Nice Content News

Retirar itens da lista de compras, abrir mão da pizza das sextas-feiras, refrigerantes só aos finais da semana, cerveja só para situações especiais… e assim o brasileiro tem se equilibrado em um orçamento, cada vez mais, apertado.

Com um salário defasado e as contas básicas com valores lá nas alturas, não é para menos que o povo esteja sempre em busca de formas de economizar nas contas da casa.

Pensando nisso, resolvemos dar dicas aqui de como fazer com que a conta de energia não pese tanto no bolso. E escolhemos um dos itens considerados como o grande vilão, a querida e essencial geladeira.  

Então, para quem não sabe, na cozinha, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais pesa na conta do consumidor e, para piorar, as pessoas não a usam da forma adequada.

Assim, seja deixando a porta aberta muito tempo ou guardar alimentos quentes, muitos são os pecadinhos que fazem com que a conta chegue ainda mais cara. 

Confira abaixo, algumas dicas do Nice Content News para economizar energia com a sua geladeira.

O que este artigo aborda:

Mulher abrindo uma geladeira
Mulher abrindo uma geladeira
Pin It

1. Considere comprar uma geladeira nova

Sua geladeira tem quantos anos? Quem sabe não está na hora de investir em uma geladeira nova?

Para quem não sabe, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, os modelos mais recentes de geladeiras consomem muito menos energia elétrica. Assim, por exemplo, enquanto uma geladeira antiga, em média, consome 150 kWh por mês, um modelo recente pode consumir de 25 a 67,4 kWh.

E hoje adquirir produtos de qualidade fico muito mais fácil, basta apostar em promoções em lojas confiáveis, do tipo cupons e cashback ponto frio, por exemplo.

Sem dúvida, é um investimento que vai apresentar um bom retorno em pouco tempo.

2. Evite ficar abrindo e fechando a porta 

Um dos erros mais comuns e que logo refletem na conta da luz ao final do mês, é abrir a porta da geladeira e parar para conversar ou pensar (enquanto ela está aberta).

Acredite, quanto mais você abre a porta da geladeira, mais seu eletrodoméstico vai puxar energia, na verdade, quanto mais tempo a geladeira ficar aberta, maior troca de calor irá ocorrer com o ambiente e, consequentemente, irá demorar mais para a temperatura se estabilizar, ou seja, vai consumir mais energia. 

O fato é que as geladeiras conseguem detectar a temperatura e acabam utilizando o motor para se resfriar até chegar à temperatura escolhida. 

E vale prestar atenção se a porta realmente está fechada, já que é muito comum (principalmente com geladeiras mais antigas), ela perder um pouco da aderência e qualquer objeto em seu interior, que esteja um pouco para fora, acabar impedindo o total fechamento da porta, ocasionando um maior consumo de energia. 

3. Não guarde produtos quentes na geladeira

Muitas vezes, na ânsia de acelerar o processo de resfriamento, é comum colocarmos um recipiente ainda quente no freezer, mas esse é um grande erro, já que estará fazendo sua geladeira consumir mais energia do que o normal. 

Por isso, espere sempre o alimento esfriar, naturalmente, antes de colocá-lo no refrigerador. 

Ao colocar algum alimento quente na geladeira, haverá um aumento na sua temperatura interna, exigindo um aumento na potência consumida no compressor, para que retorne a temperatura ao patamar desejado.

4. Verifique de tempos em tempos as borrachas de vedação 

Um dos itens fundamentais para manter a temperatura da geladeira, são as borrachas responsáveis pela vedação da porta, pois evitam que seu refrigerador gaste mais energia do que o necessário para ficar na temperatura padrão, ainda mais em um país tropical como o nosso. 

Por isso, verifique de tempos em tempos a vedação, principalmente, de geladeiras mais antigas. 

Vale considerar que, após um tempo de uso, é normal que as borrachas fiquem mais frouxas, comprometendo a vedação. 

Para verificar, sem precisar chamar um técnico, basta fazer o teste da folha de papel, fechando a porta da geladeira sobre a folha, tentando puxá-la lentamente. Se a folha sair sem qualquer dificuldade, então, é porque está na hora de trocar a borracha da porta da geladeira. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse