Nice Content News

Primeiramente, você sabe o que é a percepção de valor de um cliente em relação a um serviço, produto ou marca? 

A percepção de valor varia de pessoa para pessoa e podemos dizer que ela é o entendimento que os clientes têm sobre a relação entre os benefícios (qualidade, status, etc) de uma marca na aquisição de um produto ou serviço oferecido.

Resumindo, a percepção de valor é o sentimento que o cliente tem ao consumir uma marca (produto/serviço).  A relação entre o valor cobrado em conjunto com o que é oferecido, levando o consumidor a crer se o que ele paga realmente é tudo o que ele espera levar de benefício.

Ao aumentar a percepção de valor para os clientes é possível cobrar mais sem que o cliente sinta que está pagando demais, pois o valor cobrado é, mais do que “justo”, compensatório, ou seja, ele não está pagando apenas seu devido valor, como também está ganhando mais com isso.

Ela diz respeito à reação de cada um a partir do valor em relação aos benefícios que se tem ao adquirir determinado serviço ou produto. Dessa maneira, podemos dizer que uma boa percepção é condizente com aquilo que é propagado na mídia e em campanhas de marketing

Uma estratégia muito utilizada atualmente pelas empresas é agregar em seu produto/serviço a ideia de exclusividade, fazendo com que o serviço/produto se transforme em algo luxuoso e único, permitindo que o preço aumente sem que o cliente pense que está pagando muito caro pelo serviço/produto.

O que este artigo aborda:

Desenho de uma mulher avaliando uma empresa com cinco estrelas
Desenho de uma mulher avaliando uma empresa com cinco estrelas
Pin It

Como aumentar a percepção de valor para os clientes? 

Com clientes muitos satisfeitos em conjunto com boas estratégias de marketing, o aumento do valor percebido pelos clientes se tornará exponencial. 

Mas como podemos cobrar mais e mesmo assim deixar os clientes mais satisfeitos? 

Antes de tudo, devemos pensar sobre a percepção de valor e seu custo-benefício.

Aqui vão algumas dicas para você que quer aumentar a percepção de valor para os seus clientes:

Invista em qualidade

O retorno do seu cliente é de extrema importância para o crescimento da percepção de valor que será criada. 

Se o produto/serviço não tiver qualidade, excelência, resultado, a propaganda em geral não será positiva, seja ela, através de anúncios ou boca a boca.

Partindo deste pressuposto, qualquer investimento em marketing ou em campanhas de tráfego pago (anúncios online), por exemplo, não será capaz de elevar a reputação do seu produto/serviço.

Sendo assim, invista muito na qualidade dos seus serviços e produtos, e lembre-se que, algumas economias podem parecer boas à primeira vista, mas podem custar caro ao longo dos anos para uma melhor percepção de valor.

Coletando dados sobre quem são seus clientes

A análise do nicho e quem é seu cliente são duas pesquisas essenciais para se fazer antes de se pensar em aumentar a percepção de valor da sua marca. 

Saber quem é seu público-alvo direciona e objetiva seu trabalho e o de sua equipe, tornando mais efetiva qualquer estratégia para o crescimento dessa percepção.

Avaliação dos clientes que já vivenciaram seu produto

Mostrar as opiniões dos seus clientes já fidelizados e muito satisfeitos com a boa qualidade do seu produto/serviço é sempre uma boa ideia para aumentar suas vendas e para concretizar seu nome no mercado.

Utilize entrevistas, opiniões e avaliações sinceras dos clientes tanto como feedback para seu próprio crescimento quanto para a aquisição de novos clientes.

Oferecer um período de teste/experiência

Apesar de não ser possível com todo tipo de produto/serviço, essa alternativa pode ser muito boa.

Oferecer um diferencial marcante para que seu cliente sempre lembre de você é essencial.

Em alguns estabelecimentos, somos tão bem atendidos e tratados que nunca mais esqueceremos a experiência de estar naquele local, ou até mesmo da entrega ou aquisição de determinado produto.

Como exemplo disso podemos citar os hotéis que, devido ao número crescente de concorrentes, oferecem cada vez mais serviços diferenciados para seus hóspedes, como por exemplo uma essência super agradável, mimos, como chocolates de alta qualidade, entre outros.

Quando o impacto é positivo, falaremos sobre a experiência com nossos amigos e familiares e, provavelmente, vamos gostar de retornar ao mesmo local com prazer.

Ter um excelente serviço de atendimento ao cliente

Um serviço confiável, ágil e prático para responder às dúvidas dos clientes com relação ao seu produto pode fazer toda diferença para concretizar sua venda.

Atualmente, a rapidez tanto da entrega quanto da resposta à solicitação do consumidor é o que, muitas vezes, faz o cliente comprar ou não o seu produto, ou mesmo se tornar um cliente fiel.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre percepção de valor e como colocar em prática. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse