Nice Content News

Quer conhecer os benefícios de pedalar bicicleta? Antes de tudo, se você decidiu andar de bicicleta regularmente, saiba que essa é uma das melhores atividades físicas, independentemente do seu objetivo. Seja para finalidades estéticas ou de saúde, as vantagens de pedalar de bike durante 30 minutos por dia só melhoram sua qualidade de vida.

Porém, é comum que ao começar uma atividade física, as pessoas sintam dificuldades de adaptação. Afinal, até aquele momento o corpo estava habituado a uma rotina específica e muito diferente. Sendo assim, não se preocupe se nos primeiros dias das pedaladas você tiver vontade de parar.

Mas quando a bicicleta se torna um hábito, em pouco tempo você ganha mais resistência. Além de aumentar o seu fôlego e sentir ainda mais disposição para percorrer percursos maiores. Então, continue a leitura para conhecer os 5 benefícios de pedalar 30 minutos todos os dias.

O que este artigo aborda:

Homem andando de bicicleta
Homem andando de bicicleta
Pin It

Benefícios de pedalar bicicleta durante 30 minutos diariamente

Primeiramente, pedalar é uma das atividades favoritas de quem está começando a criar uma rotina de exercícios. Uma vez que nada melhor do que sentir a liberdade de estar sobre os pedais, percorrendo novos trajetos e ainda ganhar mais saúde e bem-estar. 

Por isso, confira os próximos tópicos e descubra as 5 principais vantagens de andar de bike por meia hora todos os dias.

Melhora e muito a sua disposição

Em suma, já é comprovado que fazer atividade física aumenta a disposição. Isso porque, quando o corpo está em constante movimento, o organismo produz vários hormônios, beneficiando os órgãos.

Dessa forma, uma pessoa que pedala meia hora todos os dias, possui mais capacidade cardiorrespiratória e muscular.

Ajuda na tonificação dos seus músculos

Além disso, ao criar uma rotina de pedalada, os seus músculos vão se desenvolver melhor. Afinal, nesse exercício, as pernas estão sempre em movimento. Outro ponto positivo é que pedalar diariamente te ajuda a perder gordura, ganhar massa e ter músculos mais saudáveis. Bem como fortalecimento do seu quadril.

Te deixa com o humor melhor

Caso você tenha uma rotina cansativa, ou esteja sempre de mau-humor e sem disposição para nada, é hora de se mexer. Pois essa é a prova de que está faltando endorfina no seu corpo, o hormônio responsável pelo bem-estar. 4

Dessa maneira, ao pedalar regularmente, você auxilia o seu organismo a liberar mais esse hormônio. No que lhe concerne, você aproveitará um dia a dia mais feliz e com mais energia.

Benefícios de pedalar bicicleta: Reduz o colesterol

Mais um ponto importante é que pesquisadores já comprovaram que ao andar de bike você consegue aumentar os níveis de HDL no sangue. Que, no que lhe concerne, consegue tirar o colesterol das artérias e impedir o seu acúmulo.

Bem como, a atividade ainda diminui 50% as taxas de oxidação do LDL. Ou seja, a molécula que leva as partículas do colesterol para as artérias.

Além disso, pedalar diariamente te ajuda a aumentar o metabolismo da gordura consumida através da alimentação. Sendo assim, tanto a sua disposição quanto a sua qualidade de vida são beneficiadas.

Contribui para a qualidade do seu sono

Por fim, ter problemas de insônia é prejudicial para vários aspectos da sua vida. Por exemplo, a insônia aumenta o mau-humor, prejudica o foco no trabalho e provoca desânimo. Então, se você estiver passando por isso, entenda que a pedalada interfere positivamente na qualidade do sono.

Nesse sentido, a atividade aumentará o tempo que você passará dormindo bem.

Benefícios de pedalar bicicleta: Quanto tempo devo pedalar por dia?

Para saber quanto tempo você precisa pedalar por dia, antes é fundamental definir seus objetivos. Isso porque, para cada tipo de necessidade, é recomendável uma quantidade de tempo pedalando. 

Ou seja, continue a leitura para entender o tempo que as suas pedaladas devem ter e ainda quantas calorias você consegue perder ao fazer cada uma das modalidades.

  • Pedalar para lazer: se o seu objetivo é ter uma forma de lazer, pedalar por meia hora te ajudará a perder até 140 calorias.
  • Modalidade de bike leve: nesse caso, pedalar por 1 hora levemente pode te fazer perder 420 calorias.
  • Bike em uma modalidade moderada: no que lhe concerne, ao andar de bicicleta durante 1 hora, você pode perder cerca de 560 calorias.
  • Praticar modalidade avançada: caso você queira utilizar a sua bike com prática esportiva, ao pedalar durante 1 hora dá para gastar até 693 calorias.
  • Mountain bike: por fim, quem faz mountain bike consegue perder até 700 calorias em 1 hora pedalando ininterruptamente.

Viu como são vários os benefícios de pedalar bicicleta?! Além disso, você consegue encontrar bikes no mercado de todos os valores. Por fim, para conseguir economizar ainda mais, uma dica é aproveitar as promoções de Black Friday.

Benefícios de pedalar bicicleta: Quantas calorias perde em 1 hora?

Como já mencionamos, pedalar durante 1 hora moderadamente, pode te ajudar a perder até 560 calorias. Sendo assim, caso o seu objetivo seja emagrecer com a bike, aproveite essas informações para planejar qual é a rotina ideal para você.

Em suma, entenda que independentemente do seu objetivo, manter uma rotina saudável e que respeita os seus limites é fundamental para conquistar o resultado esperado!

Por fim, se você quer saber mais sobre os benefícios de pedalar bicicleta, veja o vídeo do canal Hábitos Saudáveis.

Então, o que achou sobre os benefícios de pedalar bicicleta? Você já anda de bike? Deixe seu comentário.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse