Nice Content News

O investimento recorrente é uma estratégia que pode auxiliar no aumento do patrimônio financeiro. Para começar de forma correta, porém, é preciso saber como a dinâmica funciona e qual o planejamento necessário para realizá-la.

Quem deseja investir pode optar por um aporte único ou aplicações recorrentes. A primeira opção consiste em aplicar uma quantia e deixá-la render até o final do prazo estabelecido para o resgate. Já na segunda alternativa, o investidor realiza envios frequentes e, assim, soma sempre um novo valor ao total que já está sendo acumulado, gerando mais juros.

As duas estratégias podem ser usadas como opções em renda variável e fixa. Para quem está começando a investir, a recomendação é analisar fatores específicos, como o perfil de quem investe, os recursos disponíveis para a aplicação e as características dos produtos financeiros.

O que este artigo aborda:

Investimento recorrente
Investimento recorrente
Pin It

Como analisar um investimento recorrente?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) orienta que o investidor avalie o interesse, os objetivos, os recursos disponíveis e a tolerância que tem aos riscos das operações. 

Segundo a Anbima, as informações ajudam a entender qual o perfil do investidor e, assim, é possível traçar as melhores estratégias para assegurar a conquista dos seus objetivos.

A disponibilidade financeira é outro fator considerado decisivo na hora de definir uma estratégia de investimento. Além de saber o valor disponível para alocar, é preciso avaliar a possibilidade de realizar aplicações periódicas.

Para evitar perdas financeiras, é aconselhável que o dinheiro aplicado seja mantido até o prazo estabelecido para o resgate. Por isso, o investidor não deve utilizar valores que ultrapassem suas possibilidades atuais.

É fundamental, ainda, observar as características dos investimentos. A orientação é avaliar aspectos como segurança, liquidez e rentabilidade dos produtos financeiros. Também deve ser observada a taxa de corretagem cobrada para cada tipo de operação.

Na renda fixa, o investidor pode optar por títulos públicos do Tesouro Direto, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e as letras de crédito. Já na renda variável, é possível fazer aportes no mercado de ações.

Leia também: Como ganhar dinheiro investindo 5 reais?

Quais as vantagens do investimento recorrente?

Ao investir, a rentabilidade será de acordo com o rendimento dos juros sobre o valor inicial. Quando o investidor realiza aportes recorrentes, a quantia aumenta e a rentabilidade também.

A estratégia pode ser interessante para quem não pode fazer um aporte único de grande valor, mas tem disciplina para poupar e fazer aplicações periódicas sem comprometer o orçamento familiar.

Algumas opções de investimentos permitem programar de forma automática os aportes recorrentes. Nesse caso, o investidor interessado deve buscar informações com a corretora, que tem uma equipe profissional capacitada para tirar dúvidas, orientá-lo a montar uma carteira de investimentos diversificada e auxiliá-lo a escolher a melhor estratégia para conquistar seus objetivos financeiros.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse