sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 23/09/2022 10:57:37
Nice Content News

Não sei se você sabe, mas o mês de março é o considerado o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, tendo como principal objetivo alertar mulheres e transexuais sobre os sintomas, tipos e tratamentos da doença.

Uma doença que, muitas vezes, se torna silenciosa e com alguns sintomas que podem prejudicar a saúde feminina como um todo.  

Assim como a ansiedade que afeta milhares de mulheres pelo mundo, a endometriose também desregula a menstruação. No caso do transtorno de ansiedade, o estresse atinge a produção hormonal da mulher, regulada pelo hipotálamo.

Em casos de diagnóstico de endometriose, além de ciclo desregulado, a mulher poderá sentir outros sintomas como dores na região da pelve, cansaço e também dificuldades para engravidar.

Dependendo do tipo de endometriose, outros sintomas também podem ser observados. Por isso, neste Mês Amarelo vamos trazer informações sobre os tipos de endometriose, sintomas e principais tratamentos da doença.

Entenda sobre os tipos de endometriose e seus efeitos para a saúde da mulher

O que este artigo aborda:

Confira quais são os tipos de endometriose

De forma geral, a endometriose é uma doença que afeta o sistema reprodutor feminino, agindo de forma inflamatória por causa do surgimento de tecido endometrial em regiões fora do útero, como por exemplo, a bexiga, intestino, ovário e até o umbigo. 

Esse tecido endometrial é encontrado no interior do útero, a qual, em toda menstruação (ciclo menstrual) ele é expelido. Portanto, caracteriza endometriose, quando ele cresce em outras regiões, principalmente na área localizada da pelve feminina.

No Brasil, uma a cada dez mulheres entre as idades de 25 e 35 anos sofrem com a doença e alguns casos ela percorre até a fase da menopausa. Por esse motivo, pode ser considerada uma doença crônica.

Endometriose: seus principais sintomas e diagnóstico

Os efeitos da endometriose vão depender de onde ela está localizada, por isso, em muitos casos de foco da doença não é detectada dor na região pélvica. Mas é preciso fazer acompanhamento para evitar o diagnóstico tardio.

O Março Amarelo da endometriose é sobre isso, a importância da mulher manter um acompanhamento médico, fazendo exames e observando as mudanças do seu corpo para detectar possíveis focos da doença.

Os sintomas como dores durante ou pós menstruação, nas relações sexuais, dor ao evacuar ou urinar e sangramentos são os principais sintomas da endometriose.  

Um dos sintomas de endometriose no intestino, por exemplo, é a diarreia, dificuldades para evacuar e sensação de evacuação incompleta são sintomas perceptíveis da endometriose intestinal.

O diagnóstico da doença começa pela identificação dos sintomas durante os exames de rotina, como o papanicolau (preventivo) e exames específicos para identificação dos focos da endometriose no organismo. 

A ultrassonografia transvaginal e Ressonância Magnética da Pelve são alguns dos exames específicos para detectar a endometriose.

Tratamentos para os efeitos da endometriose

Como se trata de uma doença crônica, os tratamentos para os efeitos da endometriose estão relacionados aos alívios dos sintomas como dores e menstruação desregulada. Por isso, é importante o acompanhamento médico nesses casos.

Muitas vezes, uma intervenção medicamentosa com anticoncepcional impede que os focos da doença se espalhem e para os casos de endometriose mais graves, é indicado a cirurgia.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Saiba tudo sobre a toxoplasmose e como tratar

Saiba tudo sobre a toxoplasmose e como tratar

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Radiação: Como é feita a proteção e blindagem?

Quais os melhores tratamentos para endometriose?

Quais os melhores tratamentos para endometriose?

Tudo sobre residência médica

Tudo sobre residência médica

Confira 8 profissões promissoras na área da saúde

Confira 8 profissões promissoras na área da saúde

O que é o ASO atestado de saúde ocupacional? Entenda tudo

O que é o ASO atestado de saúde ocupacional? Entenda tudo