Nice Content News

O que é teste AB? Você já ouviu falar em teste AB? Aqui está uma explicação completa de o que é teste AB, para que servem e por que são importantes, principalmente se você tiver um e-commerce. Como funciona gestão de tráfego?

Testes e experiências são técnicas muito utilizadas no mundo do marketing online, com vista à otimização das páginas web, ao aumento do desempenho de um site ou às taxas de conversão das campanhas publicitárias, mas, sobretudo, do comércio eletrônico.

O teste AB é uma das ferramentas mais úteis para esse fim e é uma das estratégias mais conhecidas e apreciadas. Mas, em que exatamente consiste e como implementá-lo corretamente? O que é teste AB? Vamos ver juntos as principais características de um teste AB eficaz e algumas ideias para que isso aconteça. Leia conosco. vamos lá!

O que este artigo aborda:

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!
O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!
Pin It

O que é teste AB?

Afinal, o que é teste AB? No momento em que um site é publicado, uma landing page é colocada online ou uma campanha publicitária é iniciada, é apenas o início de um processo indispensável de monitoramento dos resultados e experimentos visando otimizar o desempenho do trabalho realizado.

A possibilidade de melhorar o desempenho é o que nos impulsiona a implementar testes específicos, incluindo testes AB.

Trata-se de um sistema que visa entender como o público reage ao que é proposto, administrando várias versões de um conteúdo, por exemplo, o mesmo anúncio, a mesma página ou o mesmo título, imagem ou botão.

As diferentes versões são geralmente chamadas de versão A e versão B, ou mesmo original e variante. Entender o que o público pensa sobre o que é oferecido é essencial para entender o que funciona e, o que não funciona, o que é melhor recebido e o que quando testado, oferece o melhor desempenho.

Os resultados desses testes devem ser cuidadosamente registrados como números, porcentagens e dados, cuidadosamente analisados e então usados para construir uma otimização válida do produto online.

Por que fazer testes AB?

Já sabemos o que é teste AB, mas, e como fazê-lo no marketing digital? Um experimento como o teste AB serve para coletar dados quantitativos importantes. É uma ferramenta poderosa, pois pode ser aplicada a qualquer conteúdo online, e ser um aliado válido para testar diferentes tipos de desempenho e conversões, como vendas, cliques em um “Call To Action”, duração das visitas, taxa de rejeição e assim por diante.

Também pode ser implementado em todas as partes do conteúdo: cores, títulos, layouts gráficos, etc, permitindo isolar e maximizar a eficácia de todos os componentes de um projeto digital.

Uma maneira rápida de trabalhar, com feedback imediato e repetível quantas vezes forem necessárias, é isso que faz do teste AB uma arma com enorme potencial.

Como realizar um teste AB?

Agora que entendemos o que é teste AB e para que serve, e por que é uma ferramenta tão popular, vamos ver quais são os elementos básicos para configurar um.

Existem algumas variantes a serem consideradas ao planejar e projetar um teste AB, e elas dizem respeito tanto à ideia a ser testada, quanto ao prazo do teste em si, aos objetivos a serem traçados e ao público que será o alvo do experimento.

O objetivo a ser medido

Um passo fundamental para começar a montar um teste AB é identificar quais resultados você gostaria de obter por meio do experimento.

Você quer aumentar os assinantes de uma newsletter? Aumentar as visitas em uma página de destino? Dar um impulso ao percentual de vendas de um determinado produto? Para cada objetivo é necessário identificar claramente as métricas a serem medidas, ou seja, as principais métricas de desempenho, que devem ser analisadas antes, durante e no final do experimento.

São esses indicadores de desempenho que determinam em que medida os objetivos definidos foram alcançados. Uma vez estabelecidos os resultados do teste alvo, será necessário identificar os elementos que, se modificados, se estima que tenham um impacto positivo nesse indicador de desempenho.

Conhecer o seu público, suas características e hábitos de navegação com precisão suficiente será essencial para ter clareza sobre aqueles detalhes que, pelo menos em teoria, têm potencialmente um forte impacto no público, e se essa teoria tem ou não fundamento, o teste dirá com certeza.

O público alvo

Além das análises qualitativas sobre o público-alvo, para proceder a um teste AB, deve-se determinar um dado puramente quantitativo, ou seja, o tamanho da amostra de usuários que desejarem participar do teste. Ou seja, você pode decidir se todo o público participará da prova ou apenas uma parte dela que for considerada relevante. 

Qual será o tamanho da amostra considerada? A regra puramente estatística diz que quanto maior o tamanho da amostra, mais válidos e relevantes são os resultados obtidos.

Não existem fórmulas matemáticas universalmente válidas para determinar o tamanho de uma amostra do público, mas existem várias ferramentas na rede que, uma vez elaboradas algumas informações básicas fornecidas pelo gestor do experimento, são capazes de fornecer uma aproximação do melhor tamanho de amostra para o experimento, além de outros detalhes como o tempo de execução mais adequado.

Esperamos que tenha gostado desse artigo do Nice Content News, fique a vontade para explorar nossos outros temas apresentados aqui. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse