Nice Content News

É fato que o Brasil é recheado de belezas naturais incríveis, com praias de tirar o fôlego, serras e, claro, cachoeiras. Esse espetáculo da natureza é perfeito para quem quer tomar um bom banho relaxante e renovar as energias. E, a boa notícia é que, nosso país abriga as mais incríveis cachoeiras, com uma imensa variedade, desde as fáceis de acessar, até aquelas com recorde de altura, escondidas, etc.

Portanto, se você está interessado em conhecer mais cachoeiras pelo nosso país, continue acompanhando o post de hoje e veja quais são as melhores.

O que este artigo aborda:

Uma cachoeira vista de longe ao meio das árvores
Uma cachoeira vista de longe ao meio das árvores
Pin It

1. Cachoeira Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros, Goiás

A primeira cachoeira de nossa lista não poderia ser outra. Com águas em tons de azul e verde, que deram fama à atração na Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara está localizada em Cavalcante.

Ainda que não seja muito alta, com cerca de 30 metros de altura, o poço que cerca a queda d’água tem uma beleza impressionante, que encanta a todos os visitantes. Em dias de água perfeita, sua transparência chega a comover os amantes de mergulho e fotografia.

A trilha para chegar até ela é bem simples e tem apenas 1500 metros de percurso, sendo possível aproveitar para conhecer a Cachoeira da Capivara e Candaru. 

2. Cachoeira da Velha, Jalapão, Tocantins

A potência das águas que correm por essa cachoeira é realmente incrível, sendo parada obrigatória para quem está no Jalapão. Para quem tem boa disponibilidade de tempo, é possível fazer um passeio para a prática de rafting. Com a maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, ela já é incrível para observar da plataforma de madeira. Mas, é na prática do esporte que você realmente sente a força de suas águas. O ponto alto é a chegada do bote até o véu da cachoeira, passando por detrás da queda e, claro, molhando todo mundo.

3. Cascata do Caracol, Canela, Rio Grande do Sul

Considerada a maior cachoeira do Rio Grande do Sul, a Cascata do Caracol é um dos principais pontos turísticos da região de Gramado e Canela. Localizada no Parque Estadual do Caracol, ela possui 131 metros de altura e está cercada por mata preservada. Ainda que seja um passeio de contemplação, é uma ótima pedida para se conectar com a natureza. Com diversas trilhas para percorrer, você com certeza vai aproveitar ao máximo seu passeio na Serra Gaúcha. 

4. Cachoeira Casca d’Anta, Serra da Canastra, Minas Gerais

Com cerca de 180 metros de queda livre, essa cachoeira está localizada em meio ao verde do Parque Nacional da Serra da Canastra, sendo uma atração imperdível para quem está na região de Capitólio. A entrada pode ser feita pela cidade de São Roque de Minas, possuindo fácil acesso e podendo ser visitada tanto por baixo quanto por cima, com duas opções de trilha. A trilha mais fácil leva até o poço da cachoeira, onde é possível observar a potência das águas do Rio São Francisco. Já a trilha que leva até a parte alta é um pouco mais longa, sendo necessário chegar cedo para percorrer o caminho com calma. 

5. Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina, Bahia

Com aproximadamente 340 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça é envolta por paredões de rocha que criam um cenário incrível em meio à natureza impressionante do Vale do Capão. Considerada uma das maiores do Brasil, o acesso até o alto é feito por 12 km de trilha no total, sendo que os 2 primeiros quilômetros são os mais difíceis. Considerada uma trilha de nível médio, com certeza o esforço vale a pena. Para quem quer explorar a cachoeira por baixo, por outro lado, é necessário pernoitar no camping, visto que a trilha é mais longa. 

6. Cascata Conde d’Eu, Sumidouro, Rio de Janeiro

Considerada a maior queda d’água do Rio de Janeiro, ela possui cerca de 127 metros de altura, com acesso relativamente fácil por uma trilha de apenas 10 minutos. A vista, mesmo de longe, já é incrível e conforme se aproxima, o clima fica ainda mais fresco. Ainda que exista local para banho nos arredores, é importante ficar atento, pois o volume de água costuma ser intenso. 

7. Salto São Francisco, Prudentópolis, Paraná 

Com cerca de 196 metros de altura, essa cachoeira está localizada dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, sendo considerada uma das maiores do Brasil devido à altura e volume d’água. A trilha do mirante, que dá vista para a parte superior é bem sinalizada e possui 1,2 km, sendo a principal. Já a trilha que leva ao poço é mais difícil, levando cerca de 5 horas para subir e descer, além de ser pouco sinalizada e fácil de se perder. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores cachoeiras do Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de pesquisar sobre o local que pretende visitar, pois com um bom planejamento pode aproveitar ainda mais sua viagem. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse