Nice Content News

Se queremos iniciar com investimentos financeiros, é muito importante ter paciência e não agir por impulsos emocionais. Precisamos controlar nossas emoções e não nos deixar influenciar por aspectos subjetivos ao negociar na bolsa de valores.

A ganância e o medo são os maiores inimigos dos investidores. Se você decidiu vender um título com um lucro de 25%, respeite esse limite porque, caso contrário, o lucro pode diminuir como resultado de correções subsequentes. E o contrário é verdade, se você decidiu chegar a uma perda de 15%, faça-o sem piedade, porque senão é possível registrar uma perda maior.

Abaixo apresentamos 10 dicas de investimentos financeiros para iniciantes que desejam investir.

O que este artigo aborda:

Gráfico de investimentos
Gráfico de investimentos
Pin It

10 dicas de investimentos financeiros para começar

1. Não invista o dinheiro que você precisa imediatamente

Não planeje o que fazer com o dinheiro que você vai ganhar investindo na bolsa de valores, pois ela é imprevisível e não importa quanta experiência você tenha ou quantos sinais de crescimento você notará, a bolsa pode se contradizer e cair.

Não é aconselhável investir dinheiro agendado para eventos importantes, como a escolarização de filhos, intervenções médicas ou outros projetos, pois você pode ter surpresas menos agradáveis.

Recomenda-se investir no mercado de ações as quantias de dinheiro que você pode prescindir por um período de tempo. Diz-se que “esquece” o dinheiro investido. Isso não significa não acompanhar o mercado porque ele fará todo o trabalho para você, mas não incluir esse dinheiro nos planos financeiros para o próximo período.

Além disso, não invista o dinheiro de reserva reservado para situações imprevisíveis, pois pode não ser vantajoso vender sempre que surgir uma emergência!

2. Não invista dinheiro emprestado no mercado de ações

O dinheiro emprestado é remunerado e deve ser reembolsado dentro de um determinado período de tempo.

Se a bolsa não confirmar suas teorias, você terá que trazer dinheiro de casa para cobrir eventuais perdas e reembolsar os valores emprestados. Isso pode levar a um desequilíbrio em seu orçamento por um longo período de tempo e será muito difícil se recuperar financeiramente.

Reembolsar algum dinheiro emprestado, do qual você não se beneficiou devido às baixas, cria muito estresse e você ficará com uma imagem negativa sobre o mercado de ações.

Leia também: Investimento recorrente vale a pena para quem está começando?

3. Os investimentos começam com pequenas quantias

É muito mais confortável do ponto de vista psicológico começar a negociar com pequenas quantias, pois assim as perdas potenciais também podem ser pequenas. Todos os princípios e regras de negociação são os mesmos, não importa quanto você invista, seja você um investidor iniciante ou um portfólio de baixo valor.

É muito mais fácil ganhar experiência com uma conta sem muitos zeros porque assim você fica muito mais relaxado e pode aprender com seus próprios erros.

4. Comece com uma conta demo para criar um portfólio virtual

Isso o ajudará a entender melhor os mecanismos do mercado e a formar seu próprio sistema de informação e análise. Quando você começa a adquirir conhecimento e perceber como funciona o mercado de ações e está satisfeito com os retornos obtidos pela carteira virtual, pode começar a negociar em uma conta real.

Você ainda pode manter a conta demo para testar novas estratégias e fazer alterações em seu portfólio, que você não tem certeza se deseja fazer no mercado real.

Dessa forma, você ganhará confiança em si mesmo e os investimentos financeiros não parecerão mais um campo inacessível. Não custa nada criar uma conta demo, mas você pode ganhar muita experiência.

5. Não invista em instrumentos financeiros complexos no início

Outra dica importante é abordar o mercado do simples ao complexo. Desde os investimentos básicos que você conhece e sabe como funciona e conforme vai adquirindo experiência diversifica sua carteira com instrumentos financeiros cada vez mais variados e complexos.

6. Não economize no preço

Quando você decidir vender ou comprar, aja de acordo com o preço de mercado. Por isso, sempre pesquise como está o ethereum hoje ou qualquer outra moeda que investe. O mercado é dinâmico e está em constante movimento, não importa quais planos você tenha, o mercado tentará contradizê-lo.

Se você é um investidor de longo prazo, pequenas diferenças de preço não devem ser motivo para adiar uma transação. Quanto mais você esperar que os títulos que deseja atingir um determinado preço, mais você corre o risco de diminuir seus ganhos ou, pior ainda, incorrer em perdas maiores.

7. Estabeleça uma estratégia de investimento e siga-a

Depois de identificar a qual categoria de investidores você pertence e qual é sua atitude em relação ao risco, você pode começar a traçar uma estratégia para seus investimentos futuros.

A coisa mais importante sobre a estratégia que você estabeleceu é respeitá-la e não alterá-la com frequência. Se você oscilar entre duas ou mais estratégias, pode não obter os resultados esperados. A disciplina é uma das qualidades mais importantes de um investidor, seja ele iniciante ou avançado.

8. Não invista todo o valor disponível em um único instrumento financeiro

A probabilidade de que todos os instrumentos financeiros em que você investiu diminuam ao mesmo tempo é bastante baixa. Assim, ao alocar recursos financeiros para diferentes destinações, você pode cobrir as possíveis perdas de alguns investimentos através dos ganhos obtidos por outros.

Não importa quão tentador seja um determinado investimento financeiro, não aposte em uma única carta! A diversificação pode fazer a diferença entre um investidor vencedor e aquele que ainda espera que seu investimento se torne lucrativo.

9. Invista a longo prazo

Para que os períodos de declínio tenham tempo de ser recuperados por períodos de recuperação econômica e de longo prazo para obter lucro.

Ao investir no longo prazo, você se beneficiará do poder da composição, o que significa que sua renda será capitalizada e o ajudará a alcançar seus objetivos financeiros mais rapidamente.

10. Invista em ações com uma exchange de confiança

A maioria dos investidores geralmente se sentem sobrecarregados por um oceano de notícias. Leva tempo e energia para encontrar as informações com valor real, levando a decisões comerciais corretas.

Uma exchange, como a KuCoin oferece um feed de informações diversificado e confiável que contém movimentos de preços de tokens, novas listagens, notícias, moedas de tendência, setor, portfólio, tópicos e etc. É possível, inclusive, configurar um robô trader que irá tomar as decisões por você ou aproveitar a estratégia de uma outra pessoa dentro da plataforma.

Pilar importante

Por último, mas não menos importante, ao iniciar seus investimentos financeiros,  você deve estar sempre informado e não investir com base em boatos. Qualquer informação deve ser verificada em várias fontes e o mais confiável possível.

Lembre-se que para se tornar um investidor você deve dedicar tempo a essa atividade e estar ativamente envolvido na tomada de decisões.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse