segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 11:41:32
Nice Content News

Ainda é um pouco cedo para imaginar como será o dia a dia após a pandemia. Pois, a luta do país é conter o vírus e sua propagação, ao mesmo tempo em que pensa em estratégias para reduzir os prejuízos econômicos e sociais.

Mas não há dúvidas de que, quando a pandemia chegar ao fim, o cenário do país e do mundo não será mais o mesmo. Ficou curioso para saber como será esse pós-pandemia? Continue lendo esse conteúdo!

O que este artigo aborda:

Mudança digital pós-pandemia

Nas tramas de ficção científica, a tecnologia sempre tem uma grande influência no futuro. No mundo real ainda não existe nada como robôs humanoides ou carros que voam, mas é certo que ela tem grande impacto em nossas vidas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia do coronavírus foi um dos maiores desafios que o mundo já enfrentou desde a Segunda Guerra Mundial.

Mundo mais digital? Como será o pós-pandemia

Enquanto velhos processos tornam-se obsoletos, novos hábitos ganham cada vez mais espaço para conduzir a nossa raça rumo a um novo futuro. É possível afirmar que o mundo todo enfrenta um grande desafio junto à revolução da tecnologia.

Devido às novas soluções digitais, tornou-se possível fazer com que alguns fatores do dia a dia funcionem. Isto é, graças à tecnologia muitas empresas continuaram ativas com a ajuda do trabalho remoto.

Muitas pessoas migraram suas interações sociais para seus celulares e mídias sociais. Até mesmo aqueles que se mostraram resistentes em se adequar aos meios digitais se viram obrigados a se adaptarem à nova realidade.

Antes da pandemia surgir, a mudança digital ainda era vista como um conceito um pouco distante. Mas agora estamos mais perto do que nunca de viver uma grande mudança na sociedade e em diversos setores.

No mundo pós-pandemia acredita-se que a mudança digital irá impactar muitos setores em nossa sociedade. Confira logo abaixo um pouco mais sobre o assunto:

A mudança digital se inicia no poder público

A mudança digital gerada pela pandemia achou no setor público um de seus principais lócus de experimentação. Muitos são os exemplos da implementação digital nesse setor.

O Congresso Nacional, por exemplo, instituiu o Sistema de Deliberação Remota (SDR). Isso significa que deputados e senadores votem matérias através de tablets ou celulares.

Enquanto as comissões mistas e temporárias acabaram sendo suspendidas, as fixas viram-se obrigadas a migrar para videoconferências. É um caso similar ao adotado pelo Supremo Tribunal Federal.

As sessões semanais, de forma inédita, começaram a ser feitas pelos ministros em videoconferência que tanto a TV Justiça quanto o canal STF no YouTube transmitem.

Ao passo que a comunicação processual começou a ser feita via eletrônica para órgãos cujo emails foram dados nos autos. 

Digitalização na medicina

Ainda mais em relação ao atendimento à saúde, por meio da telemedicina, que ajuda a tratar pacientes à distância. E o telelaudo, onde é possível que diversos médicos, ao redor do mundo, possam diagnosticar os laudos emitidos de modo digital.

Tidas como essenciais, não há dúvidas de que essas estratégias irão obter ainda mais espaço quando a crise chegar ao fim. Com base em todos os desafios, a hora é ótima para que novas soluções digitais aplicadas ao governo e medicina possam ganhar mais espaço.

Para que assim essas vantagens possam ser experimentadas por níveis maiores de agentes públicos e também pela população.

Mudança digital no setor do trabalho

Um outro setor que sofreu impacto pela pandemia é o mercado de trabalho e emprego. Muitas pessoas temem que os efeitos da crise sejam negativos para o mercado, no pós-pandemia, em especial com relação ao desemprego que está cada vez maior.

Essa crença, porém, faz todo o sentido, já que, de acordo com um relatório publicado pela organização internacional Oxfam, a pandemia pode fazer com que 500 milhões de pessoas ao redor do mundo fiquem mais pobres.

Por outro lado, a pandemia garantiu ainda mais uma mudança no setor de trabalho, que já vinha acontecendo há alguns anos. E há uma série de fatores que impulsionam essa mudança, em específico a revolução industrial.

Trata-se de usar novas tecnologias digitais, que podem fazer com que surjam novas profissões e o desenvolvimento de novas habilidades. Uma das principais mudanças é de que o aprendizado deverá ser parte integral de quaisquer profissões.

Nessa era da tecnologia na qual o mundo caminha, as atualizações estarão em alta. Dessa mesma forma, as novas tendências irão aparecer e os trabalhadores deverão certificar-se de que suas habilidades sempre estejam em consonância.

Daqui para frente, será essencial ações para aprimorar e qualificar ações, como conceitos e upskilling e reskilling. Sendo assim, é crucial que todos possam se adaptar a esse novo cenário, caso contrário, os impactos serão negativos para o país.

Mais empregos

Embora a mudança digital cresça mais e de forma constante, os empregos não ficarão restritos apenas às áreas da tecnologia. Segundo uma pesquisa, há outras áreas que são tidas como “profissões do amanhã”, dos setores:

  • Cuidado às pessoas e saúde;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • “economia verde”;
  • Recursos humanos;
  • Desenvolvimento de produtos.

Nem todas essas áreas dependem apenas de conhecimentos voltados para as áreas digitais. Mas, vale ressaltar que as áreas da engenharia, computação de dados e inteligência artificial também fazem parte dessa lista.

Para que seja possível acompanhar de perto esse movimento, será preciso que os setores públicos, privados e da sociedade civil possam atuar em conjunto. Ainda existe muito o que investir em programas de formação, cursos à distância e também formações práticas.

Porém, o ideal é saber reconhecer essas transformações, que são enormes, e devem gerar grandes mudanças para o mercado de trabalho.

Conclusão

Viu só como a mudança digital já fez e ainda irá fazer uma série de mudanças em vários dos setores? Para o mundo pós-pandemia não há dúvidas de que a tecnologia terá um grande papel.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Compartilhe então com seus amigos.

O conteúdo "Mundo mais digital? Como será o pós-pandemia" foi feito por Diego Augusto e distribuído por Nice Content News na categoria Tecnologia em . Conteúdo atualizado em .

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

O que significa ld no WhatsApp? Veja qual é o significado

O que significa ld no WhatsApp? Veja qual é o significado

Entenda as diferenças entre sistemas ERP e CRM

Entenda as diferenças entre sistemas ERP e CRM

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos

Tecnologia Sustentável: O Que é E Quais São os Seus Impactos

Como saber o IP do celular no Android e iPhone. Passo a passo

Como saber o IP do celular no Android e iPhone. Passo a passo

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

5 dicas para tornar seu site WordPress veloz

Veja Como Desativar a Notificação do WhatsApp Web no Desktop

Veja Como Desativar a Notificação do WhatsApp Web no Desktop