quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 23:15:52
Nice Content News

Você já imaginou mudar sua vida profissional com menos de duas horas por dia? A estabilidade financeira é o sonho de todo brasileiro. 

Poder sair do sufoco, pagar suas contas em dia, e ainda ter momentos de lazer com quem ama, é o que move o trabalhador diariamente. 

Mas nem sempre a gente sabe como fazer isso. 

O curso online para desenvolvimento pessoal aparece como uma alternativa acessível para quem sonha em mudar sua vida profissional. 

Você pode fazer isso sem sair de casa, estudando poucas horas por dia. 

Imagem com uma mulher e um celular representando um curso online

Continue lendo e você vai descobrir como um curso online pode ser o caminho para alcançar seus objetivos profissionais. 

O que este artigo aborda:

Os desafios profissionais do mercado de trabalho no Brasil  

Segundo o IBGE, a média anual de desempregados no Brasil em 2021 foi de 13,9 milhões de pessoas. Nos últimos anos o mundo todo passou por uma crise histórica. 

O vírus Covid- 19 provocou uma crise epidemiológica em uma escala mundial e preocupante. 

Além do medo de enfrentar um vírus desconhecido e letal, a incerteza econômica afetou muita gente. 

Países subdesenvolvidos sofrem com o despreparo na gestão econômica e esse é um dos principais motivos das altas taxas de desemprego. No Brasil, vimos inúmeras empresas, grandes e pequenas, recorrendo a demissões em massa para garantir sua estabilidade. 

Dessa forma, a taxa de desemprego alcançou índices preocupantes. A lógica é simples: se a economia vai bem, o mercado de trabalho também vai. Em um momento de crise, a taxa de desemprego aumenta e o mercado de trabalho fica bem mais concorrido. 

O trabalho informal aparece como uma alternativa rápida para o caos do desemprego. Um “bico” daqui, outro “dali”, um novo empreendimento no quintal de casa, e o brasileiro foi se reinventando.

Mas o emprego formal é essencial para melhorar as condições sociais e econômicas do país. Ele sinaliza a saúde de uma economia, e nos últimos anos esse não foi o caso do Brasil. 

São cerca de 2,2 milhões de brasileiros trabalhando sem os direitos das leis trabalhistas, de acordo com pesquisa do IBGE. 

Com todas as mudanças no mercado de trabalho, buscar ser o melhor no que você faz se tornou uma exigência profissional. Para isso, é importante apostar em cursos e especializações para enriquecer o currículo. 

As vantagens do curso online para desenvolvimento pessoal 

O curso online é uma das alternativas para o desenvolvimento pessoal. Uma pesquisa da Catho Educação mostrou que cursos de qualificação profissional podem aumentar a remuneração em até 54%. 

Com a pandemia, a modalidade EAD ganhou mais notoriedade. Foi uma forma de dar continuidade aos estudos mesmo com o isolamento social. Mas já não é mais novidade que nós estamos na era digital.

O curso online ganhou preferência de quem precisa aprender e aplicar o que aprendeu para ganhar dinheiro e melhores colocações do mercado de trabalho. 

As vantagens são muitas: 

  1. Flexibilidade e autonomia nos horários; 
  2. Pode estudar em qualquer lugar geográfico;
  3. Valor da mensalidade mais acessível; 
  4. Economia nos gastos com condução;
  5. Economia de tempo;
  6. Ambientes virtuais que tornam o aprendizado mais dinâmico e divertido;
  7. Tutoria digital e plantão de dúvidas;
  8. Mesma qualidade e validade do curso presencial. 

3 cursos online para qualificação profissional 

O número de cursos online no mercado é imenso. Com o avanço das tecnologias e o boom da era digital, já não é mais exagero dizer que você pode encontrar cursos online para tudo o que precisar. 

Mas nem sempre é fácil escolher o curso certo para seus objetivos profissionais. Na hora de planejar sua qualificação, é preciso conhecer bem os cursos que o mercado oferece. 

Pensando nisso, nós listamos os 5 cursos online que mais fazem sucesso no mercado de trabalho. 

1. Curso de eletricista 

A profissão de eletricista no Brasil tem uma ampla área de atuação. Toda infraestrutura de uma cidade, por exemplo, depende de energia elétrica. 

Por isso, a área elétrica sempre encontra uma demanda muito grande. 

Você pode atuar como eletricista residencial, predial e industrial. Além disso, o mercado autônomo para o eletricista é muito grande. Também é possível complementar sua renda com serviços extras além do fixo. 

Existe uma diversidade de cursos para formação profissional de um eletricista. De cursos básicos para eletricistas iniciantes, a cursos mais específicos e avançados, você pode aprender tudo sobre elétrica sem precisar sair de casa. 

Se você está começando, pode optar por um curso básico de instalações elétricas residenciais. 

Também é importante ficar atento às normas de segurança no trabalho. Por ser uma área de risco, é imprescindível ter cursos complementares de segurança no trabalho. 

O curso NR10 é uma exigência do Ministério do Trabalho para todo profissional que atua em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Além de garantir sua segurança, te ensinando as condições mínimas para um trabalho seguro, ser um profissional com certificado no treinamento NR10 te dá mais oportunidades no mercado de trabalho. 

2. Auxiliar administrativo 

O auxiliar administrativo auxilia na gestão das empresas na logística, financeiro, pessoal e operacional. A vantagem é que a área administrativa é receptiva a profissionais com menor experiência, em comparação a outras áreas. 

Você pode iniciar sua qualificação do zero, optando por cursos básicos, e até um curso técnico de auxiliar administrativo. 

As possibilidades de atuação no mercado são grandes nos setores da economia. 

Toda empresa, de grande ou pequeno porte, precisa de alguém responsável pelas demandas administrativas. 

Além disso, um profissional auxiliar administrativo pode trabalhar em escolas, escritórios, hospitais, indústrias e até em órgãos públicos federais e estaduais. 

3. Cursos de informática 

Cada vez mais a tecnologia vem para somar nos processos organizacionais das empresas. Independente do setor, ter uma noção mínima de informática pode abrir boas oportunidades no mercado de trabalho. 

Você pode começar com cursos básicos como: 

  • Pacote Office;
  • Microsoft Excel e Word; 
  • Autocad (voltado mais para engenharia, arquitetura e design);
  • Photoshop e Web (para áreas de mídia, publicidade e marketing). 

Mas outras áreas da informática apontam um crescimento muito grande no Brasil, com alta demanda de profissionais qualificados. A área de TI, por exemplo, tem ótimas oportunidades de trabalho e remuneração. 

Alguns cursos tem uma ótima aceitação no mercado, além de ótimos salários. São eles: 

  • Programação; 
  • Programação de mobile; 
  • Qualidade de Software; 
  • Segurança da informação; 
  • Inteligência artificial;  
  • Especialista em e-commerce; 
  • Business intelligence; 
  • Administrador de redes;
  • Administrador de banco de dados.

Equipe Nice

A equipe do Nice Content News conta com diversos profissionais competentes e altamente qualificados para trazer o melhor conteúdo para você.

1

Pode ser do seu interesse

Melhores sites de cursos online gratuito para você estudar

Melhores sites de cursos online gratuito para você estudar

Melhores universidades da França para você estudar

Melhores universidades da França para você estudar

Quais certificações tirar em TI para se destacar

Quais certificações tirar em TI para se destacar

Saiba quanto o mercado digital cresceu em São Paulo

Saiba quanto o mercado digital cresceu em São Paulo

Etapas de um projeto arquitetônico para uma casa

Etapas de um projeto arquitetônico para uma casa

8 cuidados ao montar um e-commerce

8 cuidados ao montar um e-commerce