Nice Content News

Quer seja uma pausa na cidade, férias na praia ou uma viagem de mochileiro pela natureza – cada viagem começa com um planejamento. Da viagem à acomodação e à bagagem certa, muitos desafios organizacionais esperam por você. Graças a esse guia de 6 etapas, você acompanhará o que acontecerá no futuro!

O que este artigo aborda:

6 Dicas Para um Bom Planejamento de Viagens
6 Dicas Para um Bom Planejamento de Viagens
Pin It

1 – Selecione um destino

A pergunta mais importante e provavelmente também a mais interessante ao planejar as férias espera por você logo no início: Para onde quero ir? Hoje em dia quase tudo é possível – o mundo está aos seus pés e dificilmente haverá um destino que esteja fora do alcance das pessoas. 

Somente o período em que suas férias são possíveis e, claro, o orçamento podem influenciar o local da viagem. Com um orçamento de viagens apertado, uma viagem para o outro lado do mundo é bastante improvável. 

Além disso, alguns destinos só podem ser alcançados por avião ou navio. Você tem medo de voar? Ou enjoa rapidamente? O que exclui alguns locais de férias desde o início. Uma olhada nas instruções de segurança do Ministério das Relações Exteriores também pode ajudar a restringir uma grande seleção de alguns destinos.

Você também pode escolher entre verão, sol, praia e mar de um lado e frio, neve e gelo do outro. A temporada em que você viaja desempenha um papel, bem como o nível de preços no local. 

O tema das férias também pode influenciar o destino: Para uma caminhada ou férias ativas, você deve escolher um destino que seja abençoado com muita natureza intocada ou uma paisagem montanhosa variada. 

Grandes cidades são adequadas para passeios com vistas panorâmicas e uma boa infraestrutura, as férias de festa também fazem sucesso por lá. E as férias na praia? Lógico, deve levar a destinos quentes à beira-mar! Talvez haja um lugar que sempre esteve na sua lista de desejos? Ou seus amigos elogiaram tanto um local de férias que você finalmente precisa vê-lo? Existem muitas maneiras de obter inspiração e, finalmente, decidir sobre o destino da viagem.

2 – Defina a duração

Você encontrou um destino de sonho para as suas próximas férias? Excelente! Agora você determina a duração da sua estadia. Claro, você deve planejar mais tempo para destinos com um longo tempo de voo e uma viagem elaborada do que para cidades que você pode alcançar em uma hora. Se questione sobre a duração das férias, quanto tempo você sai do trabalho ou – mais uma vez – quanto dinheiro está disponível para você.

Viagem curta ou longa?

Se você já esgotou de longas semanas de trabalho e quer dar uma reiniciada, uma curta viagem de fim de semana é adequada como uma pequena e merecida pausa da vida cotidiana.

Existem belos lugares para se viajar no Brasil e eles estão esperando para serem exploradas por você – por exemplo, aos sábados para fazer compras e festas e aos domingos para passeios clássicos. Há também viagens de bem-estar com amigos, onde o relaxamento em um hotel de bem-estar chique é o foco principal.

Talvez você tenha sorte e possa viajar mais. Afinal, a maioria das férias dura em média vários dias ou semanas; por exemplo, a lua de mel ou as clássicas férias em família com crianças na praia. 

A descoberta de um novo país e de uma cultura estrangeira deve ir além de uma viagem de fim de semana. Claro que é possível viajar por mais de uma ou duas semanas. No entanto, isso requer um planejamento mais extenso.

3 – Defina o orçamento

Você deve planejar seu orçamento, especialmente para viagens de ida para o aeroporto, bem como hospedagem, mas também para alimentação e atividades no local. Mesmo à primeira vista, projetos triviais como um dia na praia podem envolver custos. Portanto, pense nisso enquanto planeja: quantos dias de férias você tem no momento?

Às vezes, faz sentido colocar o orçamento no início do planejamento da viagem, pois isso pode ter um grande impacto no destino e na duração das suas férias. Mas sempre há oportunidades para economizar – e assim talvez chegar ao destino dos sonhos com um orçamento de viagem menos opulento.

4 – Planeje sua jornada

Agora é hora de organizar a jornada. Se o destino estiver em um raio de cerca de 1.000 quilômetros, é possível viajar de carro, ou ônibus, bem como de avião. Depois disso, fica cada vez mais difícil chegar ao destino desejado que não seja de avião.

Você pode decidir reservar a viagem independentemente do alojamento ou combinar os dois aspectos um com o outro. Ordenado por temas de férias, encontrará rapidamente o que procura nas ofertas de “Voo & Hotel”, por exemplo. 

Frequentemente, a transferência do aeroporto de destino para o hotel e de volta também está incluída. Portanto, você pode se recostar e relaxar logo após a reserva – sabendo que a viagem foi feita.

5 – Questões organizacionais para as férias

Assim que o planejamento da viagem é feito, as “pequenas coisas” importantes, que também desempenham um papel importante na organização, são tratadas.

Os papéis

O aspecto mais importante para a viagem são os seus documentos de identificação. Se você estiver no Brasil, não precisa de muito mais que sua carteira de identidade, mas se você estiver planejando em outro país, deve ter um passaporte válido pronto para o destino. Nem todos os países exigem visto de brasileiros, assim evita gastos com visto. 

Mas alguns destinos também exigem visto, como os Estados Unidos ou Canadá, que você deve solicitar em tempo hábil. Certifique-se de que os documentos são válidos por pelo menos seis meses quando estiver de férias.

A mobilidade

A questão de como se locomover no local também deve ser respondida. Se você não quiser explorar tudo a pé, pode alugar uma bicicleta, dependendo do destino. Nas grandes cidades, é aconselhável manter a mobilidade usando o transporte público. 

Se você está planejando uma viagem de ida e volta, você pode escolher entre um carro alugado ou uma viagem de ônibus. Muitos deles podem ser organizados e reservados com antecedência. No que diz respeito ao aluguel de automóveis, deve, acima de tudo, certificar-se de que tem um bom seguro e de ter os contactos indicados em caso de emergência.

Possíveis vacinações

Em alguns países, é necessário ter o certificado de vacinação em mãos – e, se necessário, fazer vacinações especiais com antecedência. É importante que você esteja com o cartão de vacinação internacional em dia, pois se faltar uma sequer, pode ser barrado ao tentar entrar em outro país. 

A segurança

Observe também as possíveis instruções de segurança para alguns países. Alguns sites mostram as instruções dos países, você pode descobrir, por exemplo, quais lugares evitar ou o que procurar nas áreas turísticas. Os alertas meteorológicos também estão disponíveis e o preparam da melhor maneira possível para a situação no destino de férias.

O dinheiro

Obviamente, você deve ter dinheiro suficiente nas férias. A melhor maneira de fazer isso é trocando-o com antecedência ou em uma agência de câmbio autorizada no país de destino. 

No entanto, nem sempre têm de depender de dinheiro: na maioria dos países existe a opção de pagar com cartão de crédito. Mesmo que haja uma pequena taxa, às vezes pode fazer mais sentido confiar no pagamento com cartão, pois a taxa de câmbio costuma ser mais cara.

6 – Arrume a mala adequadamente

A última etapa é fazer as malas. Reserve um tempo extra para esta etapa para que nada falte no caso! Não se certifique apenas de lembrar de coisas essenciais como:

Você também deve preparar um pequeno kit de primeiros socorros que o armará contra as doenças típicas de viagens. Porque nada pode ser mais irritante do que ficar deitado doente nas férias, por causa de uma doença gastrointestinal ou até mesmo de uma gripe.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Luana Lopo

Sou uma baiana completamente apaixonada por viagens. Compartilho nas minhas redes sociais e aqui no blog minhas experiências de viagem ao redor do mundo, incentivando outras pessoas a realizarem a viagem dos sonhos. Compartilho ainda o meu dia a dia e o meu lifestyle.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse