quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 23:23:20
Nice Content News

Ter um pet com certeza é algo que traz uma dose extra de alegria para a sua casa e família. Sempre tendo oportunidades incríveis para aprender mais sobre convívio e responsabilidade.

Afinal de contas, um cachorro pode facilmente viver mais de 10 ou 12 anos quando bem cuidado. O que mostra que este é um animal que estará presente na sua vida por bastante tempo.

Mas não se engane, você pode encurtar drasticamente este tempo se não souber como cuidar corretamente do seu pet. Sendo que a maioria das ações são relativamente simples, e não exigem mais do que um pouco de concentração e dedicação.

Sendo assim, estamos aqui hoje exatamente para trazer uma série de cuidados básicos que você precisa ter para que seu cão esteja sempre bem.

Vamos conferir?

Cachorro preto com touca de banho

O que este artigo aborda:

Cuidados básicos que você precisa ter para que seu cachorro esteja sempre bem

Aqui estão apenas algumas das várias dicas que podemos trazer sobre cuidados básicos de pet. Em geral, são as mais importantes para quem realmente quer garantir resultados no longo prazo.

Mas é inegável que existem cuidados básicos que podem variar de raça para raça. Desta maneira é imprescindível que você mantenha um contato direto com o seu veterinário de confiança.

1. Comece pensando bem

Cães são animais bastante ativos, e por isso irão querer bastante atenção e carinho durante todo o dia. Antes de escolher um pet do tipo é importante pensar se você realmente tem capacidade de manter este animal com o mínimo de conforto necessário.

Raças grandes podem exigir bastante espaço, por isso é crucial que você saiba escolher muito bem antes de adquirir um. E quem sabe às vezes a melhor escolha é não ter um no momento em que você não está preparado ainda para tamanha responsabilidade.

Ter dinheiro para consultas regulares no veterinário e remédios é algo a se levar em conta também.

2. Consultas regulares no veterinário

Aproveitando o gancho do item anterior, é realmente importante pensar que você precisa deixar um profissional acompanhar e avaliar o seu pet regularmente. Isto pode às vezes exigir exames de rotina, exatamente como nos humanos.

Afinal de contas, os animais não sabem falar português, e assim é comum que muitos deles sintam coisas sem ter como expressar claramente. E algumas doenças podem se manifestar somente quando for tarde demais.

Desta forma, o melhor a ser feito mesmo é se preparar para fazer exames constantemente, algo como uma periodicidade semestral. Mas evite deixar passar muito tempo.

3. Vermifugação

Animais em geral terão muito mais contato com o chão diretamente e também com sujeira. Não é raro ver um cão ou gato que sente um aroma agradável no lixo tentar revirar tudo e comer algo até encontrar o que procura.

Isto sem falar no hábito comum que lamber e cheirar outros pets de uma maneira nada higiênica.

Mesmo tendo um sistema imunológico mais preparado que o nosso para este tipo de coisa, é inegável que eles se tornam animais muito mais susceptíveis a contrair vermes e parasitas.

Eles facilmente conseguem se infestar destes problemas se saírem em espaços não controlados. Por isso é extremamente importante aprender como fazer o processo você mesmo, e dar pelo menos semestralmente uma dose correta de vermífugo.

Outro ponto importante são os parasitas de pele, como por exemplo as pulgas e carrapatos. Eles podem ser um incômodo não só para os pets, já que muitos conseguem se misturar no ambiente.

E ainda podem ser responsáveis pela transmissão de várias doenças perigosas.

4. Treine seu animal 

Hoje existem vários cursos online de adestramento, e também é possível encontrar várias pessoas que prestam de maneira exemplar este tipo de serviço por preços bastante razoáveis.

Ter um conhecimento na área vai ensinar regras que não são tão pesadas para o seu pet, mas que favorecem bastante um convívio com eles de maneira muito mais tranquila.

É claro que este não é um processo do dia para a noite, é necessário bastante treinamento regular durante semanas ou meses. Mas pelo lado positivo você irá antes de mais nada aprender a ter disciplina e paciência com seu pet.

Também é possível dizer que este tipo de atividade conta como um excelente exercício e um bom tempo de convívio para o seu pet. Sendo extremamente agradável e positivo para quem deseja ter um laço de amor mais estreito com seu pet.

5. Cuidado com a dieta

Embora seja bastante tentador alimentar seu cão com qualquer coisa, isto nem de perto é a melhor escolha. Muitos não entendem que seu pet é de fato um ser mais carnívoro do que vegetariano, e suas necessidades são diferentes das nossas.

Por isso, o ideal é sempre alimentar seu pet com as porções indicadas pelo veterinário. Mas o mais importante é também pedir uma indicação de marca ou produto específico, já que cada animal e raça são únicos. Uma determinada ração pode ser forte demais para uns e fraca para outros.

Sem contar que algumas espécies possuem uma predisposição específica para algumas doenças e outras não. Lembre-se, complementar a alimentação com outros elementos pode ser possível, mas tudo deve ser feito com cautela.

Conclusão

Como você pode ver, embora seja bastante fácil implementar a maioria destas medidas, é muito comum que os donos acabem desviando e fazendo algo que não seja saudável para o pet.

Por isso, é importante que você esteja constantemente preparado para agir de maneira racional e sempre com muito amor, cuidado e responsabilidade para deixar seu pet sempre saudável e feliz.

Entretanto, uma outra coisa que pode ser feita é apostar em cursos online com certificado na área. Alguns cursos, como por exemplo o de adestramento, vão ser oferecidos de maneira completamente gratuita.

Isto acaba sendo bastante positivo para quem deseja realmente alcançar bons resultados com a disciplina e tranquilidade do convívio entre o animal e toda a família.

Por último, se ainda houver alguma dúvida sobre cuidados básicos para se ter com seu cachorro, basta entrar em contato conosco, ok?

Até a nossa próxima dica!

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Espaço PET em casa: Como construir um local para seu pet

Espaço PET em casa: Como construir um local para seu pet

Como fazer cama para gato? 10 ideias

Como fazer cama para gato? 10 ideias

Gato sente frio? Saiba como cuidar dos bichanos durante o inverno

Gato sente frio? Saiba como cuidar dos bichanos durante o inverno

Como fazer sublimação em canecas?

Como fazer sublimação em canecas?

Brincadeiras para crianças surdas

Brincadeiras para crianças surdas

O que é endpoint? Entenda em detalhes!

O que é endpoint? Entenda em detalhes!