quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 23:19:49
Nice Content News

Com toda certeza, um dos bens mais preciosos para as organizações é a reputação.

Afinal, quando uma marca tem posicionamentos coerentes e uma imagem consolidada e de relevância no mercado, consegue não apenas atrair mais clientes, mas ser reconhecida como referência em sua área de atuação. 

Por isso, ter uma agência de assessoria de imprensa empresarial parceira, cujo objetivo é zelar pela boa imagem da marca e fazer com que ela ganhe destaque e visibilidade na mídia, tornou-se nos últimos anos indispensável.

O que este artigo aborda:

O que é uma assessoria de imprensa?

Em linhas gerais, podemos afirmar que a assessoria de imprensa é o ramo da comunicação que está por trás do relacionamento bem sucedido de organizações, marcas e pessoas com a mídia. 

Atualmente, uma das principais atribuições de uma boa assessoria é ser a ponte entre o cliente e seu público, especialmente por meio das redes sociais, criando vínculos e promovendo um relacionamento transparente e de confiança. 

Várias câmeras de reportagem

Embora possa parecer simples, esse trabalho exige muito conhecimento para que o profissional de relações públicas possa fazer um bom direcionamento das informações e conteúdos da marca.

Desse modo, é possível conquistar a chamada mídia espontânea, que consiste na aparição da empresa na mídia por meio de notícias, sem custo algum para organização, e isso só é possível com conteúdos relevantes e com uma excelente reputação. 

Para tanto, a assessoria de imprensa deve cuidar da produção de tais conteúdos, identificando quais acontecimentos, diferenciais e novidades da marca atendida podem interessar tanto aos jornalistas, quanto ao público em geral, valendo a veiculação. 

Assim, uma boa assessoria de imprensa deve ser ágil em identificar essas oportunidades e eficiente na produção de pautas imperdíveis e na elaboração de estratégias de comunicação eficientes. 

Por isso, é preciso se atentar a alguns pontos muito importantes antes de fazer a escolha final de uma empresa para prestar esses serviços. Novamente vale ressaltar: quando falamos de reputação, todo cuidado é pouco!

Confira a seguir algumas dicas da Revista Portal Útil que podem te ajudar nesse processo:

Escolha uma agência antenada às tendências de mercado

Com o advento das redes sociais, as possibilidades de trabalhar a imagem de uma empresa perante os seus públicos, são imensas. As próprias mídias tradicionais, antes apenas imprensas, ganharam suas versões digitais.

Mas podemos ir além com a criação de campanhas com influenciadores digitais, ações diretas de relacionamento com os próprios públicos da empresa, eventos de brand experience, criação de plataformas de marcas e comunidades e por aí vai. 

A assessoria de imprensa digital, não deve mais ser vista como apenas uma agência de relacionamento com jornalistas, mas sim de verdadeira agência de relações públicas apta a criar ações com criatividade e para relacionamento com os diversos públicos das empresas, sejam funcionários, cliente, prospects, investidores, governo e parceiros. 

Por isso, ao escolher uma agência ou profissional de comunicação para fazer a assessoria de imprensa da sua empresa, certifique-se de que haja o domínio e conhecimento de todas as áreas.

Atente-se que esse domínio não se restringe à parte técnica, mas envolve também saber se relacionar e dialogar com diferentes públicos, desde os mais simples usuários aos influenciadores digitais, que podem ser essenciais para estabelecer contato com o público e melhorar a presença da sua marca

Fuja de soluções genéricas!

O profissional de relações públicas tem uma infinidade de ferramentas à disposição para a criação conteúdos e estratégias de comunicação: vídeos institucionais, press releases, conteúdos diversos para diferentes finalidades e criação de eventos e ações que possam fortalecer e aproximar ainda mais os relacionamentos entre a marca e seus públicos. 

Por isso, ao escolher a assessoria de imprensa, é preciso que um plano específico seja traçado para seu negócio, até porque nem sempre o que funciona para um segmento tem resultado quando aplicado a outro. 

Para começar, o assessor precisa fazer um levantamento atual de como está a imagem de sua empresa perante ao público, quais são os objetivos reais a serem atingidos, quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos, etc.

Alinhar as expectativas logo no início é primordial para estratégias bem elaboradas e que façam sentido tanto para o trabalho da assessoria quanto para você e, principalmente, para seus clientes. 

Avalie cases de sucesso

Um bom termômetro para saber se a agência supre as necessidades da marca é avaliar quais empresas foram atendidas anteriormente, quais foram as soluções apresentadas pela assessoria e quais os efeitos das ações propostas. 

Desse modo, é possível ter um vislumbre do que tal assessoria é capaz não apenas de prometer, mas também de colocar em prática. 

Aqui, outro ponto relevante é avaliar o alcance da agência na mídia e qual o relacionamento dela com os veículos de comunicação. Isso pode fazer toda a diferença em termos de visibilidade para sua marca. 

Como foi o atendimento?

Muito mais do que o tamanho da assessoria de imprensa, vale observar o tratamento dado a sua marca desde os primeiros contatos. 

Como pode-se perceber, um bom profissional dessa área da comunicação é atencioso, atento a detalhes e deve ter ótimas habilidades de relacionamento interpessoal para o correto desempenho de sua função. 

Portanto, avalie como a agência se porta nesse quesito. Como são os profissionais? Eles estão abertos a explicar os processos e fazem com que você se sinta confortável durante a conversa? Ouvem suas ideias e sugestões? Respeitam seu conhecimento sobre o nicho de atuação?

Se as respostas forem afirmativas, pode ser um bom lugar para fechar negócio, pois é com o diálogo e a troca de ideias e informações que se constroem as melhores estratégias.

Conclusão

Viu só? Com todas essas dicas você já está preparado para escolher a melhor assessoria de imprensa para seu negócio. Agora é só investir! Com certeza os resultados serão surpreendentes.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

1

Pode ser do seu interesse

5 maneiras de gerenciar suas campanhas de forma mais eficaz

5 maneiras de gerenciar suas campanhas de forma mais eficaz

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

Por que contratar uma agência de SEO? Veja 4 motivos

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!

O que é teste AB? Conceito, aplicação e benefícios!

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Como ganhar dinheiro com copywriting no Brasil em 2022?

Vantagens do marketing digital no seu negócio

Vantagens do marketing digital no seu negócio

Como trabalhar com marketing digital pelo celular

Como trabalhar com marketing digital pelo celular