quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 23:21:34
Nice Content News

A cada dia a internet passa a fazer mais e mais parte da nossa vida. Além de um lugar para estudos e lazer, o ambiente virtual se torna também um excelente espaço para quem quer fazer bons negócios. 

Segundo o relatório Content Trends, maior pesquisa sobre marketing de conteúdo no Brasil, sites de negócios que investem no marketing digital apresentam 1,3 vezes mais visitas do que os que não têm conteúdos planejados e estruturados para isso. 

E, com mais visitas, as chances de conversão para venda aumentam, o que consequentemente elevará os lucros. Por isso, quem quer se destacar não pode ignorar o mundo on-line para conquistar novos clientes.

Segundo dados de pesquisa realizada pela HubSpot – empresa de softwares para marketing e atendimento ao cliente – 54% dos consumidores desejam ver conteúdos de marcas que já consomem, o que torna as estratégias on-line eficazes também para fidelizar esse público.

Mas apenas estar na internet não basta. São tantos conteúdos disponibilizados na rede diariamente e competindo entre si que ter visibilidade nesse meio não é nada simples. 

Agência de SEO

Para começar, é preciso que o site ou página traga conteúdos interessantes, que chamem a atenção do público que se deseja alcançar. É importante saber quem são essas pessoas, seus hábitos e o que buscam para atender a essas necessidades.

Depois, é preciso estar em uma posição interessante para que os clientes sempre tenham a marca em mente na hora de fazer uma compra ou contratação de serviço. 

Afinal, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”, e uma boa agência de SEO pode te ajudar a alcançar essa visibilidade. 

O que este artigo aborda:

O que é SEO?

O Search Engine Optimization – ou otimização de motores de busca – é um conjunto de técnicas que visam gerar um bom posicionamento para seu site dentro dos buscadores, como o Google. 

Você sabia que o ranqueamento não acontece de forma aleatória? Quando fazemos uma pesquisa, as primeiras páginas que aparecem para nós são as mais confiáveis, que têm melhores resultados e informações mais precisas de acordo com o que você precisa. 

Para definir qual página vai estar em cada posição, o Google aciona milhares de mecanismos que têm por base algoritmos específicos para ler e catalogar todos os conteúdos que existem na internet. 

As etapas que descreveremos a seguir ocorrem a todo instante, mas vamos separá-las em três pontos para facilitar o entendimento.

O primeiro passo é chamado de crawling e consiste na varredura de sites em busca de problemas de usabilidade, links mal-intencionados, conteúdo de baixa qualidade, interface ruim, entre outros. 

As informações coletadas são enviadas para a indexação, que cataloga as páginas e as organiza em uma espécie de biblioteca de acordo com o que foi encontrado no crawling. 

Por fim, temos o ranqueamento, que é o que de fato vai definir a posição de um site dentro do buscador. Quanto mais de acordo com os parâmetros definidos pelo mecanismo de pesquisa, melhor o posicionamento, e é por isso que o SEO é tão importante.

Esse conjunto de técnicas trabalha com a forma e com o conteúdo, visando criar um site que seja fácil de ser usado, claro, seguro e facilmente encontrável. 

Com uma página bem arquitetada, você será destaque no Google, recebendo mais visitas, conquistando mais clientes e fechando mais negócios, o que gera lucro e alavanca a marca, além de torná-la referência dentro do campo de atuação.

Só isso já é razão o suficiente para adotar essas práticas em seu negócio, mas vamos te dar mais 4 razões para contratar uma agência de SEO e, assim, crescer no meio virtual e fora dele. Acompanhe! 

1º motivo: Conteúdo persuasivo e de qualidade

Como dissemos, para se destacar na internet é preciso ter um bom conteúdo, que só é feito com conhecimento profundo do que se deseja falar, como, por quais meios e para quem. 

Com essas informações, você consegue ser persuasivo, significativo e trazer novidades para seu público, o que fortalece o vínculo com quem já é cliente e ajuda a conquistar novos.

Ao produzir um conteúdo de qualidade, você também consegue aumentar a sensação de credibilidade de seu negócio. Afinal,  nada melhor do que contratar um serviço ou comprar um produto de um especialista.

Um profissional de SEO vai se atentar a todas essas questões e montar conteúdos com base nelas, sempre buscando ser relevante e inserir palavras-chave que possam atrair mais clicks para seu site, o que conta muito para o ranqueamento.

2º motivo: Estudo de mercado e planejamento

Para elaborar o conteúdo que citamos, a agência de SEO vai primeiro estudar o mercado em que a empresa está inserida e entender suas necessidades, características, problemas e vantagens.

Nessa pesquisa também serão mapeados quais são os principais concorrentes e quais são as estratégias que eles traçam para crescer. 

Com esses dados, é possível traçar estratégias personalizadas de curto, médio e longo prazo, como campanhas, posts, gestão de mídias sociais, estratégias de link building, repaginamento de sites, e muito mais.

3º motivo: Investimento e redução de custos

É claro que a contratação de uma agência de SEO exige alguns custos, mas os benefícios são tantos que todo investimento se paga em uma questão de tempo. 

Segundo estudo do Search Engine Journal, os leads advindos dos mecanismos de busca orgânica reduzem o custo da captação de novos clientes em 61% na comparação com outras formas, como a publicidade paga. 

Assim, é possível cortar gastos e até mesmo investir o dinheiro poupado em melhorias de operação e serviços que farão com que sua empresa cresça ainda mais e chegue a outros patamares.

4º motivo: Credibilidade 

Muito além de prestar um bom serviço ou ter produtos de qualidade, é preciso conquistar a confiança dos clientes para fidelizá-los.

Cada vez mais o consumidor busca por relações com as marcas que vão além do consumo, com transparência e até mesmo humanização do atendimento e de todo processo de compra.

É por isso que ter credibilidade é importante quando falamos de negócios, principalmente no mundo virtual, onde é tão fácil cair em golpes praticados por pessoas mal intencionadas.

Além do cuidado com o que será abordado nos conteúdos, para um bom ranqueamento no SEO é necessário que o site tenha bom funcionamento, boa usabilidade, sem links suspeitos e brechas para invasões e roubo de dados. 

Com isso, sua página só tende a subir no posicionamento, o que também gera mais confiança para os usuários na hora da pesquisa. Afinal, é fato que os primeiros links são sempre os mais clicados. 

Esses clicks, por sua vez, podem ser convertidos em vendas ou fechamento de negócios porque, além de serem mais baratos, os leads de SEO têm taxa média de fechamento de 14,6% contra apenas 1,7% de leads conseguidos em outros canais.

Conclusão

Viu só? São diversas as vantagens que o SEO pode trazer para a sua empresa, como melhoria e consolidação da imagem da marca e até mesmo ganhos financeiros. 

Contar com profissionais capacitados para a boa aplicação dessas técnicas é fundamental para o sucesso das estratégias, que precisam ser sempre atualizadas para atingirem os objetivos propostos.

Que tal aplicar todos esses conhecimentos no seu site? Contate uma agência especializada e comprove tudo que a otimização de motores de busca pode fazer por sua marca!

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

7 principais estratégias de marketing digital

7 principais estratégias de marketing digital

Como trabalhar com marketing digital pelo celular

Como trabalhar com marketing digital pelo celular

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo

Como Vender Online? Confira essas dicas!

Como Vender Online? Confira essas dicas!

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

Objeções no processo de vendas: conheça as principais

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?