Nice Content News

O que é tecnologia da informação, ou seja, o que é TI? Como o TI é presente em nosso cotidiano e de que forma seus sistemas são distribuídos dentro do conceito? Quais são as soluções de TI? Essas são as perguntas que responderemos hoje, explicando o que é tecnologia da informação e de que maneira ela é dividida dentro de si mesma. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

O que este artigo aborda:

O que é tecnologia da informação? – Conceito e subdivisão!
O que é tecnologia da informação? – Conceito e subdivisão!
Pin It

O que é tecnologia da informação: conceitos básicos

Afinal, o que é tecnologia da informação? A gestão da informação por um computador é a base da tecnologia da informação. Hoje vamos descobrir juntos todos os principais conceitos das tecnologias da informação.

Vamos partir, portanto, da definição de ciência da computação como aquela disciplina que lida com a codificação, armazenamento, transmissão e processamento de informações, onde por informação entendemos qualquer mensagem ou elemento cognitivo que pode ser comunicado a outros ou adquirido de outros.

O homem sempre comunicou com o objetivo de transferir informação. De fato, comunicar-se tem sido uma necessidade primordial que une diferentes épocas. Em cada um desses diferentes procedimentos de comunicação foram procurados, eficazes para a época em que foram feitos, então vamos pensar no graffiti, código morse e, finalmente, na internet.

Para responder a sua principal dúvida que é o que é tecnologia da informação, vamos ler sobre alguns conceitos, esses que são:

  • Sistemas de processamento;
  • Hardware e software;
  • Lógica binária.

1. Sistemas de processamento

A partir da década de 1950, a TI sofreu uma profunda evolução, de fato, graças à miniaturização dos componentes eletrônicos, à redução de preços e ao uso de interfaces de dispositivos muito mais amigáveis: o computador eletrônico entra plenamente na vida dos todos nós.

Mas, quais são as fases de trabalho de um computador? Para entender isso podemos examinar a metodologia a partir das fases cognitivas de cada ser humano e em geral encontramos:

  • A fase de entrada;
  • A fase de processamento;
  • A fase de saída.

A fase de entrada é uma fase de aquisição de informações, o dispositivo poderia fazê-lo através de periféricos como teclado ou mouse. Uma fase de entrada de dados também pode ocorrer através de sensores configurados adequadamente: vamos pensar em uma sonda de temperatura que adquire quantos graus existem em uma sala.

Outro exemplo poderia ser a simples adição de dois números, nesta fase o computador simplesmente pedirá que você insira os valores de número 1 e número 2.

A segunda fase, por outro lado, é o processamento, uma vez que a informação é adquirida, os dados fazem sentido. Voltando ao exemplo anterior, o computador realiza a soma entre number1 e number2.

A última fase é a fase de saída, onde os dados são interpretados de forma a serem facilmente utilizáveis pelo usuário da máquina. A partir do exemplo da soma nesta fase se tem a serigrafia do resultado da soma dos dois números.

Assim, tendo visto o conceito de informação e comunicação que então representa as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), passemos a dois dos principais conceitos da tecnologia da informação: Hardware e Software.

2. Hardware e software

O que é tecnologia da informação se não um amontoado de softwares e hardwares? Analisando os conceitos básicos da ciência da computação vemos o que compõe um dispositivo de computador ou os dois componentes principais: o hardware e o software que estão fortemente ligados entre si.

O hardware representa tudo o que podemos tocar com a mão em um computador, tanto por fora quanto por dentro. Referimo-nos tanto a todos os componentes montados no dispositivo quanto aqueles conectados à mesma máquina, ou seja, os periféricos.

Por exemplo, o caso de um PC e tudo o que ele contém junto com os periféricos conectados representam o hardware da máquina.

Por software, por outro lado, entendemos tudo o que não podemos tocar fisicamente em um computador, isso representa todo o conjunto de programas e informações gravadas em discos rígidos e mídias magnéticas, mas também em pen drives, CDs, DVDs, etc.

Se pensarmos nas smart TVs modernas, encontramos o hardware e toda uma série de softwares que nos permitem navegar na Internet, ver conteúdo adicional, YouTube e muito mais. Google Meet, Google Docs e WordPress, por exemplo, são todos os softwares de aplicativos que usamos todos os dias.

3. Lógica binária

A lógica binária é muito importante, pois é o princípio de funcionamento de um computador. Supondo que um computador seja composto por milhões de circuitos eletrônicos, estes só podem assumir dois estados, muito parecidos com o que vemos todos os dias em casa com eletricidade: vamos pensar em uma lâmpada, que pode ser ligada ou desligada, estado 1 e estado 0.

Um fenômeno simples caracterizado pela presença dos estados em questão que representam plenamente a lógica binária, um princípio válido para todo dispositivo eletrônico. Daí vem o conceito de bit (Binary Digit), de Byte e consequentemente as unidades de medida com seus múltiplos e submúltiplos.

Em resumo: o que é tecnologia da informação?

Falamos sobre alguns conceitos básicos da tecnologia da informação, mas o que exatamente ela é? Bem, para finalizar, a tecnologia da informação, ou simplesmente “TI”, trata-se de um verdadeiro conjunto de programas, soluções e até mesmo atividades que tem por finalidade principal o armazenamento, a transmissão, a produção e, principalmente, a segurança das informações em geral. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse