industrial é a pedida certa. Separamos algumas dicas para replicar o estilo de forma harmônica nos ambientes residenciais.

5 dicas para aplicar a decoração estilo industrial com harmonia 

Decoração 

Muito marcante neste estilo, as tubulações e fiações expostas criam uma atmosfera urbana e moderna. As tubulações podem ter acabamentos metalizados ou serem pintadas em cores escuras e discretas. O truque é equilibrar o peso visual dos materiais expostos com acessórios de cores vibrantes e descontraídas, lembrando que é preciso ter moderação na escolha da decoração para que o ambiente não fique sobrecarregado.

Caso você queira fazer pequenas modificações dentro do estilo sem mexer na estrutura da casa, pode começar trocando as estantes de madeira da cozinha por estantes de grades de metal. Tudo que precisará é comprar a estante e uma boa parafusadeira para montagem.

Bancos e luminárias com revestimentos metálicos, especialmente em cobre, também são excelentes alternativas para criar uma atmosfera com toque industrial sem precisar mexer na estrutura do cômodo. 

Amplitude

Os lofts são amplos e integram diferentes espaços de convivência com praticidade e elegância. Estes efeitos podem ser feitos retirando as divisões físicas das plantas, garantindo uma passagem livre entre dois ambientes diferentes. O objetivo é que as paredes não isolem as pessoas e que todas possam conviver em um único espaço, ideal para encontros de amigos ou familiares. 

Não é preciso ter uma casa toda integrada, mas vale a pena pensar, em parceria com um profissional de confiança, em um projeto que una a sala de jantar e a cozinha, por exemplo.

Iluminação

Além de grandes janelas para aproveitar a luz natural ao máximo, também é importante investir em um bom projeto de iluminação artificial, com pendentes modernos e boa disposição de trilhos de iluminação, que ajudam na construção da atmosfera de um ambiente no estilo industrial.

Portas largas

Galpões e fábricas geralmente possuem janelas e portas amplas para auxiliar na iluminação do ambiente e na circulação de ar. As portas oferecem versatilidade e estilo para os cômodos. Já as janelas grandes ajudam na hora de aproveitar a luz natural, mas serão os materiais usados que farão diferença no projeto. Prefira modelos com acabamento em aço ou ferro complementados por vidro.

Cores

Os tons sóbrios e neutros, como branco, cinza e preto, dominam a maior parte da paleta de cores quando o assunto é decoração industrial. Isso não quer dizer que tons mais vivos e alegres não possam fazer parte da decoração, eles podem dar um charme ao ambiente quando usados em detalhes pontuais e com parcimônia. 

Logo, lembre-se que é possível incluir elementos característicos de um estilo sem abrir mão de transmitir a sua essência na decoração da casa. Busque boas referências e não tenha medo de colocar a mão na massa!

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de decoração estilo industrial, veja o vídeo do canal Planarq Campos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse