Nice Content News

O momento ideal para fazer um reparo de telhados pode gerar muitas dúvidas. Já que você pode buscar ajuda apenas em momentos em que já existam goteiras e vazamentos. Mas considere que a qualidade dos materiais influencia muito na durabilidade, porém, eles ainda podem gerar problemas.

O que este artigo aborda:

Homem reparando um telhado colonial
Homem reparando um telhado colonial
Pin It

Objetivo do Conserto de Telhado

O reparo de telhado, como o próprio nome já diz, geralmente é a substituição ou troca da parte ou local que esteja com defeitos. E isso geralmente é bem básico e ágil, o que pode facilitar muito a resolução do problema.

Na maioria dos casos uma simples troca no local onde fica a telha resolve o problema. Entretanto, outros casos podem ser mais complicados, e exigem que seja feita a troca de todo o telhado.

Como Identificar a Necessidade do Reparo de Telhados?

Para encontrar os problemas em seus telhados, basta ter atenção em todos os pontos e detalhes. Como por exemplo, a existência de incidência de raios solares no telhado, telhado quebrado e a existência de goteiras que justificam o conserto de telhado com goteiras.

Embora, essa identificação possa ser complicada e não segura é necessária. Então, uma dica interessante é buscar essas falhas com uma lanterna. Mas, caso não consiga, o ideal é consultar um profissional como os engenheiros habilitados pelo CREA, que farão essa inspeção com segurança e da melhor maneira possível.

Em alguns casos a madeira do telhado está com rachaduras, envergaduras ou com cupins. Nesse sentido, a troca da madeira deve ser feita com urgência, já que essa madeira é estrutural para o telhado e pode agregar em muitos problemas para a casa.

Reparo de telhados: Como Reparar 

O primeiro passo para consertar telhado é identificar o tipo de falha, mas o ideal é sempre buscar especialistas no assunto. Todavia, caso seja um problema identificado apenas no telhado, existem algumas indicações:

  • Pense na idade das telhas, em casos de telhas antigas, o ideal é substituir e não o conserto de telhado e calhas;
  • Identifique a ordem das telhas, para evitar futuros problemas;
  • Em situações em que a telha esteja apenas deslocada, ela pode ser facilmente fixada com cimento;
  • Em algumas necessidades onde há a necessidade de troca de várias telhas, lembre-se de colocar todas as telhas na ordem correta;
  • Nos casos mais simples de telhas com rachaduras ou quebradas, basta fazer a troca do material.

Mas lembre-se do que dissemos anteriormente, problemas na madeira do telhado são sérios. E é altamente recomendado que você execute esse tipo de ação, com um especialista que siga as normas da ABNT.

Como Reparar Outros Tipos de Telhado?

Veja como existem vários tipos de telhado, e como isso pode influenciar na hora do conserto de telhado. Além de gerar diversas dúvidas para quem está fazendo o reparo. Veja quais são os tipos de telhado:

Telhado Empenado

Muitos edifícios não têm sua estrutura padrão com exposição às condições climáticas, tais como chuva e sol. Mas isso não é garantia de que o local não sofrerá problemas, de modo que alguns cuidados devem ser tomados.

Em estruturas de madeira, existem níveis de problema. Portanto, se o problema for identificado no início, basta uma simples troca de ripas, que irão garantir que o telhado continue intacto. Mas, em níveis mais avançados é necessário realizar a troca de todo o telhado.

O defeito que mais comum nas edificações acontecem nesses telhados de madeira. Portanto, considere que madeira é um recurso natural, que recebe produtos químicos que protegem a estrutura.

Telhado de Zinco

Esse telhado, também chamado como telhado galvanizado, é ótimo quando o assunto é custo, além de deixar o ambiente com aspectos industriais. Embora o isolamento acústico e térmico do material seja insuficiente muitas vezes.

Esses são só alguns dos exemplos dos telhados, por isso reparo de telhados pode ser um serviço mais complexo do que aparenta. E como citamos esse trabalho pode envolver questões como: Quais são os riscos de acidentes de trabalho em altura? Ou quem sabe algumas dicas de decoração de quarto infantil.

E para você que busca mão de obra especializada. A Costanobre Engenharia é especialista em reparos e obras, com ampla experiência no mercado, clique aqui e fale já com uma empresa referência no mercado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse