Nice Content News

Morar sozinho é um desafio e tanto. Claro, você tem mais liberdade e consegue transformar aquele espaço em algo seu, repleto de sua personalidade. Entretanto, são muitas responsabilidades que não podem ser negligenciadas: arrumar a casa, mantê-la limpa, fazer as compras do mês, por o lixo para fora, entre outras.

Um dos maiores desafios para quem não conta com o auxílio de ninguém é fazer pequenos consertos e reparos quando preciso. Saber como trocar uma lâmpada ou a resistência do chuveiro, ou ainda resolver o vazamento de uma torneira, são conhecimentos muito úteis para quem está nessa situação. Isso sem contar que a pessoa deve estar preparada com as ferramentas certas em casa, como martelo, furadeira elétrica, alicate, entre outros.

Se você tem dúvidas sobre como aprimorar essas habilidades, o texto abaixo irá ajudá-lo.

O que este artigo aborda:

Como desenvolver habilidades com ferramentas e consertos morando sozinho?
Como desenvolver habilidades com ferramentas e consertos morando sozinho?
Pin It

Ferramentas que não podem faltar

Comece adquirindo todas as ferramentas que irão ajudá-lo a fazer consertos em casa. Existem algumas que são primordiais e que se destacam por sua utilidade, já que podem ser usadas em diversas situações.

O martelo é uma delas, utilizado caso você queira pregar algo na parede. Os modelos com cabeça bifurcada são mais úteis, pois servem para extrair pregos. Já a chave de fenda e a chave phillips também são indispensáveis, sendo que a primeira tem ponta reta e plana, enquanto a segunda tem uma ponta fina em formato de cone. Essas ferramentas irão ajudá-lo a apertar ou folgar parafusos, além de montar móveis.

O alicate universal é muito útil para apertar porcas e parafusos, além de remover pregos. Ele também ajuda a puxar e juntar fios ou mesmo cortar e dobrar arame. Por sua vez, a furadeira elétrica é uma aliada indispensável para instalar quadros, prateleiras e televisores, por exemplo.

A chave inglesa irá ajudá-lo quando for preciso segurar ou torcer objetos que estejam muito apertados, como fixadores ou porcas — modelos ajustáveis são melhores opções. Você também pode incluir na sua caixa de ferramentas o estilete, para ter cortes mais retos e precisos; fita isolante, que irá prevenir um vazamento no encanamento ou evitar curto-circuito; e a escada, que irá auxiliá-lo a alcançar locais mais altos, além de permitir que você troque a lâmpada.

Reparos simples que você pode fazer em casa

Com o seu kit de ferramentas preparado, é hora de conhecer alguns procedimentos mais simples que você pode fazer por conta própria. Entendê-los é importante para fazer a manutenção da casa e conseguir contornar pequenos imprevistos, evitando assim ter sua rotina atrapalhada — além de economizar dinheiro com profissionais.

Um dos principais temores são os vazamentos de torneiras. Geralmente, isso ocorre quando a borracha vedante está frouxa, rachada ou saiu do lugar. Neste caso, deve-se fechar o registro e utilizar a chave-inglesa para desmontar a torneira. Já o vedante é retirado utilizando uma chave de fenda de bico fino.

Agora, se o vazamento estiver no encanamento, deve-se utilizar uma chave de rosca para retirar o que foi danificado. Também deve-se utilizar fita veda rosca nas extremidades do cano novo, utilizando novamente a chave de rosca para colocá-lo e ajustá-lo ao encanamento.

Quem tem chuveiro elétrico também precisa conhecer como substituir a resistência dele, garantindo aquele banho quente. Aqui, o primeiro passo é desligar o disjuntor, para que você não tome choque durante o processo. Depois, desrosqueie a tampa do chuveiro seguindo a direção da seta. Veja como a resistência queimada foi montada (pode até tirar uma foto) e retire-a com um alicate de ponta, colocando uma nova no lugar. Antes de ligar o disjuntor novamente, deixe a água cair por alguns minutos.

Quer pendurar um quadro para dar aquele toque de personalidade para sua casa? Para isso, é preciso ter parafusos, furadeira e bucha para o serviço. Antes de furar a parede, use lápis HB para marcar o local em que o quadro será colocado — o recomendado é que ele fique a cerca de 1,60m do chão.

Agora, se você quer cobrir buracos na parede, não há muito mistério: será preciso massa corrida e lixa fina. Primeiro, você deve espalhar a massa com o auxílio de uma espátula pequena, cobrindo os buracos. Deixe secar por cerca de 3 horas e em seguida, utilize uma lixa fina (320 ou 400) para finalizar o acabamento.

Caso a pia da sua casa fique entupida, a primeira dica é utilizar os desentupidores para desobstruir a pia. Porém, se isso não resolver a questão, pode ser que haja algo no sifão atrapalhando a saída de água. Assim, será preciso desenroscar as extremidades e remover os detritos nele. Limpe o sifão com cuidado, utilizando uma escova, e volte a enroscá-lo no restante do encanamento.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse