quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 23:14:56
Nice Content News

Com a pandemia do COVID-19, as pessoas entenderam a importância de investir em imóveis e com a redução das taxas de juros, a procura por uma imobiliária aumentou significativamente de lá para cá. Entretanto, é fato que a economia mudou e os juros não são mais os mesmos, causando dúvidas em quem tem a intenção de investir em uma casa ou apartamento. Então, justamente por isso, preparamos o post de hoje para te ajudar e explicar se ainda vale a pena investir em imóveis em 2022. 

O que este artigo aborda:

O cenário do mercado imobiliário em 2022

É fato que a Taxa Selic e a baixa histórica foram um grande marco no mercado imobiliário, impulsionando as vendas de imóveis financiados pelos bancos. No entanto, mesmo com a mudança da economia, o ano de 2022 segue sendo bastante positivo para o mercado imobiliário, que na época da pandemia foi um dos poucos que se manteve estável. Inclusive, ainda que os juros estejam mais elevados do que no período anterior, o mercado continua colhendo bons frutos.

De acordo com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), houve um crescimento de 6,2% na comercialização de imóveis no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período em 2021. Além disso, os lançamentos de empreendimentos também aumentaram cerca de 2,2%. Vale ressaltar ainda que os imóveis de médio e alto padrão cresceram cerca de 35,6%, com 10.013 novas unidades. 

Esses são apenas alguns dos dados que mostram que o mercado está em ascensão e continuará crescendo. Inclusive, ainda segundo a ABRAINC, uma pesquisa que aponta o perfil de investidores, mostra que para 43% dos entrevistados, a prioridade é comprar para disponibilizar os imóveis para locação. Uma outra parcela de 38% escolhe investir em imóveis para garantir uma reserva de valor patrimonial, visto que o setor oferece expectativas de valorização e estabilidade. Já os outros 19% buscam a valorização imobiliária e, portanto, compram imóveis com o objetivo de atingir bons lucros em revendas futuras. 

Vale lembrar ainda que a mudança do comportamento do consumidor, em que houve a maior valorização do bem-estar e do imóvel em que mora, também impulsionou o mercado. Inclusive, esse comportamento vem sendo cada vez mais reforçado e a tendência é que continue em evolução. Portanto, o ano de 2022 continua sendo um ótimo período para investir em imóveis. 

Vale a pena investir em imóveis?

Vantagens de investir em imóveis em 2022

Depois de entender um pouco mais sobre o cenário atual do mercado imobiliário, é hora de conhecer melhor as principais vantagens de investir em imóveis em 2022. Confira abaixo:

1. Segurança

Culturalmente os imóveis têm um peso simbólico de segurança no investimento e isso não é à toa. Afinal, esse tipo de ativo é físico e palpável, ajudando na construção de patrimônio do investidor. Mas, além disso, ao contrário de outros ativos, casas e apartamentos tendem a preservar sua valorização mesmo em períodos de crise. 

2. Valorização imobiliária

Ao analisar gráficos do mercado imobiliário, é possível entender como o investimento é sólido e favorável. Isso porque, mesmo com o passar dos anos, a tendência é que os imóveis se valorizem. Obviamente, dependendo da localização e outros fatores, eles podem valorizar mais ou menos e, por isso, nossa recomendação é que você tenha a ajuda de uma imobiliária para ter a melhor orientação. 

3. Cenário favorável

O mercado imobiliário vem sendo destaque na recuperação econômica do Brasil, pois como falamos, mesmo com a alta da taxa Selic neste ano, o total de imóveis vendidos superou o mesmo período em 2021. Portanto, o cenário é bastante favorável para quem pensa em investir, oferecendo uma ótima oportunidade de negócio para aqueles que querem iniciar ou já estão presentes no setor. 

4. Déficit habitacional

Outro ponto importante que devemos lembrar para os investidores do mercado imobiliário é o déficit habitacional de nosso país, sendo um dos fatores que ajudam a dar solidez ao setor. Isso porque, todo mundo precisa de um lugar para morar e, na prática, isso significa que mesmo com momentos de alta e baixa, a demanda por imóveis sempre vai existir. 

5. Portfólio diversificado

Por fim, uma das grandes vantagens de investir em imóveis é a possibilidade de diversificar sua carteira. Afinal, todo investidor sabe que não se pode colocar todos os ovos na mesma cesta. Portanto, você consegue equilibrar seu portfólio com opções mais arriscadas e voláteis, mas sem deixar de lado a segurança e maior estabilidade do mercado imobiliário, que ainda conta com os mais diferentes produtos para investir. 

Conclusão

Então, agora que você sabe quais as vantagens de investir em imóveis em 2022 e como está o cenário atual, entende que realmente vale a pena dar esse próximo passo. Contudo, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária especializada, pois assim irá encontrar o imóvel que mais atende suas necessidades, preferências, perfil de investidor e orçamento, é claro.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida se vale a pena investir em imóveis, veja o vídeo do canal do Gustavo Cerbasi.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

10 Dicas para lidar com marido

10 Dicas para lidar com marido

Onde vender eletrodoméstico usado?

Onde vender eletrodoméstico usado?

O que é ser madrinha de consagração?

O que é ser madrinha de consagração?

Como surgiu a inteligência artificial? Saiba agora!

Como surgiu a inteligência artificial? Saiba agora!

Como acessar Marketplace Facebook? Veja o passo a passo

Como acessar Marketplace Facebook? Veja o passo a passo

Como tratar a ansiedade: saiba quais são as opções

Como tratar a ansiedade: saiba quais são as opções