quinta-feira, 22 de setembro de 2022 - 22/09/2022 22:56:13
Nice Content News

Algo que está crescendo muito na comunicação digital nos últimos anos é saber como fazer um infográfico. Pode até parecer um desafio, já que precisa mesclar um design atrativo com um conteúdo de qualidade.

Mas não é isso que muitos pensam e essa é uma tendência mundial no mundo da comunicação. Com um planejamento estratégico eficiente, você vai ser capaz de criar o seu infográfico com qualidade e precisão.

Esse é um dos formatos que mais fazem sucesso entre os usuários. Aliás, 65% das pessoas aprendem mais por meio visual. Assim, se você quer atrair a atenção do seu público, faça um infográfico!

Preparamos este post do Nice Content News para que você aprenda como fazer um infográfico de qualidade. Continue lendo e confira!

O que este artigo aborda:

O que é infográfico?

Infográfico é um meio visual de apresentar dados e informações com um certo grau de complexidade, ajudando o leitor a compreendê-los melhor.

Infográfico

É criado por meio de imagens (gráficos, ilustrações, ícones) e textos. Essa junção estimula os dois lados do cérebro. O lado direito é o responsável por fazer a interpretação de figuras, ao passo que o esquerdo é direcionado para a escrita e lógica.

Essa incitação de ambos os lados, de forma simultânea, otimiza o entendimento do usuário. Ou seja, ele será capaz de absorver com mais velocidade a informação que está sendo transmitida.

Na verdade, vemos infográficos em vários meios de comunicação existentes no nosso cotidiano. No jornal que lemos no café da manhã, nos noticiários, livros e, principalmente, no mundo virtual.

A internet é feita de dados e quando a informação que queremos repassar não é atraente, ou demonstram maior complexidade, infográficos são soluções. Ele consegue informar e atrair a atenção do usuário.

Como fazer um infográfico? Veja nosso passo a passo

Para saber como fazer um infográfico e facilitar a constituição desse material tão importante para a sua estratégia, confira nosso passo a passo.

Estabeleça o tema do material

Normalmente, o infográfico consegue organizar as informações de um determinado assunto. Assim, sua primeira função no processo de como fazer um infográfico é determinar a temática do material. 

Se você ainda não sabe o que abordar, lembre-se: ele precisa ser um conteúdo importante para o seu público. Uma das maneiras de descobrir isso é utilizar as ferramentas de SEO que auxiliam a encontrar as tendências de buscas dos usuários. 

Ou seja, aquelas que fazem parte da persona da sua empresa. Entre essas soluções podemos apontar:

  • Google Keyword Planner;
  • Google Trends.

Colete informações

No segundo passo, imagine que você vai precisar coletar esses dados para distribuí-los no material, certo?

Assim, imagine que você vai criar um infográfico sobre as estratégias de marketing que são mais usadas por negócios que prestam serviços. Você precisará coletar dados sobre:

  • Geração de leads qualificados;
  • Percentual de empresas que usam cada plataforma;
  • Média de ROI em cada ação;
  • Tráfego;
  • Taxa de engajamento dos usuários;
  • Percentual de vendas originadas em cada mídia.

Independentemente do modelo de infográfico que deseja criar, é necessário contar com todas as informações para começar a criar o seu infográfico. Um meio de tornar o material ainda mais único e exclusivo é coletar suas próprias informações

No entanto, fato é que esse é um trabalho que poucas organizações querem ter ou podem fazer. Uma solução é utilizar dados públicos e constituir um compilado de números e informações. Lembrando que é essencial não se esquecer das fontes.

Relacionado: Como fazer uma boa produção de conteúdo?

Desenvolva o layout

No processo de como fazer um infográfico, muitas pessoas têm dificuldades nessa parte. Ou seja, no momento da representação visual.

A primeira coisa a qual você deve ter atenção redobrada é com a organização do fluxo de dados, incluindo o que é mais interessante para seu público logo no cabeçalho.

Após isso, faça a distribuição do conteúdo também em ordem de relevância e prioridade. Você pode utilizar algumas técnicas de distribuição de conteúdo a fim de direcionar a leitura e o olhar de quem estiver acompanhando o infográfico.

Crie um design bonito

O design é a parte estética do seu infográfico. Não cometa o erro de reduzir a importância da sua criação nesse quesito.

É o design que vai incentivar ou não a leitura do seu material. Nesse momento de como fazer um infográfico, alguns pontos são importantes e você deve observá-los:

  • Tenha criatividade ao escolher as fontes usadas para títulos, subtítulos e texto;
  • Caso o infográfico ter informações como porcentagens, coloque em destaque utilizando cores e fontes de tipos e tamanhos diferentes;
  • Em infográficos com bastante texto, faça uma divisão em tópicos e parágrafos curtos.

Além da organização de tudo que estiver presente no infográfico, alguns elementos extras podem ajudar. Isso vai contribuir para um design mais atrativo. Assim, você pode acrescentar formas, cores, ícones e ilustrações para deixar o modelo muito mais visual.

Qual plataforma faz um infográfico?

Existem plataformas que facilitam a criação de infográficos, como o Power Point. Porém, há outras opções mais indicadas, como o Canva.

Aprender como fazer um infográfico no Canva é um modo mais eficaz de tirar sua ideia do papel e colocá-la em prática. Mesmo para quem não é um design profissional. As etapas para isso é:

  • Abra o Canva e faça login ou registre-se para criar uma conta gratuita;
  • Procure pela opção “infográficos”;
  • Pesquise e escolha um dos templates;
  • Comece com a distribuição dos dados utilizando os elementos disponíveis pela ferramenta.

O que colocar em um infográfico?

Agora que você saber como fazer um infográfico, confira essa lista resumida de que tipo de material deve realmente trazer resultados para o seu negócio:

  • Dados importantes para o público;
  • Elementos visuais para ilustrar o que vai abordar;
  • Passo a passo didático do que você deseja apresentar;
  • Fonte legível e com destaque;
  • Cores marcantes;
  • Logomarca ou assinatura da organização que oferece o material.

Conclusão

Viu como não é difícil saber como fazer um infográfico? Não tem segredo, basta querer que você vai conseguir. É claro que há algumas complicações, dependendo do tipo de conteúdo. Mas, no geral, basta soltar a imaginação e pensar sempre na experiência de quem lê!

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

Como fazer uma boa newsletter para o seu público?

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

Como divulgar uma empresa na internet? Passo a passo + dicas

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Produção de conteúdo: aprenda a fazer

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples

Como atrair mais visitantes para o seu site – 5 métodos super simples