Nice Content News

Quem gosta de cultura pop com toda a certeza já teve algum contato com a Marvel, uma verdadeira gigante do entretenimento, criadora de alguns dos maiores super-heróis de todos os tempos. 

Afinal, quem nunca ouviu falar dos Vingadores ou dos X-Men? Quem não tem um boneco funko ou action figure da Marvel, com um personagem querido enfeitando algum canto da casa? Quem nunca vestiu uma camiseta do Homem de Ferro ou deu boas risadas com o Homem Aranha?

Tudo isso só ajuda a comprovar o quanto a Marvel faz parte do nosso dia a dia e, muitas vezes, até mesmo fora dos quadrinhos e das telas de cinema.

Mas você sabe qual é a história da companhia e como ela se tornou símbolo de bons filmes, personagens marcantes e fãs apaixonados?

Venha descobrir e se encantar ainda mais!

O que este artigo aborda:

Deadpool
Deadpool
Pin It

História da Marvel: como tudo começou?

Muito antes de se tornar a maior editora de histórias em quadrinhos do mundo, a Marvel Comics nem mesmo tinha esse nome. 

Sua fundação ocorreu no começo da década de 1930, pelo editor de revistas norte-americano Martin Goodman, que a batizou como Timely Comics. 

A princípio, a companhia tinha como objetivo a venda de histórias de faroeste, que faziam muito sucesso entre o público e não exigiam grande refinamento estético ou narrativo.

Em seguida, a companhia passou a investir em um novo ramo, o da publicação de quadrinhos originais, resultando na publicação, em 1939, do primeiro quadrinho oficial da Marvel, que trazia os embates entre o super-herói Tocha Humana e o anti-herói Namor. 

No entanto, foi apenas em março de 1941 que surgiria um dos mais importantes e emblemáticos personagens da companhia: o Capitão América. 

A partir daí, a Timely Comics se tornou cada vez mais conhecida, expandindo seus negócios e constantemente conquistando mais fãs e exigindo mais pessoal capacitado para gestão da empresa. 

Com as mudanças na equipe, um auxiliar geral de escritório é denominado por Goodman para ser editor provisório. Esse o jovem era Stanley Martin Lieber, mais conhecido pelos fãs como Stan Lee, o homem responsável pela guinada da Marvel e por alguns de seus personagens mais marcantes. 

No período pós-guerra, a Timely Comics enfrentou algumas dificuldades financeiras importantes, passando a publicar conteúdos dos mais variados gêneros para tentar sobreviver à crise. 

Para isso, foram criadas diversas marcas de revistas dentro da companhia, e algumas das publicações eram assinadas como pertencentes à empresa Marvel, nome que seria adotado formalmente alguns anos depois. 

No entanto, foi apenas na década de 1960 que o gênero de super-heróis passou a ser um grande sucesso entre o público, o que permitiu que a empresa revivesse personagens como o Tocha Humana e criasse outros personagens incríveis, que viriam a formar O Quarteto Fantástico. 

A recepção do público foi tão positiva que a empresa resolveu emplacar outros títulos, como o Homem Aranha, criado por Stan Lee e Steve Dtiko. 

Esse era apenas o início da Marvel como conhecemos (e amamos) atualmente e muita coisa boa ainda estaria por vir.

O que faz com que a Marvel seja um sucesso?

Outras empresas, como a DC Comics, surgiram no mesmo período e também lançaram histórias de heróis que alcançaram o grande público, mas a Marvel sempre se destacou das demais por seu vasto universo, que mescla ficção e problemas reais e até hoje geram identificação. 

Por isso, títulos como X-Men fazem tanto sucesso, por trazerem personagens que têm muito mais do que poderes e cenas de ação para oferecer, levando o leitor a uma profunda reflexão sobre questões do cotidiano como o preconceito, a luta pela aceitação, entre outros temas sensíveis. 

E então, novos heróis foram surgindo, fazendo com que a marca se consolidasse ainda mais no meio do entretenimento.

Nos anos 1980, a empresa decide se expandir para além das páginas das revistas em quadrinhos, adquirindo estúdios de animação e produzindo desenhos que se tornaram muito conhecidos, como Transformers e G.I Joe.

Nas décadas seguintes, as histórias em quadrinhos passaram por um processo de popularização nos Estados Unidos, o que abriu precedentes para o licenciamento de alguns dos principais personagens da marca se tornassem filmes.

Então, em 2002, vemos a chegada do de um dos heróis mais amados às telas de cinema, com o lançamento do filme Homem Aranha, com o lendário ator Tobey Maguire ocupando o posto do papel principal. 

A partir daí, uma sucessão de filmes de super-heróis da companhia foram sendo lançados até que, em 2009, a marca foi comprada por outra gigante: a Walt Disney Company. 

Marvel e Disney: uma receita de sucesso

O que poderia parecer o fim para alguns fãs se tornou apenas o início de uma parceria que viria a se provar altamente frutífera para ambos os lados. 

Após a compra da Marvel pela Disney, o ritmo de produções cinematográficas baseadas nas histórias dos heróis dos quadrinhos aumentou exponencialmente, chegando a quase uma dezena de produções lançadas em 2017, entre filmes e séries. 

E, sem sombra de dúvidas, todo esse processo foi coroado com a superprodução Vingadores: Ultimato, lançada em 2019, que alcançou a incrível marca de US$2.798 bilhões, tornando-se uma das maiores bilheterias de todos os tempos. 

Futuro da Marvel: o que vem por aí?

Essa é uma história incrível, não é mesmo? E a Marvel não para! Dá só uma olhada na lista de lançamentos que a companhia promete para os próximos meses e anos:

  • Pantera Negra: Wakanda Forever (filme) – previsto para novembro de 2022;
  • The Marvels (filme) – previsto para fevereiro de 2023;
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3 (filme) – previsto para maio de 2023
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (filme) – previsto para julho de 2023;
  • Invasão Secreta (série) – sem data definida;
  • Coração de Ferro (série) – sem data definida;
  • Armor Wars (série) – sem data definida;
  • Wakanda (série) – sem data definida.

E aí, ansiosos? Fique de olho nas datas para não perder essas aventuras incríveis e que prometem surpreender a todos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse