sábado, 10 de dezembro de 2022 - 10/12/2022 02:05:40
Nice Content News

O mercado de jogos play-to-earn está cada vez mais conhecido, isso por causa, também, do jogo Axie Infinity que popularizou essa nova forma de jogar em que se consegue recompensas reais enquanto joga. O modelo de negócio é um dos mais recentes na indústria de jogos digitais. 

Esse modelo vem crescendo desde 2021, dando oportunidade para as pessoas terem uma forma de obter renda extra. A busca por jogos digitais cresceu consideravelmente devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, e consequentemente, o mercado digital também cresceu. Mas, entenda mais sobre o modelo play-to-earn.

O que este artigo aborda:

O que são jogos play-to-earn

Os play-to-earn são jogos em que o usuário consegue se divertir e ganhar recompensas em criptomoedas. O mecanismo de cada jogo varia, normalmente as recompensas são adquiridas como staking, farming de moedas ou itens NFT. 

Os jogos nesse modelo rodam dentro de blockchains, normalmente utilizam a rede Ethereum. Em jogos como RPG, simuladores, MMO, entre outros, os jogadores colecionam e produzem itens em que a blockchain pode tornar únicos e transferíveis, os famosos tokens não fungíveis (NFT).

Por isso, é comum que esses jogos estejam ligados à blockchain. O play-to-earn, criou uma economia e modelo de negócio onde os jogadores podem adquirir uma renda extra.

Como funcionam os jogos play-to-earn?

Com os jogos play-to-earn existem três formas de conseguir ganhos para ter uma renda extra. Uma forma é o jogador vai conquistar ganhos ao longo da partida, portanto, quanto mais tempo no jogo, maior será a recompensa em cripto. 

Essas remunerações vêm, muitas vezes, como alguma tarefa para ser cumprida, como missão, lutas, entre outras atividades. A recompensa pode ser não ser imediata, tem missões no jogo que podem levar alguns dias até serem concluídas.

Outra forma de conseguir rendimento é por meio dos tokens não fungíveis (NFT), esses itens colecionáveis no jogo têm caráter único e são raros. Por isso, quando alguém se interessa pelo item, ele pode ser vendido por um preço maior, com a valorização do NFT.

Por fim, a outra forma é com staking, em que o jogador recebe recompensas para manter determinado ativo, sem a intenção de vender. 

Entretanto, a forma de como cada jogo play-to-earn funciona é diferente. O Axie Infinity, por exemplo, combina elementos e jogabilidade de jogos tradicionais mais antigos com a tecnologia blockchain e os NFTs

O Axie Infinity possui um modo de aventura, com batalhas PvP e torneios, onde os jogadores devem possuir três personagens para conseguir participar do jogo. E não só nesse jogo, mas em diversos outros os tokens não fungíveis estão presentes. 

3 Jogos play-to-earn

Alguns jogos precisam de um investimento inicial antes de começar a jogar e receber as recompensas, por isso, é importante que você estude mais sobre o jogo antes de começar. Conheça alguns jogos play-to-earn:

Axie Infinity

O Axie Infinity é um dos jogos mais populares de play-to-earn e que representou o mercado quando estava começando. O jogo é do gênero de criação e foi baseado no estilo de Pokémon. 

O jogador consegue batalhar, criar, negociar e procriar para receber rendimentos. Mas, é necessário o investimento de três personagens chamados de Axies antes de começar a jogar. Cada Axies é um token não fungível (NFT), único e raro.

Esse modelo de jogo utiliza a tecnologia da blockchain da rede Ethereum, e tem como base duas criptomoedas, a Smooth Love Potions (SLP) e a Axies Infinity (AXS), que podem ser utilizadas para aumentar os atributos dos personagens, comprar ou criar os Axies, ou serem negociadas por moedas fiduciárias em exchanges.

Decentraland

Esse jogo funciona dentro da blockchain da rede Ethereum, como outros jogos play-to-earn, e os usuários podem comprar terrenos, conhecidos como LAND, o token não fungível (NFT), para construir um universo. 

Decentraland possui sua própria criptomoeda para ser utilizada no jogo e usada como participação de votos importantes de governança, o token MANA, que também pode ser comprado em exchanges de criptomoedas.

The Sandbox

The Sandbox possui o mesmo conceito de Minecraft, onde o jogador pode criar itens do jogo e terrenos virtuais, muito relacionado com o conceito de mundo virtual 3D. Os usuários podem executar missões, desafios, e atividades para receber recompensas em forma de NFT.

Existem diversos outros jogos on-line em blockchain, com uma pesquisa rápida é possível ver a moeda, estilo do jogo, investimento inicial e como receber recompensas enquanto joga. 

Entretanto, é sempre importante pesquisar mais sobre cada jogo antes de começar e dar o aporte inicial. Pelo site CoinMarketCap é possível conferir todas as principais criptomoedas relacionadas ao modelo play-to-earn, e a partir dessas moedas pesquisar mais sobre o jogo. 

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida de como funcionam os jogos play-to-earn, veja o vídeo do canal P2E Crew.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse