Nice Content News

Muita gente se questiona como espantar pombos que ficam próximo à residência, já que a maioria tem medo das diversas zoonoses (doença passada de animal para humano) que podem ser transmitidas por esses animais.

Considerados como pragas urbanas, os pombos estão por todos os lugares, seja praças, parques ou centros das cidades.

A ideia desse artigo é separar o mito da realidade, explicando como espantar os pombos sem que aconteçam maus-tratos com as aves. 

O que este artigo aborda:

Como espantar pombos? Veja 6 dicas infalíveis!
Como espantar pombos? Veja 6 dicas infalíveis!
Pin It

Dicas de como espantar pombos

Confira abaixo nosso guia com seis dicas de como espantar os pombos perto de você e aproveite para saber os mitos e verdades sobre essas aves. Boa leitura!

Pombos causam riscos à saúde humana?

A ave Columba livia, popularmente conhecida como Pombos, realmente pode trazer riscos à saúde dos humanos. É um fato real! Por isso é importante entender como você pode se proteger do convívio com as aves para reduzir o impacto ou possíveis contaminações.

Os pombos são considerados “ratos que voam” e por isso carregam o peso de ser considerada uma praga urbana. Eles procriam com muita rapidez, já que a fêmea pode colocar até 2 ovos por mês. Em 17 e 18 dias já ocorre a eclosão do ovo e com aproximadamente 40 dias os filhotes já tem penas.

Como não existem predadores naturais para os pombos nas cidades, a proliferação é alta. Eles comem insetos, grãos e restos de comida, geralmente em regiões insalubres como latas de lixo. Por isso os animais acabam infectados por fungos e germes.

Doenças causadas pelos Pombos

A mais popular é a Doença do Pombo, ou criptococose. Esse tipo de doença pode resultar numa meningite caso esses fungos sejam inalados por uma pessoa. Se migrarem para o sistema nervoso central, a pessoa terá febre, tonturas e dor de cabeça.

Mas não é apenas a doença que leva o nome do animal que se destaca. Existem aproximadamente 57 doenças ligadas aos pombos, como:

  • Salmonelose;
  • Ornitose;
  • Histoplasmose.

Por isso é tão necessário dificultar a sobrevivência dos animais, que precisam de um local com oferta de água, alimento e abrigo. 

Como espantar pombos?

Vamos ver abaixo as 6 dicas mais eficazes para afastar os pombos!

1. Use uma Rede anti pombos

A instalação de tela de proteção é uma ótima opção para quem deseja cercar janelas, varandas ou quintais, impedindo assim o acesso dos pombos no ambiente. São feitas de nylon e fixadas na estrutura com ganchos. Em muitos casos, quando não tem onde ser fixado, as empresas fazem estruturas de ferro para fechar o ambiente com as telas.

Como os pombos são animais que repetem os mesmos hábitos, ao impedir sua passagem, logo ele se verá obrigado a procurar outro lugar para ter frequentar e você pode até mesmo remover a tela de proteção depois de um tempo.

2. Use Refletores

O reflexo da luz em fitas, balões ou CDs incomodam a visão das aves e pode ser uma solução barata para afastar os animais. Com a luz solar, o efeito é conseguido de forma fácil. À noite, é necessário que você posicione luzes contra esses objetos refletivos.

3. Superfícies Inclinadas

Os pombos gostam de ficar em parapeitos ou grades. Uma ótima maneira de afastar os pombos é inclinando essas superfícies em 45º. Isso porque essas aves se sentem muito desconfortáveis em ambientes inclinados e rapidamente vão procurar outro lugar para ficar.

4. Mantenha o lixo bem fechado

O livre acesso à comida é um dos principais atrativos para ratos e pombos. Por isso, o lixo deve ficar sempre muito bem tampado, de preferência em um compartimento de plástico. Deixar apenas o saco de lixo não é recomendado, já que os animais podem rasgar esse saco com facilidade.

5. Espantando Pombos com Repelentes

Uma dica para quem tem pombos em cima dos telhados… existem opções de repelente na forma líquida e gel. Eles exalam um cheiro que desagrada as aves, obrigando-as a mudarem de local sem prejudicar o animal. Como são feitos à base de plantas, não são tóxicos.

6. Estátuas de Predadores

Falcões, corujas e águias são predadores naturais dos Pombos. Como não é comum ver esses animais nas grandes cidades, você pode colocar uma estátua no local. Demora até os pombos perceberem que não se trata de um predador de verdade. Mas geralmente eles migram de local antes disso.

Conclusão

Potes de ração do seu pet em um lugar desprotegido e aberto com certeza podem atrair os pombos. Por isso, siga nossas dicas ou evite deixar a ração o tempo todo ali. Lembre-se que com hábitos simples, podemos evitar a presença das aves no local, como por exemplo:

  • Não alimentar as aves;
  • Evitar lixeiras abertas;
  • Não deixar comida exposta.

A maioria das pessoas acredita que para acabar com os pombos é preciso machucá-los, mas não é verdade. Existe até uma lei (9605/98) que proíbe que eles sejam capturados ou mortos. O Ibama também tem uma instrução normativa sobre maus tratos com animais silvestres.

Por isso, se você está tendo problema com esse tipo de ave, restrinja os locais de pouso, bloqueie os ambientes e não crie ambientes onde possa proporcionar o acúmulo das aves.

Dessa forma, e seguindo as dicas do nosso artigo, você vai saber como afastar os pombos que estão rodeando sua localidade sem ferir os animais ou agredir a natureza.

Por fim, se você mais algumas dicas de como espantar pombas, veja o vídeo do canal Biólogo Zero.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse