Nice Content News

Quem tem um estabelecimento comercial sabe o quão importante é cuidar da fachada da loja para atrair clientes.

Afinal, para que as pessoas optem por seu estabelecimento na hora da compra, é preciso que saibam que ele existe e se sintam atraídas a frequentá-lo. 

Por isso, comerciantes de todos os nichos buscam por maneiras de chamar a atenção de potenciais consumidores, com cores fortes, letreiros luminosos, placas indicativas e outras estratégias que visam captar a atenção dos transeuntes. 

Entretanto, não basta o investimento inicial para que a fachada cumpra sua função de identificar o estabelecimento de forma atrativa.

Afinal, com o tempo e a ação de intempéries como chuva, sol forte, vento, maresia, entre outros fatores, aos poucos a beleza de pinturas e outros elementos utilizados para a confecção da fachada pode se perder. 

E, pior do que não ter fachada alguma, é ter uma entrada de loja que pareça abandonada e descuidada, pois isso pode afastar em vez de atrair clientes. 

A manutenção de fachadas, porém, não é tarefa simples e pode representar uma fatia considerável do orçamento da empresa, não sendo viável em todos os casos.

Para evitar esse tipo de problema, vale a pena investir em fachadas em ACM, que aliam beleza, sofisticação e durabilidade muito maior do que a de outras soluções de revestimento externo disponíveis no mercado. 

Conheça mais sobre essa opção a seguir e descubra por que você deveria investir em uma fachada em ACM para seu estabelecimento o mais rápido possível. 

O que este artigo aborda:

Fachada em ACM para loja
Fachada em ACM para loja
Pin It

O que é ACM?

A sigla ACM deriva do termo em inglês aluminium composite material, ou material de alumínio composto, em tradução livre e como também podemos denominá-lo.

O ACM é vendido no formato de chapas, que são fabricadas a partir da junção de uma chapa de polietileno prensada entre duas de alumínio.

Além disso, as peças contam com pintura externa em poliéster, a mesma utilizada em automóveis, o que confere cor vibrante e acabamento sofisticado ao material. 

Dentre as características do ACM podemos destacar sua leveza e durabilidade, que fazem com que a instalação seja bastante simples, com excelente custo-benefício. 

As fachadas de alumínio composto também podem ser incrementadas com formatos diferenciados, iluminação em led e mix de cores, chamando ainda mais atenção para seu estabelecimento.  

Quais são as vantagens do alumínio composto?

Além da variedade de ideias de montagens de fachadas nas quais o ACM pode ser empregado, podemos destacar sua resistência. 

As placas podem ser expostas a variação climática sem correrem o risco de sofrer danos, protegendo a estrutura nas quais estão instaladas. 

Por essa durabilidade, o ACM é recomendado mesmo para estabelecimentos litorâneos, por exemplo, que sofrem diariamente com a ação da maresia, e onde outros materiais não se adaptam tão bem. 

Como as placas de alumínio composto podem ser encontradas em diferentes cores e texturas, o material é ideal para quem quer reproduzir a identidade visual da marca na fachada, o que agrega valor e ajuda a distinguir o estabelecimento em meio a outros. 

Além disso, é possível simular elementos como aço escovado, madeira, prata e ouro usando o ACM, o que permite a criação de estruturas criativas e modernas, sem abrir mão da qualidade. 

Outras qualidades do ACM incluem, ainda, o isolamento térmico e acústico, já que as três placas que compõem o material conseguem bloquear raios solares e a transferência de temperatura entre o ambiente interno e o externo, bem como sons altos e desconfortáveis.

Por fim, não podemos deixar de citar a economia proporcionada pelas fachadas em ACM.

Além de ser um material cuja aquisição é acessível, por serem duráveis, o dono do estabelecimento não precisará se preocupar com trocas e substituições das peças de tempos em tempos, o que representa uma grande economia no médio e longo prazo. 

Instalação e manutenção 

Diferente de pinturas, texturas e outros tipos de revestimentos existentes no mercado, as fachadas em ACM têm instalação limpa, rápida e muito prática.

Para fazê-la com qualidade e garantir o resultado desejado, recomenda-se contar com o auxílio de profissionais capacitados, bem como fazer a aquisição das chapas de ACM apenas com fornecedores de confiança. 

Antes da compra, meça o local onde os painéis de ACM serão montados cuidadosamente, garantindo que as dimensões obtidas estejam corretas, para que as placas se encaixem perfeitamente, sem deixar vãos ou sobras de material. 

As placas também só devem ser levadas ao local de instalação no momento da montagem. Antes disso, o armazenamento do ACM deve ser feito na posição horizontal e em local totalmente plano, para que as peças não empenem. 

Para fixar as chapas, o montador deve preparar as estruturas auxiliares, que devem estar niveladas para garantir o encaixe correto das placas em seguida.

O ACM já vem de fábrica pronto para uso, precisando apenas ser limpo para a melhor aderência da fita dupla face que irá ser colada à estrutura auxiliar, que também deve estar devidamente higienizada. 

Após finalizada a colagem, o profissional responsável deve cuidar da vedação, que é feita com silicone, injetado na junta de dilatação localizada entre uma placa e outra. 

Por fim, deve-se retirar a fita de proteção e o filme que envolve as placas e o processo está finalizado, sem maiores dores de cabeça.

Se bem cuidadas, as fachadas em ACM podem durar mais de 30 anos. Para assegurar a beleza das placas por mais tempo, basta realizar sua limpeza periodicamente. 

Para isso, é só utilizar água e detergente neutro, aplicados em movimentos circulares e suaves, com o auxílio de pano, bucha ou esfregão macio para não riscar as peças. 

Em seguida, enxágue com água corrente, que pode ser aplicada com uma mangueira normal ou lavadora de alta pressão.

Por fim, seque as chapas com cuidado para evitar manchas. Esse processo deve ser feito utilizando pano macio e seco, de preferência 100% algodão, e também sempre em movimentos circulares.

Para remover sujeiras mais pesadas, como pichações, por exemplo, é só utilizar álcool isopropílico e, em caso de dúvidas, o fabricante deve ser consultado para indicar como agir sem prejudicar a beleza e a durabilidade do ACM.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse