Nice Content News

Que a maior parte das pessoas não conseguem organizar as suas finanças da forma correta, não é segredo para ninguém. Mas você já imaginou o que pode ser a raiz desse problema? De forma abreviada, podemos dizer que uma série de fatores contribui para esse percalço, no entanto, o descontrole em relação às despesas é o principal deles. Para ajudar a resolver este problema, o ideal é contar com a ajuda de uma planilha de controle financeiro.

Por meio dela, você terá condições de manter todas as suas despesas ao seu alcance, evitando assim sofrer com as surpresas indesejáveis.

Isso porque a utilização de uma boa planilha de controle financeiro faz com que você possa ter uma visão geral da sua renda mensal, assim como as suas despesas corriqueiras.

Além do mais, a planilha de controle financeiro também pode ajudá-lo a verificar rapidamente quais dos gastos podem ser cortados ou reduzidos, de modo que seja possível alcançar os seus objetivos.

Para ajudá-los a saber mais sobre a planilha de controle financeiro, os seus benefícios e onde você pode conseguir a sua, criamos o guia a seguir.

Sendo assim, para saber mais sobre todas essas informações, continue lendo este texto e descubra tudo que reunimos sobre o tema.

O que este artigo aborda:

Planilha de controle financeiro
Planilha de controle financeiro
Pin It

O que é uma planilha de controle financeiro?

A planilha de controle financeiro (ou planilha de gastos) nada mais é do que uma planilha responsável por elencar todos os gastos e as despesas, organizando corretamente cada uma delas.

Trata-se de um excelente instrumento, capaz de ajudar a poupar dinheiro e alocar os gastos corretamente, evitando despesas supérfluas e melhorando a vida financeira das pessoas.

Não existe um padrão de como as planilhas devem ser elaboradas. Basta utilizar uma caneta e papel, e começar a escrever as suas despesas e gastos.

No entanto, também é possível utilizar as planilhas do Excel, que oferecem muito mais praticidade na vida das pessoas.

O que se deve levar em consideração é que a planilha possa oferecer uma visão ampla de todas as suas despesas e dos rendimentos, de modo que seja possível identificar o lugar para onde está indo o dinheiro.

Quais são as informações indispensáveis na hora de criar uma planilha?

Na hora de criar uma planilha, é facultado escolher as informações que desejar e incluí-las no documento. Você pode incluir em sua planilha apenas os gastos referentes a uma ferramenta, como o cartão de crédito ou mesmo os gastos gerais (nesse caso, é ideal inserir todas as informações possíveis para se ter uma ideia dos gastos e da destinação).

Abaixo, você pode conferir os principais itens que não podem faltar na hora de criar uma planilha de controle financeiro:

  • A sua renda total;
  • O valor que paga pela sua moradia (incluindo telefone, internet, gás, luz, água e etc);
  • O valor gasto com alimentação, seja ele as compras de supermercado ou saídas para comer fora;
  • O valor gasto com transporte;
  • O valor gasto com saúde (incluindo remédios e academia);
  • O valor dos gastos pessoais, como acessórios e roupas;
  • O valor gasto com o seu bem-estar e lazer (incluindo despesas com serviços de streaming, viagens ou mesmo os gatos realizados no final de semana no happy hour com os seus amigos).

Uma boa dica na hora de fazer a sua planilha é considerar os gastos anuais, ou seja, isso implica dizer que é mais fácil fazer levando em referência aquilo que é gasto no ano, pois existem algumas despesas que só ocorrem no final do ano, como é o caso do IPTU, IPVA, material escolar, matrícula dos filhos, entre outros. Ao somar todas as despesas e fazer uma planilha anual, a tarefa se torna muito mais simples.

Tipos de planilhas

Inicialmente, podemos dizer que qualquer planilha de controle financeiro segue uma lógica comum de uso pessoal, onde você precisa anotar todas as despesas e receitas, para que seja possível retornar o cálculo envolvendo o valor que sobra do seu dinheiro.

Determinadas opções utilizam cores, números e fontes diferentes para criar um alerta aos usuários caso ele ultrapasse a margem disponível para o seu empréstimo.

Além do mais, essas planilhas precisam ajudá-los a visualizar as maiores despesas, o patrimônio disponível e a renda mensal.

A seguir, separamos as principais planilhas de controle financeiro que você pode utilizar para organizar as suas finanças, são elas:

Planilha de controle financeiro pessoal

Este tipo de planilha é ideal para aquelas pessoas que desejam organizar a sua vida financeira, de modo a registrar sua renda e as suas despesas totais, permitindo saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Por meio dessa planilha, você pode manter organizadas as suas finanças, assim como avaliar o orçamento e fazer um balanço dos gastos de forma mais simples e clara.

Planilha de controle financeiro da família

Se você quer ter um controle maior dos gastos e da vida financeira de toda a sua família, integrando as receitas e os gastos de cada participante, essa opção pode ser bastante interessante.

Por meio desta planilha, você consegue garantir uma visão ampla de toda a renda familiar, assim como das despesas de sua casa, o que permite regular corretamente tudo que entra e sai.

Planilha de controle financeiro empresarial

A planilha de controle financeiro empresarial é indicada para quem é autônomo, MEI e microempreendedor individual, tendo em vista que a partir dela, você consegue separar as contas pessoais das contas do seu negócio.

Além do mais, é preciso que os empreendedores saibam separar esses gastos de maneira natural, ou seja, aquilo que for da empresa é uma coisa, e aquilo que for pessoal é outra.

Assim, dá para ter controle do fluxo de caixa da sua empresa, sem ter que misturar as despesas e receitas familiares, o que poderia causar um descontrole total das finanças.

Planilha de orçamento para o casamento

Tendo em vista se tratar de um evento que envolve uma grande quantidade de gastos, como é o caso do casamento, ele também precisa de uma planilha de controle financeiro.

A justificativa para isso é que a cerimônia requer gastos antes mesmo do evento, devido aos fornecedores, itens de decoração, etc. O bom de tudo isso é que dá para contar com a ajuda de ambos os cônjuges para organização das finanças.

Nesse caso, é interessante criar uma tabela envolvendo todos os gastos para se ter um maior controle das despesas relacionadas à celebração da união.

Essa atitude já estimula o casal a lidar com as suas finanças e ter um controle financeiro maior, de modo que eles possam evitar dívidas e descontrolar as suas finanças.

Além do mais, no período que antecede o casamento, é comum que os noivos estejam comprando os móveis da casa ou até mesmo financiando a sua casa própria.

Assim, ter um controle financeiro é imprescindível para fazer tudo isso sem descontrolar as finanças.

Planilha para controle das contas

Se você se descontrolou e acabou comprando mais do que o seu dinheiro pode pagar, e agora se encontra com uma imensa quantidade de boletos vencidos, saiba que esta planilha é uma boa escolha. Por meio dela, você pode escalonar todas as suas dívidas e criar uma ordem de pagamento de cada uma delas.

Planilha para comprar ou alugar um imóvel

A dúvida sobre comprar ou alugar um imóvel paira na cabeça de muitas pessoas, principalmente aquelas que estão controlando as suas finanças.

Isso porque, se optar por financiar, o valor será extremamente alto, custando quase o dobro do preço do imóvel. Já se a pessoa optar por alugar, terá que ter um controle de aluguel de imóveis corretos para evitar a inadimplência.

Independente de qual seja a escolha, você pode contar com a ajuda de uma planilha de controle financeiro.

Vantagens da planilha de controle financeiro

Saber realmente o valor que você recebe mensalmente e as suas despesas é a principal vantagem de uma planilha de controle de orçamento pessoal.

Depois disso, você pode melhorar seus padrões de consumo. Basta determinar o chamado custo de vida com base em suas despesas básicas para se sustentar.

Outra vantagem é a capacidade de construir reservas de contingência. Suas informações de custo de vida serão usadas como base para esta reserva. 

Outro grande benefício é poder economizar para o futuro. Isso permitirá que você alcance seus objetivos financeiros e viva uma vida mais confortável.

Todo mundo conhece alguém com uma renda escassa que pode fazer milagres com dinheiro. Qual é o segredo? A repetição nunca é demais: disciplina e controle dos gastos.

Tais pessoas nunca gastam tudo aquilo que elas ganham, mantendo sempre a sua despesa aquém do seu salário. Eles podem nem ter planilhas.

Mas é claro que eles têm algum controle, sabem exatamente quanto ganham, quais contas têm que pagar e quanto resta.

Além disso, temos que o controle das finanças pode proporcionar a chance de investir mais dinheiro e capitalizar a sua renda. Isso porque ao saber exatamente os seus gastos recorrentes, você também pode verificar o dinheiro que irá sobrar para os investimentos.

Portanto, podemos dizer que a planilha de controle financeiro é responsável por aumentar a margem de investimentos por parte das pessoas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse