Nice Content News

Provavelmente você já viu pessoas que possuem o simpático furão como animal de estimação, o furão é um bichinho esperto, inteligente, curioso e muito divertido, e, apesar de ser um pet mais popular nos Estados Unidos este animal vem ganhando espaço nas casas dos brasileiros. Confira neste artigo um pouco mais sobre o furão, o que você precisa fazer para comprar um e como cuidar do mesmo. 

O que este artigo aborda:

Furão: motivos que irão lhe convencer a ter esse animal de estimação
Furão: motivos que irão lhe convencer a ter esse animal de estimação
Pin It

É permitido ter um furão no Brasil?

O furão é um animal exótico, ou seja, ele não nasce no Brasil, para possuir um será necessário que você possua uma documentação especial do Ibama para comprar o animal. 

É muito importante que você se lembre que o furão é um animal que não possui no Brasil, a importação é necessária para que você consiga possuir o pet em sua residência, caso encontre possíveis vendedores de furão no próprio país existem grandes chances de que seja contrabandeado; existem alguns revendedores autorizados do animal em regiões como São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais por exemplo, mas garanta de que o mesmo seguiu com as regras do Ibama e possui toda a documentação necessária. 

Quanto custa um furão filhote?

Como mencionado, o furão não é um animal nativo do Brasil, e, devido a necessidade de sua importação, os valores para adquirir este pet não serão baixos! Com sorte e através da importação você pode encontrar o pet a venda a partir dos R$2000,00, já com revendedores autorizados no país o preço poderá passar dos R$3000,00. 

O Ministério da Agricultura exige que o furão uma vez que importado chegue ao Brasil obrigatoriamente castrado, para que não exista uma possível reprodução em massa do animal em um local fora de seu habitat natural e também com microchips de identificação.

O processo de compra de forma legalizada do animal pode ser um pouco burocrática, por isso é importante que você tome muito cuidado e se certifique de solicitar toda a documentação necessária do animal, garantindo assim que ele não é contrabandeado. 

Como é cuidar de um furão?

Se você deseja adotar um animal de estimação exótico e pequeno, então o furão poderá ser uma de suas principais escolhas. As fêmeas crescem no máximo 35 cm de altura, os machos podem ultrapassar os 40cm, já o peso pode variar entre menos de 1kg até a pouco mais que 2kg. 

Os furões possuem personalidades muito peculiares e podem ser muito diferentes um dos outros, enquanto alguns vão adorar passar um bom tempo dormindo outros podem parecer ter uma energia interminável para gastar durante todo o dia. 

Independente, ao adquirir este pet você com certeza estará contando com uma companhia muito simpática e companheira, que irá prezar pela sua companhia em boa parte do tempo, os furões amam ganhar atenção e se adaptam facilmente com a rotina da casa, não são agressivos, porém podem dar pequenas mordidas durante as brincadeiras. 

Quais os cuidados com um furão?

Como mencionado, os furões possuem personalidades peculiares para cada um deles, sendo assim você terá que se adaptar conforme seu pet se relacionar com você e a residência, porém, ainda assim, existem algumas características em comum e também cuidados que não devem ser ignorados na hora de se possuir um furão. 

Furões são animais muito curiosos

A curiosidade é uma característica presente em todos os furões, você pode possuir um furão que durma pela maior parte do dia, porém, no tempo acordado, ele com certeza será cheio de energia e curioso! A curiosidade poderá levar seu bichinho a situações não muito boas, eles podem roer, tomadas, fios, móveis, acabar entrando nos mais diversos lugares como máquinas de lavar, armários e vasos sanitários. 

Também é bom tomar cuidado com visitas, ao perceber uma nova mochila ou bolsa aberta a curiosidade de seu novo animal de estimação poderá fazer com que ele acabe “roubando” algum objeto e crie uma situação não muito agradável.

Tenha uma gaiola

Este animal adora estar solto e se é recomendado que esteja livre na residência em alguns momentos do dia, o bichinho ama socializar e estar perto das pessoas, porém, como visto acima, podem existir momentos em que o deixar livre não é uma boa ideia devido sua curiosidade e energia. 

Geralmente a gaiola desse animal possui dois andares e são mais espaçosas, permitindo que ele se mova sem grandes problemas, se é recomendado a instalação de uma pequena rede para o descanso do pet e ninhos de toalhas e tecidos.

Esteja sempre de olho

É importante que seu pet tenha momentos soltos em casa, o deixar sempre na gaiola poderá o deixar estressado e resultar em problemas de saúde, porém, lembre-se que o furão é um animal muito ativo, sendo importante que você o deixe solto apenas quando estiver sobre sua supervisão, garantindo que o animal não se machuque, fuja ou acabe se metendo em alguma situação perigosa. 

Adapte à residência

Receber um furão em casa é como se estivéssemos nos preparando para receber uma criança curiosa, nenhuma situação deve ser descartada por mais “inusitada” que ela possa parecer, é importante que adicione telas de proteção nas janelas, evite fios espalhados pela casa, objetos pequenos que o animal possa engolir, etc. Caso seja necessário visite uma loja de telas de proteção em Curitiba ou na sua região mais próxima e adquira uma tela para suas janelas e varanda antes da chegada do animal.

Gaste a energia

Furões são brincalhões e possuem muita energia, e, caso você não proporcione atividades diversas para o pet ele irá gastar essa energia roendo móveis ou se metendo em possíveis situações perigosas; por isso, tenha alguns minutos para interagir com seu bichinho todos os dias, os furões adoram brinquedos como bolas e tubos, podendo entreter e prender a atenção do animal durante bons momentos, comprar uma coleira e sair para passear com seu pet em horários com menos incidência de sol também é uma opção.

Higiene

A saúde desse pet é sensível, e, fazer com que o animal viva em condições sujas poderá fazer com que possíveis doenças a antiga, faça uma faxina de forma regular na gaiola do animal, sempre troque e mantenha seu banheiro limpo, além de uma gaiola limpa o furão é um animal que adora água! Deste modo, não será difícil convencer seu amigo a entrar em uma bacia com água para se limpar, após penteie os pelos do animal e o seque bem. 

O que o furão pode comer?

Existem rações especificas para o furão e elas são a melhor forma de garantir que seu pet possua uma alimentação balanceada. É importante que você consulte seu veterinário e o mesmo poderá indicar uma dieta mais especifica com base na idade, peso e as atividades diárias de seu amigo. Não é recomendado que você o alimente com ração de gato ou cachorro, por mais que o furão possa gostar! Esse animal também costuma beber entre 60 a 300ml de água por dia. 

E aí, gostou das características do furão? Acha que pode ser um bom tutor para esse bichinho curioso? Lembre-se que eles podem possuir temperamentos particulares, fazendo que com que cada um, mesmo sendo da mesma espécie, contenham características diferentes.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse