Nice Content News

Você sabe o que é tecnologia sustentável, bem como quais tem sido o seu impacto? Ainda que esse seja um termo um tanto recente, se você gosta de estar bem informado, é essencial que você entenda mais desse mercado. E é exatamente isso que iremos fazer através desse artigo. Gostou? Então não deixe de conferir até o final!

A tecnologia sustentável veio para mudar a maneira como tratamos algumas questões. Ademais, os seus impactos têm sido tão grandes que você deve saber um pouco mais sobre esse assunto. Então, para conferir mais detalhes, é só continuar nessa matéria que iremos falar tudo a respeito. Confira!

O que este artigo aborda:

Tecnologia sustentável: O que é e quais são os seus impactos
Tecnologia sustentável: O que é e quais são os seus impactos
Pin It

O que é a tecnologia sustentável?

Nos últimos tempos, muito tem se falado a respeito das tecnologias sustentáveis. No entanto, o que exatamente é esse conceito e qual a sua relevância para o mundo? Levando em consideração o atual contexto, é essencial que você entenda essas questões.

Pode-se dizer que tecnologia sustentável é uma forma de se preocupar com as gerações futuras. É sabido que, nos dias de hoje, muitas coisas estão afetando de maneira negativa a saúde ambiental. Sendo assim, alguma coisa precisava ser feita para aplacar tais problemas.

E esse é o intuito do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Ou seja, em suma, pode-se dizer que esse tipo de tecnologia é toda aquela que, de alguma forma, ajuda a amenizar os impactos negativos que estão ocorrendo ao nosso meio ambiente.

Atualmente, essa pauta tem sido considerada tão importante que tem sido o carro chefe de várias discussões mundiais. De acordo com algumas previsões, esse é o tipo de mercado que estará cada vez mais presente nas nossas vidas.

Afinal de contas, a tecnologia sustentável em empresas tem sido cada dia mais constante. Portanto, você deve entender melhor sobre esse assunto. Portanto, não deixe de conferir as informações deste nosso artigo.

Qual a importância do desenvolvimento da tecnologia sustentável?

A tecnologia sustentável traz grandes impactos para a nossa sociedade. Além de ser sustentavelmente correto, elas são capazes de otimizar algumas questões. Não é à toa que a tecnologia sustentável na construção civil tem sido cada vez mais presente.

Ou seja, tecnologia e sustentabilidade estão andando juntas, e isso é ótimo para o nosso planeta. É preciso pensar nas gerações futuras, que irão ocupar os espaços que hoje estamos ocupando. Portanto, esse tipo de abordagem é essencial.

Ademais, o impacto da tecnologia na melhoria da saúde é visível. Quanto menos poluímos nosso planeta, melhor será a nossa qualidade de vida. Sendo assim, esses novos conceitos vieram para ficar e, portanto, você deve se manter atual.

6 Exemplos de tecnologia sustentável

Você quer saber como tecnologia pode ajudar o ser humano? Então, é interessante que você conheça alguns exemplos. E é isso que reunimos nos próximos parágrafos. Confira!

Carros elétricos

Esse é o exemplo mais claro sobre esse assunto. Afinal de contas, é inegável notar o quanto os carros elétricos têm diminuído a poluição no meio ambiente. Ademais, as empresas estão cada vez mais investindo nesses tipos de carro.

Como através desses carros não há queima de gasolina ou diesel, isso acaba contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Portanto, esse é um exemplo de como tecnologia e meio ambiente devem andar lado a lado.

Captura de carbono

Ao capturar o carbono emitido de vários meios, isso vai reduzir ainda mais os gases do efeito estufa. Portanto, esse é um outro exemplo de como esse tipo de tecnologia pode ajudar a questão do nosso meio ambiente.

Os fabricantes pegam o carbono capturado e transformam em plásticos, nas indústrias. Ou seja, é uma ótima técnica para produção de plástico, enquanto neutraliza os efeitos negativos dos gases.

Fazendas verticais

Se não há tanto espaço para colocar plantas de forma horizontal, por que não investir em fazendas verticais? Esse tipo de tecnologia sustentável nas empresas, por exemplo, ajudam a economizar energia, além de não desperdiçarem água.

Energia solar

De todos, com certeza esse é o exemplo mais conhecido pelas pessoas. E isso não é por acaso, uma vez que muitas casas e empresas estão investindo nesse tipo de tecnologia sustentável. O melhor é que, a cada ano, a energia solar tem se tornado mais acessível.

Luz LED

Você sabia que as luzes de LED diminuem até 50% das emissões de dióxido de carbono, e tem eficiência energética? É por essa razão que muitas cidades estão trocando as luzes da cidade. Uma lâmpada LED usa menos energia que 25 lâmpadas comuns.

Tratamento de água

Essa é uma tecnologia que ainda está em falta, mas o intuito é que ela esteja mais presente no dia a dia. O seu intuito é de tratar água que vem de vasos sanitários, pias, tanques e máquinas de lavar. Algumas inovações envolvem filtração da membrana, células microbianas etc.

Contudo, os processos que já são utilizados já tornam a água disponível para reuso. Dessa forma, reduz o número de poluentes no processo de filtragem e tratamento.

Conclusão

Como você pôde perceber, as tecnologias sustentáveis possuem um grande impacto para todo o mundo. Portanto, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia deve passar a ser comum, levando em consideração os seus benefícios.

Os impactos obtidos das tecnologias sustentáveis são gigantes. Devemos pensar em como viverão os nossos netos, por exemplo. E, o impacto dessas tecnologias melhoram muitas questões de saúde.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse