Nice Content News

Andar de empilhadeira traz inúmeras responsabilidades. Por esta razão, muitas regras devem ser respeitadas antes e durante o uso da empilhadeira para garantir uma condução segura.

Aqui estão 10 dicas de segurança do portal Nice Content News para diminuir os riscos de acidente com uma empilhadeira.

O que este artigo aborda:

10 Dicas para andar de empilhadeira com segurança
10 Dicas para andar de empilhadeira com segurança
Pin It

1. Inspecione a empilhadeira antes de iniciar o trabalho

Antes mesmo de subir na empilhadeira, o motorista deve realizar uma inspeção no veículo para certificar-se de que os componentes estão em boas condições. Dos pneus aos garfos, passando pela bateria, os níveis de óleo e líquido de arrefecimento, é necessária uma verificação completa.

2. Verifique o bom funcionamento da empilhadeira ao movimentar

É responsabilidade do motorista verificar se a empilhadeira não representa nenhum perigo. Tudo começa com a direção da empilhadeira, bem como a eficiência dos freios dianteiro e traseiro. Os controles hidráulicos utilizados para inclinação e elevação do mastro também devem ser testados. Para a segurança dos funcionários, a buzina deve estar sempre funcional.

3. Garanta visibilidade adequada em todos os momentos

Para sua própria segurança e dos demais funcionários, o operador da empilhadeira deve ter total visibilidade durante todo o seu uso. Consequentemente, ele deve ajustar os espelhos de segurança convexos, os alarmes de ré, som e luz, para sinalizar sua presença aos pedestres próximos. Também é altamente recomendável olhar para longe para detectar o perigo potencial.

4. Identifique as causas do tombamento

Uma empilhadeira pode tombar na frente se a carga for muito pesada ou se o centro de gravidade da carga estiver muito longe do centro de gravidade recomendado. Uma empilhadeira também pode tombar de lado, sendo a velocidade excessiva e um raio de giro muito estreito as duas principais causas. Se ocorrer uma queda, é importante permanecer na empilhadeira o tempo todo

5. Observe algumas orientações de segurança

Muitas diretrizes básicas devem ser respeitadas ao usar uma empilhadeira. Além de saber entrar e sair com segurança, o motorista deve conduzir a empilhadeira a uma velocidade segura e estar pronto para frear a qualquer momento. Durante um procedimento de remoção de mercadorias em um porta pallets, ele deve garantir que não haja um pedestre na zona. Quando ele dirige perto de pedestres, ele deve estar constantemente alerta e ter muito cuidado.

6. Manusear as cargas com cuidado

Quando ele manuseia uma carga, o motorista deve ser paciente e meticuloso. Depois de levantar delicadamente a carga, ele deve ir até o local designado para o empilhamento. Só depois de parar o empilhador é que conseguirá levantar a carga à altura pretendida. O motorista então irá trazer o braço do garfo para a horizontal e abaixar lentamente a carga. Antes de recuperar o garfo e fazer backup da empilhadeira, é importante certificar-se de que o caminho esteja livre. Para carregamentos, também conhecidos como desempilhamento, o procedimento é relativamente o mesmo, mas na ordem inversa.

7. Liberando as estradas

Caminhos obstruídos podem colocar em risco os funcionários e resultar em danos materiais aos equipamentos e empilhadeiras. Consequentemente, a liberação de estradas permite a livre circulação de empilhadeiras e diminui muito os riscos de acidentes.

8. Utilização de paletes em bom estado

Para evitar danos ao empilhador ou ao material, é importante verificar o estado dos paletes usados ​​e evitar utilizar os que estiverem partidos.

O motorista deve estar atento para não passar por cima de porta paletes e paletes defeituosos, pois isso pode causar danos significativos à empilhadeira

9. Levante um passageiro de maneira adequada

A empilhadeira deve obrigatoriamente ser fornecida com plataforma elevatória fixada ao deck emoldurando os garfos. Se a plataforma não tiver controle de elevação, o motorista deve permanecer em sua posição o tempo todo. O trabalhador levantado na plataforma elevatória deve obrigatoriamente usar cinto de segurança e prender-se à plataforma. Para a segurança do trabalhador levantado, a empilhadeira deve permanecer parada o tempo todo.

10. Preste atenção especial às zonas perigosas

Durante um procedimento em uma doca ou ponte de embarque, o motorista da empilhadeira verificará primeiro as condições da ponte, bem como sua carga máxima. Em um declive, os garfos da empilhadeira apontaram para o fundo do declive se estiver vazio e para o topo do declive se estiver carregado. A empilhadeira nunca deve virar quando estiver em um declive.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse