Nice Content News

O Blockchain, quando introduzido pela primeira vez, conquistou o mundo inteiro. Na época em que ele surgiu havia muitas previsões de como ele poderia ser usado e quais campos seriam transformados por essa tecnologia, tornando-a mais segura e transparente.

Como você já deve saber, a tecnologia foi largamente utilizada na área financeira, ajudando milhares de pessoas que queriam abrir contas para começarem a investir especificamente em criptomoedas.

Entretanto. Uma das grandes expectativas do uso do blockchain estava nas eleições. Em meio às muitas especulações de seu escopo e praticidade, o estado americano da Virgínia foi capaz de conduzir com sucesso suas eleições por votação na internet através do blockchain.

Conforme estabelecido pela Declaração de Princípios para Observação Eleitoral Internacional, uma eleição democrática deve ter uma lista precisa de eleitores qualificados, usar equipamentos que esclareçam suas escolhas e incentivar os cidadãos a participar efetivamente. 

No entanto, nem sempre essas condições são atendidas ou seguidas com precisão e a dificuldade de votar para muitas pessoas manteve a porcentagem de votos extremamente baixa, com cerca de metade dos eleitores registrados participando regularmente.

Talvez seja hora de olhar para outras possibilidades. Com o surgimento do blockchain, é possível que tenhamos encontrado a resposta?

O que este artigo aborda:

Blockchain pode ser usada para eleições mais seguras
Blockchain pode ser usada para eleições mais seguras
Pin It

Como funciona?

Antes de analisar como o blockchain pode renovar o sistema eleitoral atual, vamos ver como ele funciona. 

O sistema essencialmente mantém o controle de cada passo com registros. O mecanismo usa criptografia para proteger dados e vincular transações entre si, impossibilitando qualquer alteração ou adulteração.

O Blockchain permite a votação móvel, que pode ser feita online. Ainda é necessário um processo de recenseamento eleitoral para definir quem pode e quem não pode participar. 

Assim que o registro for concluído, cada pessoa receberá um token que permite votar uma vez. A tecnologia também elimina a necessidade de uma agência central, quando cada eleitor cadastrado é um nó por si só.

Por que blockchain?

O desenvolvimento do Blockchain parece ser uma maneira muito segura de lidar com a maioria dos problemas óbvios com os atuais sistemas de votação.

Aqui estão as duas preocupações mais reconhecidas que o sistema eleitoral democrático está enfrentando atualmente:

1. Preocupações com segurança

A segurança do voto sempre foi um dos maiores problemas enfrentados por todas as eleições democráticas. 

Mantê-los seguros é de extrema importância do ponto de vista tecnológico e político. 

Com blocos vinculados a vários outros, é o mais seguro possível, tornando o sistema quase impossível de hackear.

No sistema atual, há a necessidade de uma agência central para supervisionar todo o processo. 

Ao introduzir a votação móvel, cada voto pode ser verificado logo após ser feito, permitindo que cada um seja contado imediatamente. 

O sistema de contabilidade distribuído é responsável por violações mínimas de segurança.

2. Preocupações com a transparência

Outro aspecto que o público gostaria de ver implementado é aumentar a transparência das eleições. 

A maneira de conseguir isso é ter plataformas de código aberto que permitam aos cidadãos auditar o aplicativo. 

Algumas startups estão criando várias plataformas desse tipo, incentivando o público a participar do processo.

Follow My Vote é uma dessas plataformas gringas de código aberto que usa IDs e webcams emitidos pelo governo. 

A plataforma permite que os eleitores façam suas escolhas e as verifiquem online.

O VoteWatch possui uma tecnologia personalizada que evita a varredura de cédulas mais de uma vez e ainda permite que as unidades de votação sejam registradas e rastreadas. 

Ainda existem muitas outras startups com suas próprias ideias tecnológicas em ascensão que podem ser usadas ​​de forma eficaz para apoiar uma significativa mudança na forma como conduzimos as eleições atualmente.

Qual é a tendência?

Parece que o sistema eleitoral definitivamente precisa de uma reformulação. Mas isso também significa que determinadas leis também podem precisar de grandes reformas. 

Também é justo considerar o surgimento de novas tecnologias que poderiam invadir um sistema que pensávamos ser inquebrável. 

A única maneira aqui é testar passo a passo, até porque uma grande mudança como essa certamente terá muitos obstáculos ao longo do caminho. Mas para o progresso da nação, é necessário nos acostumarmos com a mudança.

Por fim, se você quer saber mais da tecnologia blockchain, veja o vídeo do canal Area Bitcoin.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse