sexta-feira, 23 de setembro de 2022 - 23/09/2022 01:35:01
Nice Content News

Está em busca de dicas de como encantar o cliente e proporcionar aquele momento “wow” de surpresa na hora de consumir seu produto, serviço ou atendimento? Então, você está no lugar, ou melhor, no artigo certo.

Esse encantamento é um diferencial no mercado atual e uma demanda da nova geração de consumidores, tanto os Millennials quanto a Geração Z.

E se o cliente pedir, as empresas precisam se esforçar para trazer melhorias. E aqui não se trata de reinventar seu negócio do zero, mas, por exemplo, a forma de atendimento, as ações de marketing, novas parcerias, entre outros.

Um bom atendimento continua sendo visto como uma prioridade e 21% dos consumidores afirmam que pagariam mais por uma experiência diferenciada e com mais qualidade.

Então, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar! Confira as dicas de como encantar o cliente abaixo e inspire-se para melhorar o seu negócio. 

Um cliente respondendo a pesquisa com emoji alegre

O que este artigo aborda:

Como encantar o cliente no primeiro atendimento?

Ao pensar em encantamento, talvez sua cabeça vá para lugares como os parques da Disney, que são um case de sucesso na área de experiência e satisfação do cliente.

A empresa está sempre inovando e incluindo novas atrações que ativam, principalmente, o gatilho emocional dos visitantes. Quem é mais velho é pego pela nostalgia, já os mais novos são encantados pela surpresa do primeiro contato. E, por isso, todos querem voltar.

Essa dinâmica pode ser adaptada para a realidade dos negócios em diversos aspectos, afinal, não se trata da grandiosidade da ação, mas da sua capacidade de ativar a resposta desejada no cliente.

Para alcançar esse objetivo é necessário pensar em alguns detalhes e para te ajudar separamos as seguintes dicas de como encantar o cliente:

  • Saiba tudo sobre o perfil do seu público-alvo;
  • Planeje o processo de venda a partir do cliente;
  • Faça melhorias constantes no atendimento ao cliente;
  • Priorize o sucesso do cliente;
  • Mantenha um serviço de suporte eficiente;
  • Registre o feedback do cliente e responda as reclamações;
  • Apresente seus resultados de desempenho.

1. Saiba tudo sobre o perfil do seu público-alvo

A primeira dica de como encantar o cliente é saber tudo sobre o perfil do público-alvo do negócio. As características demográficas, preferências, necessidades, entre outros detalhes são essenciais para a criação de uma estratégia.

Esses dados também vão ajudar na criação da persona, que é um perfil fictício detalhado do cliente ideal ideal da empresa. A descrição vai reunir os principais pontos da sua personalidade, como se fosse um personagem, e o que ele busca em soluções como a sua.

Dessa forma, dá para planejar a abordagem inicial, já pensando em um diferencial que encanta logo no primeiro impacto e em ações diferenciadas para as outras etapas.

Lembre-se que o cliente precisa reconhecer o valor que sua marca oferece e não apenas receber um impacto inicial, mas não ver a promessa refletida no produto/serviço e no atendimento.

2. Planeje o processo de venda a partir do cliente

Conhecendo o público-alvo e traçando as personas, a próxima dica de como encantar o cliente é planejar o processo de venda a partir das informações sobre o cliente.

Ou seja, o cliente será o centro e vai guiar as definições. Então a equipe responsável pela criação da estratégia, precisa pensar como se tivesse aqueles parâmetros e características.

Uma ferramenta que pode ajudar a obter mais informações são as pesquisas de mercado que podem apontar tendências, fazer análises de concorrência, entre outros detalhes que podem inspirar uma ação de encantamento inovadora. 

Leia também: Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

3. Faça melhorias constantes no atendimento ao cliente

No início do texto destacamos que os clientes estão dispostos a pagar mais por um atendimento de excelência. Então, a terceira dica de como encantar o cliente é fazer melhorias constantes no atendimento ao cliente.

Um bom atendimento é crucial para fechar uma venda e fidelizar um cliente — o objetivo de toda empresa! 

A experiência do cliente inclui cada etapa e ponto de contato que o cliente tem no processo de compra e, por isso, cada interação deve ser valorizada. Se o suporte for realizado por uma empresa terceirizada, é essencial alinhar o que a empresa deseja proporcionar com cada atendimento.

Detalhes como rapidez, qualidade, proatividade, canais integrados e ferramentas de atendimento modernas são detalhes que precisam existir e serem aplicados no trabalho.

Leia também: Omnichannel: o que é e por que adotar essa estratégia? GUIA

4. Priorize o sucesso do cliente

A área de sucesso do cliente (customer success) é aquela que trabalha para se certificar de que o cliente obtenha tudo o que foi prometido na hora da compra.

E não tem como encantar o cliente mais do que proporcionar uma experiência completa e sem nenhum gargalo no caminho. Então, alinhe com a equipe todos os princípios da estratégia de trabalho e mantenha os canais de comunicação disponíveis. 

Vale destacar que o setor de customer success não é o mesmo que a área de suporte. O objetivo é ajudar o cliente a utilizar melhor o produto/serviço, trazendo insights que ampliem sua visão.

5. Mantenha um serviço de suporte eficiente

Claro que a área de suporte ao cliente não poderia ficar fora das dicas de como encantar o cliente, pois o setor também precisa mostrar eficiência.

O principal de um serviço de suporte é a disponibilidade, é frustrante para o cliente procurar atendimento e não conseguir. Por isso, vale a pena ter tanto um call center quanto um chatbot com inteligência artificial ou uma central de autoatendimento. 

Atualmente, a principal tendência é a integração de todos os canais disponíveis para que, independentemente de onde o cliente solicitar o suporte, seu histórico de atendimentos  esteja disponível para os atendentes analisarem. 

6. Registre o feedback do cliente e responda as reclamações

Todas as dicas de como encantar o cliente não serão bem planejadas sem o registro do feedback dos clientes. É importante saber como os consumidores avaliam o seu serviço, produto ou atendimento para poder melhorá-lo.

Por isso, não deixe de responder as avaliações, especialmente as negativas. Quando considerar adequado, entre em contato direto para saber mais detalhes. O mesmo ponto pode ter afetado outros clientes e saber que a empresa se importa aumenta a satisfação dos clientes.

7. Apresente seus resultados de desempenho

E depois de trabalhar em todas essas dicas de como encantar o cliente, vem a coleta dos resultados desse trabalho. Muitos dados são estratégicos e devem ser mantidos em sigilos. Porém, indicadores como o índice de satisfação do cliente, são excelentes estratégias de marketing para atrair clientes.

Saber que tantos por cento dos consumidores estão satisfeitos, com certeza, gera uma curiosidade de conhecer a marca e as suas soluções.

Se por esse gancho, um cliente em potencial encontrar um site com informações completas, redes sociais com um bom conteúdo e detalhes sobre o serviço, as chances de ele ser encantado são grandes. 

Gostou das dicas de como encantar o cliente? Aproveite a inspiração e escolha em qual você vai começar a trabalhar hoje para conquistar seus clientes desde o primeiro atendimento. Bom trabalho!

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Como trabalhar com marketing digital pelo celular

Como trabalhar com marketing digital pelo celular

Tamanho da postagem do blog: quanto você deve escrever?

Tamanho da postagem do blog: quanto você deve escrever?

7 principais estratégias de marketing digital

7 principais estratégias de marketing digital

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?

Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo

Quer saber como fazer um infográfico? Conheça nosso passo a passo