Nice Content News

Com o nome científico de Podranearicasoliana, a trepadeira sete-léguas é uma planta forte, com raízes longas e de crescimento rápido. Sendo assim, caso deseje fazer ‘mudas’ em vasos, a recomendação é que sejam utilizados vasos maiores e mais robustos. 

Por exemplo, o vaso autoirrigável.

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo exclusivo.

O que este artigo aborda:

Trepadeira sete léguas
Trepadeira sete léguas
Pin It

O que é a trepadeira sete-léguas?

A trepadeira sete-léguas, é uma planta da família Bignoniácea, sendo bastante comum na Austrália. É muito utilizada em jardins e quintais por conta de sua força e beleza, suas folhas tem um tom de verde brilhante e suas flores são delicadas, em tons de rosa com detalhes vermelhos.

Suas flores costumam aparecer na extremidade dos galhos, conferindo charme aos locais onde são cultivadas. Esta planta chama atenção por dar flores durante quase todo o ano, tendo seu ápice durante as estações mais quentes.

Apesar de comumente replantada através dos seus galhos que criam raízes facilmente, também é possível encontrar sementes de trepadeira. No entanto, esta é a forma mais rara de cultivo.

Por que a trepadeira sete-léguas é conhecida como super trepadeira?

O apelido de super trepadeira, é derivado do fato de que a Podranearicasoliana tem crescimento rápido, podendo chegar facilmente a 10 metros de comprimento, além disso, não é uma planta que costuma exigir cuidados exagerados.

Devido ao seu supercrescimento, é preciso ter cuidado com os galhos para que não tomem conta do lugar onde foi plantada.

Desta forma, é aconselhável para aqueles que desejam cultivá-la em seu esplendor, que usem estacas de madeira ou bambu para amparar os galhos e direcionar o crescimento como desejado.

A trepadeira sete-léguas é ideal para camuflar muros e barrancos, devido a extensão de seus galhos e é claro, pela beleza.

Como plantar sete-léguas?

Caso deseje plantar a trepadeira sete-léguas diretamente no solo, é indicado que os buracos tenham o dobro do tamanho da raiz da planta.

Tenha em mãos adubos para auxiliar no desenvolvimento saudável, o mais indicado é o adubo de origem animal. Espalhe cerca de 300 gramas do adubo no buraco e em seguida, adicione um pouco de areia, através desse passo, a drenagem vai acontecer mais facilmente. Por fim, coloque o torrão com a raiz da planta no buraco e cubra com terra.

Nos primeiros 10 dias após o plantio, é indicado que as raízes sejam regadas diariamente, exceto em dias chuvosos. Ao fim dos 10 dias, a indicação é de regas com intervalos maiores.

Para que sua planta se desenvolva de maneira saudável, a melhor opção é plantá-la em um local quente e úmido, sem esquecer o adubo. Ainda, é importante se atentar à rega nos dias mais quentes e secos.

Hábitos de crescimento da super trepadeira

Como dito anteriormente, a trepadeira sete-léguas costuma ter ótimo crescimento. Por isso, é preciso se atentar ao local de plantio, evitando telhados para não correr risco de deslocar as telhas com o movimento dos galhos.

Também é aconselhável que as podas dos galhos sejam realizadas nas estações mais frias do ano, para que novas ramificações possam brotar com força e vitalidade.

Para que o crescimento da super trepadeira não seja desenfreado, é preciso se atentar aos seus galhos. Isso porque, ao entrar em contato com o solo fértil, estes costumam criar raízes facilmente, se este não for seu desejo, a poda precisa estar em dia.

Este crescimento acelerado é ótimo para quem deseja fazer o replantio em vasos e espalhar a planta ao redor da casa, por exemplo.

Uma boa ideia é plantá-la junto a muros e cercas para trazer charme a residência. Para deixar a aparência da planta ainda mais charmosa, também é indicada a remoção de folhas e brotos que possam nascer no seu tronco. Isso após a trepadeira ter atingido o tamanho ideal.

Dicas para cultivar a sete-léguas em sua casa

Apesar de ser comumente cultivada em áreas abertas e utilizadas como cerca-viva ou para cobrir barrancos, muros e paredes, a trepadeira sete-léguas também pode ser cultivada dentro de casa.

Como dito no início, esta planta pode ser cultivada em vasos, basta escolher um que se adeque ao tamanho da raiz. A imponência das sete-léguas, deixa a decoração de qualquer ambiente mais atraente e chamativa.

As flores e folhas também resistem aos climas mais gelados e em caso de queda das flores por conta do frio, durante os dias mais quentes estas voltam a brotar.

Para o cultivo do lado de fora, a principal dica é: evitar a proximidade com telhados e com áreas que não deseja que fiquem encobertas.

Como utilizar a trepadeira sete-léguas de forma decorativa?

Por conta de seu fácil crescimento e moldagem, a trepadeira sete-léguas é comumente utilizada na decoração de ambientes internos e externos.

Salas, escritórios e jardins de inverno ganham charme e cor com esta planta na área interna. As flores de cor delicada nascendo em cachos, garantem a beleza do ambiente.

Já para decoração de ambientes externos, a fácil moldagem das sete-léguas, permite a utilização de madeiras, bambus ou qualquer outro apoio. Desta forma, é possível desenhar arcos e outras formas com os galhos desta planta. O que confere criatividade e encanto a jardins externos, entradas de residências, muros, cercas e paredes.

Ainda, é possível combinar a super trepadeira com outras plantas de sua preferência. Uma boa opção são os arbustos ou plantas que deem flores com cores fortes, o que contrasta com as cores, normalmente suaves, das sete-léguas.

Conclusão

Como podemos notar, a trepadeira sete-léguas é uma planta versátil, de fácil cultivo e bastante resistente.

Seja para cultivo interno ou externo, em climas mais quentes ou frios, a força dessa planta continua conferindo charme e beleza às residências. Além disso, com apenas uma dessas árvores, é possível ter diversas outras, devido a sua fácil reprodução em contato com solo fértil.

Agora que você já sabe tudo sobre esta planta fantástica, que tal colocá-la em seu jardim?

Por fim, não deixe de conferir os outros artigos do Nice Content News.

Até a próximo!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse