sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 23/09/2022 02:34:24
Nice Content News

A fotografia de alimentos, ou fotografia de restaurante, é um dos trabalhos favoritos para muitos fotógrafos. Mas, afinal, como é possível tirar fotos profissionais para restaurantes? 

Embora esse seja um trabalho que agrada a muitos fotógrafos, não é raro encontrar profissionais iniciantes nesse tipo de foto que possuem muitas dúvidas. Algumas delas são: como obter a melhor luz? Como fazer tudo parecer coeso?

Bem, é para isso que serve este post. Abaixo você encontrará algumas dicas que irão melhorar instantaneamente a fotografia do seu restaurante ou dos seus clientes. 

Continue a leitura e confira! 

O que este artigo aborda:

Dicas para tirar boas fotos para restaurantes

Não importa se você é dono de um restaurante e deseja tirar suas próprias fotos, ou se é um fotógrafo inicialmente em fotografia de alimentos, confira a seguir algumas dicas importantes para tirar boas fotos de comidas. 

Pratos de um restaurante com um cozinheiro atrás

1. Vá para a luz

A regra número 1 na fotografia de restaurantes? Vá para a luz! Tente sempre fotografar ao lado de uma janela, incluindo selecionar um conjunto de mesas com antecedência. 

Se é um fotógrafo, peça para que o restaurante abra/feche as cortinas e até mesmo aproxime as mesas de uma janela. 

Porque, se você não estiver fotografando com boa luz, é incrivelmente difícil tirar boas fotos. 

2. Trabalhe dentro de um esquema de cores

Para capturar totalmente a “essência” do restaurante em que você está fotografando, fotografe pratos que funcionem dentro do esquema de cores daquele restaurante. 

Ao selecionar um esquema de cores, use a decoração do restaurante como inspiração. É um espaço neutro? Então toques de cor em seus pratos podem ser lindos. É todo branco? Opte por cores mais ricas e profundas para contrastar.

3. Trabalhe em triângulos

Para aproveitar ao máximo vários pratos, atire nos itens em grupos de três, criando triângulos. Os triângulos naturalmente criam fotos dinâmicas, pois os triângulos têm a quantidade mínima de lados necessária para formar uma forma completa. 

Portanto, agrupar as coisas em triângulos cria estrutura e simplicidade. Quando feito corretamente, os triângulos criam um equilíbrio harmonioso em uma fotografia.

4. Use as mãos no quadro

Restaurantes significam comer em comunidade ao redor de uma mesa. Eles são sinônimo de união e intimidade. Como tal, adicionar o elemento humano de uma mão dentro de seu quadro traz essa sensação de comer em comunidade.

Contanto que eles não estejam ocupados, não hesite em perguntar aos servidores se eles podem dar uma mão para sua foto. Para que você aproveite ao máximo o tempo deles, configure a foto inteiramente primeiro, para usá-los apenas para um clique rápido. 

Algumas ideias fáceis: peça para eles segurarem uma bebida ou um prato. 

5. Elimine a desordem desnecessária

Saleiros, copos de água, menus… embora não nos incomodem quando comemos, não têm lugar na fotografia de restaurantes. Certifique-se de remover todos os itens desnecessários para sua foto, pois eles só farão com que a mesa pareça bagunçada e desordenada.

Além disso, quanto menos itens em sua mesa, mais seus olhos serão atraídos para as coisas que importam: os próprios pratos. Afinal, você quer que a comida se destaque!

6. Equilibre fotos de prato único com fotos de mesa completa

Para tirar o máximo proveito de suas fotos, obtenha uma combinação de fotos de prato único e fotos de mesa mais amplas e completas. 

Como fotógrafo de restaurante, você deseja entregar fotos que possam ser usadas de todas as maneiras possíveis – no site do cliente, em suas redes sociais, na imprensa e assim por diante. Então, quanto mais variadas forem suas fotos, melhor.

E acima de tudo, divirta-se com isso. Se você estiver se divertindo, relaxando e confiando em suas habilidades, isso aparecerá em suas fotos.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu algumas dicas importantes para quem deseja tirar fotografia profissional para restaurantes. 

Tenha em mente que, como um empreendedor dono de estabelecimento de comida, é muito importante investir em fotografia de alta qualidade para atrair clientes. 

Caso seja um fotógrafo, precisa se dedicar ao máximo para tirar excelentes fotos de comidas para que o seu cliente fique satisfeito. 

Tenha em mente que as fotos são capazes de chamar a atenção das pessoas e despertar o interesse nelas. Isso é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, mas, sem dúvida, é essencial para restaurantes! 

por fim, se você quer mais algumas dicas sobre fotografia profissional para restaurante, veja o vídeo do canal Andreia Marliere.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber

8 melhores estratégias para marketing digital que você precisa saber

5 maneiras de gerenciar suas campanhas de forma mais eficaz

5 maneiras de gerenciar suas campanhas de forma mais eficaz

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!